Notícias

DRE Itaquera realiza formação de Educação Infantil

Foi exibido o documentário “O começo da vida” e debatido o tema retratado entre os educadores e especialistas presentes.

Publicado em: 06/10/2016 10h45 | Atualizado em: 30/11/2020

comeco_vida_itaquera_740_x_430.jpg

Nos dias 13 e 20 de Setembro, no Centro Educacional Unificado (CEU) Aricanduva, ocorreu uma formação dos professores de Educação Infantil das redes direta, indireta e conveniada da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, na qual estiveram presentes 750 educadores.

Os educadores assistiram ao documentário “O Começo da Vida” e em seguida foram realizadas mesas de debates com as participações da diretora da Diretoria Pedagógica (DIPED) da DRE Itaquera, Monica Maria Chaves, da representante da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME), Juliana Manso Presto e da responsável pela área técnica do Programa São Paulo Carinhosa, Dra. Athene Maria.

Segundo Ana Aparecida Amato, Assistente Técnica Educacional da DRE Itaquera, “as imagens, depoimentos, informações dos especialistas possibilitaram uma reflexão sobre a infância. Trouxeram a importância do brincar como um objetivo por si só e o que representa o trabalho com as crianças. O tempo que os bebês precisam para descobrirem sua própria existência. O quanto a criança avança nas suas descobertas, quando subverte os objetos em brinquedos, através de sua criação, invenção, imaginação e formulação de hipóteses”.

O documentário possui como tema principal o desenvolvimento infantil desde o nascimento dos bebês, a importância da família, a relações no desenvolvimento das crianças e do investimento na infância em qualquer sociedade.

Ainda de acordo com Ana, “O papel do Educador em construir contextos interessantes para que as crianças possam se desenvolver na sua totalidade. A empatia que a criança tem, para ela tudo tem vida, tudo tem alma. Cada criança pertence à humanidade inteira e como a pobreza nega às crianças os seus direitos. O investimento na infância significa mudarmos o começo da história para que assim possamos mudar a história toda”.

Após término da mesa de debates, foi aberto o microfone para que os educadores colocassem seus relatos e também tirassem possíveis dúvidas quanto o que foi discutido em toda a reunião.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Auditório com crianças sentadas. No palco do auditório, Estevan está em pé, com camisa laranja e calça petra, segurando o microfone, ministrando o workshop

CEU Vila do Sol recebe workshop para imprensa jovem

Publicado em: 18/06/2025 6h29 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Estudantes Em Uma Sala De Reunião Na Folha De S. Paulo
Cop30 Site

“Olho na COP 30” convida escolas a promoverem reflexões sobre justiça climática

Publicado em: 18/06/2025 3h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Divulgação: arquivo CEU Alvarenga

CEU Alvarenga oferece aulas de Yoga para a população de todas as idades

Publicado em: 18/06/2025 3h09 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Imagem com um homem de terno em uma cadeira de um estúdio de televisão

Intercâmbio entre estudantes de São Paulo e Minas Gerais promove troca de experiências sobre educomunicação

Publicado em: 18/06/2025 1h46 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

«1 2 3 1.529