Notícias

DRE Itaquera realiza formação de Educação Infantil

Foi exibido o documentário “O começo da vida” e debatido o tema retratado entre os educadores e especialistas presentes.

Publicado em: 06/10/2016 10h45 | Atualizado em: 30/11/2020

comeco_vida_itaquera_740_x_430.jpg

Nos dias 13 e 20 de Setembro, no Centro Educacional Unificado (CEU) Aricanduva, ocorreu uma formação dos professores de Educação Infantil das redes direta, indireta e conveniada da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, na qual estiveram presentes 750 educadores.

Os educadores assistiram ao documentário “O Começo da Vida” e em seguida foram realizadas mesas de debates com as participações da diretora da Diretoria Pedagógica (DIPED) da DRE Itaquera, Monica Maria Chaves, da representante da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME), Juliana Manso Presto e da responsável pela área técnica do Programa São Paulo Carinhosa, Dra. Athene Maria.

Segundo Ana Aparecida Amato, Assistente Técnica Educacional da DRE Itaquera, “as imagens, depoimentos, informações dos especialistas possibilitaram uma reflexão sobre a infância. Trouxeram a importância do brincar como um objetivo por si só e o que representa o trabalho com as crianças. O tempo que os bebês precisam para descobrirem sua própria existência. O quanto a criança avança nas suas descobertas, quando subverte os objetos em brinquedos, através de sua criação, invenção, imaginação e formulação de hipóteses”.

O documentário possui como tema principal o desenvolvimento infantil desde o nascimento dos bebês, a importância da família, a relações no desenvolvimento das crianças e do investimento na infância em qualquer sociedade.

Ainda de acordo com Ana, “O papel do Educador em construir contextos interessantes para que as crianças possam se desenvolver na sua totalidade. A empatia que a criança tem, para ela tudo tem vida, tudo tem alma. Cada criança pertence à humanidade inteira e como a pobreza nega às crianças os seus direitos. O investimento na infância significa mudarmos o começo da história para que assim possamos mudar a história toda”.

Após término da mesa de debates, foi aberto o microfone para que os educadores colocassem seus relatos e também tirassem possíveis dúvidas quanto o que foi discutido em toda a reunião.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 1.428