Notícias

DRE Guaianases realiza 6º Vozes Estudantis em Movimento em comemoração ao Dia do Estudante

Ação enfatiza a protagonismo dos jovens na Rede Municipal de Ensino e abre a série de Encontros Regionais de Grêmios Estudantis

Publicado em: 11/08/2022 10h46 | Atualizado em: 12/08/2022
Vozes Estudantis em Movimento

Nesta quinta-feira (11), em que é celebrado o  Dia do Estudante, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases promove o 6º Vozes Estudantis em Movimento (VEM), das 9h às 13h, no auditório do Centro Educacional Unificado (CEU) Enedina Alves Marques – Barro Branco. Com o tema ‘A diferença enriquece, o respeito nos une’, o evento retoma o formato presencial, depois do período mais crítico da pandemia de Covid-19 e abre a série de Encontros Regionais de Grêmios Estudantis na cidade de São Paulo.

O encontro propõe a reflexão sobre a importância do protagonismo dos estudantes e contou com a participação dos Grêmios Estudantis das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, da DRE Guaianases.

A programação conta com o pocket show da banda Engrenagem Urbana, formada por integrantes do bairro de Itaquera, que se formou no ano de 2010 e já abriu shows de Criolo, Emicida, Tulipa Ruiz, Arnaldo Antunes e outros.

A Diretora Regional de Educação, Lucimeire Cabral de Santana, da DRE Guaianases, e o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, participaram da abertura oficial.

Evento Dre

Oito jovens estudantes que fizeram parte desde a primeira edição do evento, participam da mesa redonda com o tema “Grêmio: espaço para indicar práticas, discutir problemas, defender ideias e propor soluções”.  

Os estudantes convidados são: Erick Onyekachuku Felix Nkeechi, 2º Ano do Ensino Médio, do Colégio Poliedro; Ana Clara Fernandes Rocha, 2º Ano do Ensino Médio – Desenvolvimento de Sistemas, da ETEC Guaianases; Jamilly Viturino De Souza, 2º Ano do Ensino Médio – Nutrição e dietética, da ETEC de Guaianases; Maria Eduarda De Freitas – 1º Ano do Ensino Médio, da EE Barro Banco II; Selene Araujo De Almeida, 3º Ano do Ensino Médio, da EE Eliza Rachel Macedo de Souza; Wender Jhulio Oliveira Basílio, 2º Semestre – Direito, da Universidade São Judas; Marianne Pessoa De Souza, 3º Ano do Ensino Médio – PEI Luciane do Espírito Santo e Leonardo Da Silva Castro, 1º Ano do Ensino Médio – Ciências Humanas e Sociais. da ETEC Getúlio Vargas. 

O evento teve a cobertura do Projeto Imprensa Jovem com equipes das EMEFs Prof. Mailson Delane e Maurício Goulart.

Ij

Durante o evento, ainda, serão lançados dois concursos: 

  • Logotipo do VEM 22/23 – proposta para que os estudantes criem o símbolo do Vozes Estudantis em Movimento 2022/2023.
  • Microcurtas – os estudantes irão produzir vídeos curtas de 1 minuto. 

A premiação dos concursos será realizada dia 7 de dezembro, ocasião em que promoverão um encontro de estudantes para celebrarem o 74º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O regulamento e as informações detalhadas foram divulgados no evento e serão encaminhados posteriormente às escolas. 

Histórico

O Vozes Estudantis em Movimento foi criado em 2017 com o compromisso de ser um espaço de diálogo com os adolescentes e para incentivar as ações e troca de experiências entre grêmios estudantis. 

Com a premissa de envolver os estudantes e compreender suas perspectivas para a construção de uma educação de qualidade, surgiu o lema “nada sobre nós, sem nós” que culminou em um congresso com os Grêmios Estudantis, Assembleias, Comissões de Mediação de Conflitos e Imprensa Jovem . 

Reveja, abaixo, as notícias das primeiras edições:

DRE Guaianases promove 1º “VEM – Vozes Estudantis em Movimento”

DRE Guaianases promove 2º “VEM – Vozes Estudantis em Movimento”

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de crianças em um ambiente escuro brincando com luzes, lanternas e objetos luminosos

CEI Parque Fernanda cria espaço na unidade para crianças terem Experiências com Luzes

Publicado em: 29/09/2022 3h25 - em Secretaria Municipal de Educação

CACS FUNDEB - Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB.

SME abre inscrições para compor conselho que vai fiscalizar uso da verba do Fundeb

Publicado em: 28/09/2022 5h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Menina olha para tabuleiro de xadrez e movimenta uma peça com sua mão direita.

Cerca de 2 mil estudantes participam da Final Municipal de Xadrez Individual

Publicado em: 27/09/2022 4h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra as mãos com um punhado de terra próximas de um broto de árvore que está no centro da imagem. Ao fundo, raios de sol sol e folhas verdes desfocados.

SME abre inscrições para curso sobre sustentabilidade e consumo consciente

Publicado em: 27/09/2022 3h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Crianças e professora de Educação Infantil em sala de aula.
1 2 3 1.284