Notícias
Educação e Cidadania
Curso será oferecido aos profissionais de educação das DREs Ipiranga, Itaquera, Penha e Santo Amaro
Publicado em: 02/06/2016 16h21 | Atualizado em: 04/12/2020Em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação oferece o curso Educação e Cidadania. O objetivo é abordar a importância do espaço escolar como espaço de formação do cidadão participativo, bem como a relevância do papel dos educadores na promoção do exercício democrático de participação.
Nesta terceira edição, o curso será oferecido às Diretorias Regionais de Ipiranga, Itaquera, Penha e Santo Amaro. São 100 vagas por DRE, destinada aos profissionais de educação. As inscrições devem ser realizadas por este link. Havendo vagas remanescentes, serão abertas as inscrições para demais regiões.
O curso Educação e Cidadania será composto de 6 encontros, dois deles na Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, 100. Bela Vista, São Paulo/SP). Ao final do encontro, o participante deverá apresentar um plano de trabalho que apresente uma proposta de ação na Unidade Educacional com vistas à formação do cidadão participativo. Confira a programação do curso.
- O que é ser cidadão, hoje, em nosso país, com a professora doutora Maria Victória Benevides (FE-USP).
- Educação para a Cidadania: estamos preparando nossas crianças e jovens para serem cidadãos?, com a professora doutora Selma Rocha (Conselheira Municipal de Educação de São Paulo)
- A gestão escolar e a participação nos processos de tomada de decisão: relações de poder na escola, com a professora doutora Magali Aparecida Silvestre (UNIFESP/Guarulhos), em 22 e 23 de abril, e com a professora doutora Lisete Arelaro (FE-USP), em 27 e 28 de abril.
- O Conselho de Escola, a Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil como espaços de exercício de cidadania participativa, com o professor mestre Eliseu Muniz (Rede Municipal de Ensino de Campinas).
- História da Câmara Municipal e visita ao plenário de votação, com o professor doutor Ubirajara de Farias Prestes Filho.
- Exercícios de Cidadania Participativa e Poder Legislativo de nossa cidade, com Consultoria Técnica Legislativa, Secretaria Geral Parlamentar e Assessoria da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo.
Para mais informações, acesse o Comunicado Nº 442, de 24 de março de 2015.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
CODAE lança formulário para conceder o Selo CEI Amigo do Peito 2023
Secretaria Municipal de Educação
Rede UniCEU abre processo seletivo para coordenador de polo
Secretaria Municipal de Educação
Nota à Folha de S.Paulo
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
EMEF Laerte Ramos de Carvalho promove exposição de trabalhos sobre causas sociais
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 4,8 mil professores fazem prova prática do concurso público na Rede Municipal de SP a partir desta sexta
Diretoria Regional de Educação Guaianases
DRE Guaianases realiza o "Scratch Day" nesta sexta-feira
Relacionadas

CODAE lança formulário para conceder o Selo CEI Amigo do Peito 2023
Publicado em: 29/05/2023 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Rede UniCEU abre processo seletivo para coordenador de polo
Publicado em: 26/05/2023 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Nota à Folha de S.Paulo
Publicado em: 26/05/2023 6h07 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF Laerte Ramos de Carvalho promove exposição de trabalhos sobre causas sociais
Publicado em: 26/05/2023 4h00 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Mais de 4,8 mil professores fazem prova prática do concurso público na Rede Municipal de SP a partir desta sexta
Publicado em: 26/05/2023 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação