Notícias

DRE Itaquera realiza formação de Educação Infantil

Foi exibido o documentário “O começo da vida” e debatido o tema retratado entre os educadores e especialistas presentes.

Publicado em: 06/10/2016 10h45 | Atualizado em: 30/11/2020

comeco_vida_itaquera_740_x_430.jpg

Nos dias 13 e 20 de Setembro, no Centro Educacional Unificado (CEU) Aricanduva, ocorreu uma formação dos professores de Educação Infantil das redes direta, indireta e conveniada da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, na qual estiveram presentes 750 educadores.

Os educadores assistiram ao documentário “O Começo da Vida” e em seguida foram realizadas mesas de debates com as participações da diretora da Diretoria Pedagógica (DIPED) da DRE Itaquera, Monica Maria Chaves, da representante da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME), Juliana Manso Presto e da responsável pela área técnica do Programa São Paulo Carinhosa, Dra. Athene Maria.

Segundo Ana Aparecida Amato, Assistente Técnica Educacional da DRE Itaquera, “as imagens, depoimentos, informações dos especialistas possibilitaram uma reflexão sobre a infância. Trouxeram a importância do brincar como um objetivo por si só e o que representa o trabalho com as crianças. O tempo que os bebês precisam para descobrirem sua própria existência. O quanto a criança avança nas suas descobertas, quando subverte os objetos em brinquedos, através de sua criação, invenção, imaginação e formulação de hipóteses”.

O documentário possui como tema principal o desenvolvimento infantil desde o nascimento dos bebês, a importância da família, a relações no desenvolvimento das crianças e do investimento na infância em qualquer sociedade.

Ainda de acordo com Ana, “O papel do Educador em construir contextos interessantes para que as crianças possam se desenvolver na sua totalidade. A empatia que a criança tem, para ela tudo tem vida, tudo tem alma. Cada criança pertence à humanidade inteira e como a pobreza nega às crianças os seus direitos. O investimento na infância significa mudarmos o começo da história para que assim possamos mudar a história toda”.

Após término da mesa de debates, foi aberto o microfone para que os educadores colocassem seus relatos e também tirassem possíveis dúvidas quanto o que foi discutido em toda a reunião.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

banner de divulgação do Premio Paulo Freire - Qualidade no Ensino Municipal 2022

São divulgados os 12 projetos vencedores do Prêmio Paulo Freire 2022

Publicado em: 19/08/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Cei Amigo Do Peito (1)

SME reconhece unidades educacionais que incentivam aleitamento materno 

Publicado em: 18/08/2022 12h48 - em CEI Amigo do Peito

Fotografia de uma sala de aula com mesas e cadeiras. Duas mulheres em pé, uma escreve no cartaz sobre a mesa e a outra lê um cartaz diferente que também está sobre a mesa. No quadrante inferior direito, um cartaz escrito 'Quais possíveis causas favorecem a ocorrência do caso?'.

SME e Instituto Vladimir Herzog desenvolvem projeto sobre acolhimento e saúde emocional na DRE Guaianases 

Publicado em: 18/08/2022 12h07 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Whatsapp Image 2022 08 17 At 10.08.12

Cursos de idiomas nos CELPs começaram nesta terça-feira

Publicado em: 17/08/2022 4h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Reajuste (6)
1 220 221 222 223 224 1.492