Notícias

DRE Itaquera realiza formação de Educação Infantil

Foi exibido o documentário “O começo da vida” e debatido o tema retratado entre os educadores e especialistas presentes.

Publicado em: 06/10/2016 10h45 | Atualizado em: 30/11/2020

comeco_vida_itaquera_740_x_430.jpg

Nos dias 13 e 20 de Setembro, no Centro Educacional Unificado (CEU) Aricanduva, ocorreu uma formação dos professores de Educação Infantil das redes direta, indireta e conveniada da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, na qual estiveram presentes 750 educadores.

Os educadores assistiram ao documentário “O Começo da Vida” e em seguida foram realizadas mesas de debates com as participações da diretora da Diretoria Pedagógica (DIPED) da DRE Itaquera, Monica Maria Chaves, da representante da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME), Juliana Manso Presto e da responsável pela área técnica do Programa São Paulo Carinhosa, Dra. Athene Maria.

Segundo Ana Aparecida Amato, Assistente Técnica Educacional da DRE Itaquera, “as imagens, depoimentos, informações dos especialistas possibilitaram uma reflexão sobre a infância. Trouxeram a importância do brincar como um objetivo por si só e o que representa o trabalho com as crianças. O tempo que os bebês precisam para descobrirem sua própria existência. O quanto a criança avança nas suas descobertas, quando subverte os objetos em brinquedos, através de sua criação, invenção, imaginação e formulação de hipóteses”.

O documentário possui como tema principal o desenvolvimento infantil desde o nascimento dos bebês, a importância da família, a relações no desenvolvimento das crianças e do investimento na infância em qualquer sociedade.

Ainda de acordo com Ana, “O papel do Educador em construir contextos interessantes para que as crianças possam se desenvolver na sua totalidade. A empatia que a criança tem, para ela tudo tem vida, tudo tem alma. Cada criança pertence à humanidade inteira e como a pobreza nega às crianças os seus direitos. O investimento na infância significa mudarmos o começo da história para que assim possamos mudar a história toda”.

Após término da mesa de debates, foi aberto o microfone para que os educadores colocassem seus relatos e também tirassem possíveis dúvidas quanto o que foi discutido em toda a reunião.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
Foto posada com os participantes do Slam da DRE Santo Amaro

5º edição do Slam Nossa Voz reúne professores e estudantes na zona sul de São Paulo

Publicado em: 23/11/2022 3h08 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

1 2 3 1.298