Notícias

Educação e Cidadania

Curso será oferecido aos profissionais de educação das DREs Ipiranga, Itaquera, Penha e Santo Amaro

Publicado em: 02/06/2016 16h21 | Atualizado em: 04/12/2020

curso_educa_cidadania_740_x_430.jpg

Em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação oferece o curso Educação e Cidadania. O objetivo é abordar a importância do espaço escolar como espaço de formação do cidadão participativo, bem como a relevância do papel dos educadores na promoção do exercício democrático de participação.

Nesta terceira edição, o curso será oferecido às Diretorias Regionais de Ipiranga, Itaquera, Penha e Santo Amaro. São 100 vagas por DRE, destinada aos profissionais de educação. As inscrições devem ser realizadas por este link. Havendo vagas remanescentes, serão abertas as inscrições para demais regiões.

O curso Educação e Cidadania será composto de 6 encontros, dois deles na Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, 100. Bela Vista, São Paulo/SP). Ao final do encontro, o participante deverá apresentar um plano de trabalho que apresente uma proposta de ação na Unidade Educacional com vistas à formação do cidadão participativo. Confira a programação do curso.

  1. O que é ser cidadão, hoje, em nosso país, com a professora doutora Maria Victória Benevides (FE-USP).
  2. Educação para a Cidadania: estamos preparando nossas crianças e jovens para serem cidadãos?, com a professora doutora Selma Rocha (Conselheira Municipal de Educação de São Paulo)
  3. A gestão escolar e a participação nos processos de tomada de decisão: relações de poder na escola, com a professora doutora Magali Aparecida Silvestre (UNIFESP/Guarulhos), em 22 e 23 de abril, e com a professora doutora Lisete Arelaro (FE-USP), em 27 e 28 de abril.
  4. O Conselho de Escola, a Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil como espaços de exercício de cidadania participativa, com o professor mestre Eliseu Muniz (Rede Municipal de Ensino de Campinas).
  5. História da Câmara Municipal e visita ao plenário de votação, com o professor doutor Ubirajara de Farias Prestes Filho.
  6. Exercícios de Cidadania Participativa e Poder Legislativo de nossa cidade, com Consultoria Técnica Legislativa, Secretaria Geral Parlamentar e Assessoria da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo.

Para mais informações, acesse o Comunicado Nº 442, de 24 de março de 2015.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ilustração de uma jovem negra que é personagem da Revista Jovenilda e sua turma
fotos dos itens que compõe o uniforme das escolas da prefeitura de São Paulo
Fachada de uma Escola Tecnica Estadual - Etec

Aluno da EMEF Coelho Neto conquista primeiro lugar em curso da ETEC São Mateus

Publicado em: 27/01/2023 11h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de crianças da Emebs Lucie Bray fazendo pintura em plástico transparente. Uma professora os auxilia
fotografia de auditório com aReunião De Planejamento

SME promove Organização Pedagógica de 2023

Publicado em: 24/01/2023 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.310