Notícias

Educação promove momentos de escuta e acolhimento aos educadores da Rede Municipal de Ensino

Ações serão realizadas online, nos meses de julho e agosto, pelas equipes dos Núcleos de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem das Diretorias Regionais de Educação

Publicado em: 01/07/2020 15h40 | Atualizado em: 01/10/2021
Imagem apresenta uma tela de um dispositivo móvel com 3 pessoas interagindo e conversando virtualmente.

Nos meses de julho e agosto, as equipes dos Núcleos de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPAs) das Diretorias Regionais de Educação (DREs), promoverão momentos de escuta e espaços de acolhimento online aos educadores da Rede Municipal de Ensino, mediando discussões sobre o impacto da saúde mental dos profissionais no período de pandemia do Covid-19 (Coronavírus).

Será oferecido um conjunto de ações voltadas ao acolhimento, escuta sensível e formas de diálogos aos Diretores, Assistentes de Direção e Coordenadores Pedagógicos, possibilitando o desenvolvimento de práticas colaborativas, que valorizem a participação coletiva de educadores na construção de espaços reflexivos e produtores de saúde mental.

Os encontros acontecerão diariamente e de forma simultânea nas 13 Diretorias Regionais de Educação. As equipes dos Núcleos de Aprendizagem utilizarão diferentes plataformas de comunicação: Microsoft Teams, Google Meets, Facebook e You Tube.

Cada DRE oferecerá em média 3 encontros, buscando atender a Educação Infantil (rede direta e rede parceira), Ensino Fundamental I, II e Médio.

No mês de julho, as equipes dos NAAPAs realizarão mais de 60 encontros voltados para as equipes gestoras, dedicados à compreensão dos sentimentos vividos e, por vezes, não nomeados por esse conjunto de profissionais, que têm atuado na linha de frente, atendendo às necessidades da comunidade escolar.

Em agosto, terá continuidade os processos reflexivos, que já vem acontecendo com todos os educadores da rede, por meio de encontros realizados com equipes que compõem os coletivos das unidades escolares, respeitando a forma única com que cada unidade educacional tem vivido e se afetado pela experiência do isolamento social.

Acolhimento à distância para estudantes – Outra iniciativa ofertada pela Secretaria Municipal da Educação (SME) de São Paulo em parceria com o Instituo Liberta é a criação de um site para atender estudantes adolescentes que queiram dividir suas angústias no período da pandemia, http://naapa.com.br/

Além do bate-papo coletivo com troca de ideias e informações entre os jovens.  O atendimento é personalizado, sendo oferecido pelos educadores que atuam no Núcleo de Apoio e Acompanhamento de segunda a sexta, entre 9h e 19h.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra um estudante da Rede Municipal de Ensino ajoelhado em uma horta, realizando o manejo de uma plantação de couve. A imagem destaca apenas o tronco, os braços e as mãos da estudante, sem exibir o rosto. Vestindo uniforme escolar nas cores branca e azul-marinho, a estudante toca cuidadosamente a terra ao redor das plantas. Ao fundo, outras hortaliças aparecem desfocadas, reforçando o ambiente de cultivo. A cena representa atividades de educação ambiental, agricultura urbana e aprendizagem prática relacionadas ao cuidado com a natureza e à alimentação saudável.

Rolê Agroecológico terá nova edição na Rede Municipal 

Publicado em: 07/08/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da fachado do Centro de Educação Infantil Heloisa Luck.

Região oeste de SP ganha duas novas unidades educacionais para ampliar o atendimento na Educação Infantil

Publicado em: 06/08/2026 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Fotografia de uma menina segurando para o celular e apontado para sua tela.

Resultados do Ideb já estão disponíveis para consulta

Publicado em: 06/08/2026 4h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia ilustrativa mostra mãos de diferentes pessoas unidas ao redor de uma muda de planta com folhas verdes, sustentada sobre um pequeno montículo de terra. A cena simboliza cooperação, cuidado com o meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Ao fundo, a vegetação aparece desfocada, reforçando o contexto natural. No canto superior direito, está a identidade visual da Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com logotipo em tons de verde composto por uma figura humana estilizada envolvida por setas circulares, acompanhada da inscrição Educação Ambiental – Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Seminário de Educação Ambiental reúne educadores em São Paulo

Publicado em: 06/08/2026 3h54 - em Educação Ambiental

Pessoa servindo uma refeição em um refeitório escolar entrega um prato com arroz, feijão, salada, legumes e proteínas a um estudante. Em primeiro plano, aparecem cubas de alimentos aquecidos e, ao fundo, o ambiente da cozinha escolar desfocado.
«1 2 3 1.684