Notícias

DRE Guaianases realiza Seminário Regional de Atualização Curricular na Educação Infantil

Ação promovida pelo Núcleo de Educação Infantil da DIPED

Publicado em: 14/09/2018 9h12 | Atualizado em: 30/11/2020

atualiza_cur_dreg_740x430.jpg

No dia 28 de agosto, aconteceu o Seminário Regional de Atualização Curricular na Educação Infantil, promovido pelo Núcleo de Educação Infantil da Divisão Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases no teatro do Centro Educacional Unificado (CEU) Inácio Monteiro.

O evento teve o objetivo de apresentar o percurso de atualização do Currículo Integrador da Educação Infantil Paulistana, considerando relatos de práticas pedagógicas das Unidades Educacionais e as contribuições que estas podem trazer ao documento.

Os presentes foram acolhidos no foyer com uma apresentação musical promovida por funcionários, crianças e famílias do Centro de Educação Infantil (CEI) Cidade Tiradentes, além de uma exibição de capoeira com a participação de uma professora do CEI Jocelyne Guimarães Fernandes de Mello, de crianças e de um professor da comunidade.

Logo após, todos se dirigiram ao teatro para prestigiar a apresentação do coral da EMEI Gianfederico Porta e uma nova exibição do CEI Cidade Tiradentes.

Em seguida, Lucimeire Cabral de Santana, Diretora Regional de Educação, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância desse encontro para a construção de um currículo democrático, que respeite os bebês e as crianças.

Fátima Bonifácio, da Secretaria Municipal de Educação (SME), falou sobre o percurso de atualização curricular e citou fatores primordiais nesse processo, como o engajamento de todos para que esse movimento continue sendo desenvolvido de forma participativa.

Posteriormente, Roberta da Cunha Moura, Formadora da DIPED, chamou ao palco as professoras Daniela, Simone, Glaucia e Roseli, a Coordenadora Pedagógica Claudia Regina e Dênis, Assistente de Diretor, para fazerem o relato de prática pedagógica realizada no CEI Zacaria Mauro Faccio Gonçalves, denominado Por um currículo de oportunidade: Território da Infância, uma metamorfose nos ambientes educativos”.

O evento também contou com a presença de Meire Festa, Assessora da SME, que fez considerações sobre o movimento e ressaltou a importância de práticas que garantam o protagonismo infantil.

“É necessário continuar estudando esse documento que está sendo produzido de forma colaborativa. Ainda há muito para se refletir sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil. Esperamos que as experiências de hoje tenham sido reveladoras”, disse Roberta.

Clique aqui para acessar o álbum de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Cronograma Programa Aprimorando Saberes

Conheça o Programa de Desenvolvimento Profissional de Gestores Escolares

Publicado em: 05/06/2025 8h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Mosaico de fotografia com diferentes momentos dos encontros feitos pela SME com diretores de escola e DREs

Secretaria cumpre rodada de reunião com cada um dos 25 diretores

Publicado em: 04/06/2025 2h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de jovens repórteres. Equipes faraão a cobertura da Virada ODS.

Mais de 600 jovens repórteres do programa Imprensa Jovem farão cobertura da 4ª Virada ODS

Publicado em: 03/06/2025 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra uma placa de tecnologias e será usada para falar sobre evento com participação de estudantes.

Cerca de 1.500 estudantes da rede municipal participam de evento sobre tecnologias

Publicado em: 03/06/2025 5h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra diálogo com diretores convocados para formação.

Secretaria abre rodada de diálogo com diretores convocados para formação

Publicado em: 03/06/2025 10h56 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.524