Notícias

Educação e Cidadania

Curso será oferecido aos profissionais de educação das DREs Ipiranga, Itaquera, Penha e Santo Amaro

Publicado em: 02/06/2016 16h21 | Atualizado em: 04/12/2020

curso_educa_cidadania_740_x_430.jpg

Em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação oferece o curso Educação e Cidadania. O objetivo é abordar a importância do espaço escolar como espaço de formação do cidadão participativo, bem como a relevância do papel dos educadores na promoção do exercício democrático de participação.

Nesta terceira edição, o curso será oferecido às Diretorias Regionais de Ipiranga, Itaquera, Penha e Santo Amaro. São 100 vagas por DRE, destinada aos profissionais de educação. As inscrições devem ser realizadas por este link. Havendo vagas remanescentes, serão abertas as inscrições para demais regiões.

O curso Educação e Cidadania será composto de 6 encontros, dois deles na Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, 100. Bela Vista, São Paulo/SP). Ao final do encontro, o participante deverá apresentar um plano de trabalho que apresente uma proposta de ação na Unidade Educacional com vistas à formação do cidadão participativo. Confira a programação do curso.

  1. O que é ser cidadão, hoje, em nosso país, com a professora doutora Maria Victória Benevides (FE-USP).
  2. Educação para a Cidadania: estamos preparando nossas crianças e jovens para serem cidadãos?, com a professora doutora Selma Rocha (Conselheira Municipal de Educação de São Paulo)
  3. A gestão escolar e a participação nos processos de tomada de decisão: relações de poder na escola, com a professora doutora Magali Aparecida Silvestre (UNIFESP/Guarulhos), em 22 e 23 de abril, e com a professora doutora Lisete Arelaro (FE-USP), em 27 e 28 de abril.
  4. O Conselho de Escola, a Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil como espaços de exercício de cidadania participativa, com o professor mestre Eliseu Muniz (Rede Municipal de Ensino de Campinas).
  5. História da Câmara Municipal e visita ao plenário de votação, com o professor doutor Ubirajara de Farias Prestes Filho.
  6. Exercícios de Cidadania Participativa e Poder Legislativo de nossa cidade, com Consultoria Técnica Legislativa, Secretaria Geral Parlamentar e Assessoria da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo.

Para mais informações, acesse o Comunicado Nº 442, de 24 de março de 2015.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra a visão aérea do CEMEI Professor Dalmo De Abreu Dallari.
Estante de livros.

SME divulga nome dos autores selecionados para Antologia de Contos e Antologia Poética 

Publicado em: 28/02/2024 1h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1 2 3 1.427