Notícias

DRE São Miguel realizou o encerramento dos encontros formativos da Educação Infantil

Evento aconteceu no CEU Vila Curuçá e contou com a participação de coordenadores pedagógicos, supervisores e equipe da DIPED - Educação Infantil

Publicado em: 08/11/2022 12h23 | Atualizado em: 07/03/2023
foto de uma mulher palestrando, ao fundo um grande telão

A Divisão Pedagógica (DIPED – Educação Infantil), da DRE São Miguel, realizou o encerramento dos encontros formativos gerais com o tema “Saberes e Fazeres da Gestão Pedagógica na Educação Infantil articulados ao Projeto Político Pedagógico”, no dia 3 de novembro, no auditório do CEU Vila Curuçá.

O evento foi a conclusão dos estudos coletivos realizados ao longo do ano com os Coordenadores Pedagógicos das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino com o objetivo de proporcionar momentos reflexivos sobre as ações cotidianas que precisam estar visibilizadas no Projeto Político Pedagógico das escolas.

foto de pessoas compondo uma mesa de palestra

Estiveram presentes a Coordenadora do Projeto Experiências que Alimentam II do “Centro de Recuperação e Educação Nutricional” (CREN), situada em São Miguel, Elizabeth  Feffermann, e a sua equipe que atua com  formações sobre alimentação junto aos profissionais e familiares das Unidades participantes nesse projeto.

O acolhimento foi realizado pela equipe da Academia Estudantil de letras (AEL) Hilda Hilst, da EMEF Dom Paulo Rolim Loureiro, com o tema: Navio Negreiros.

A Coordenadora Pedagógica  Maria Claudia, da EMEI Capitão Alberto Mendes Junior,  foi a mestre de cerimônia representando os coordenadores pedagógicos e fazendo as articulações entre as temáticas apresentadas pelas gestoras das escolas. Veja, abaixo os relatos de práticas compartilhados:

CEI Itajuíbe

“Processos reflexivos transformando os olhares para as infâncias em nosso fazer pedagógico pedagógico”.

Coordenadora Pedagógica: Miriam de Jesus dos Santos

CEI Vereador Higino Pellegrini

“Costuras entre a Formação e a Prática: aproximações teóricas e práticas da equipe do CEI Ver. Higino Pellegrini”.

Coordenadora Pedagógica: Daniele R. Morandi

Assistente de Direção: Priscila M. Yamamoto

CEMEI São Miguel

“Coparticipação em ação: a construção do diálogo e de um PPP que atue como um fio condutor no alinhamento de práticas educativas frente ao desafio de um novo CEMEI”.

Coordenadora Pedagógica: Aline Guimarães

Diretora: Ísis Nascimento

EMEI Graciliano Ramos

“A historicização do PPP: em busca da marca indenitária de uma escola da infância”.

Coordenadora Pedagógica: Alessandra Barreto Passos

Supervisão Escolar – Frente Educação Infantil

“O papel da supervisão escolar no acompanhamento da gestão pedagógica de uma escola da infância”.

Supervisoras escolares: Daiane Nascimento, Fabiana Salturato e Joyce Lima.

Os relatos foram mediados pela diretora da equipe da DIPED, Alessandra Ribeiro Teixeira Franciscone. O evento foi organizado pelas formadoras da Diped Educação Infantil: “Ana Paula Dias”, Maria Aparecida de Souza Santos, Debora Cristina Bevilacqua Ollandin Neves e Roberta Pereira de Lima Diniz.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

fotografia de reunião Representantes da SME e da CGM alinham ações para a LGPD e governança de dados

SME e CGM alinham ações para a LGPD e governança de dados

Publicado em: 10/06/2025 6h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes no palco durante concerto com Orquestra Sinfônica Brasileira na Sala São Paulo.

Estudantes participam de concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira

Publicado em: 09/06/2025 6h11 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem com dois livros. Na esquerda está escrito

Estudantes participam de lançamento de livros na Câmara Municipal

Publicado em: 09/06/2025 4h10 - em Academia Estudantil de Letras

A imagem mostra uma reunião em uma sala bem iluminada, sendo o início do Programa Aprimorando Saberes. Seis pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular. Os participantes estão atentos alguns com papéis e canetas, outros com celulares.

SME dá início ao Programa Aprimorando Saberes

Publicado em: 09/06/2025 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 18 19 20 21 22 1.544