Notícias

DRE Guaianases realiza 6º Vozes Estudantis em Movimento em comemoração ao Dia do Estudante

Ação enfatiza a protagonismo dos jovens na Rede Municipal de Ensino e abre a série de Encontros Regionais de Grêmios Estudantis

Publicado em: 11/08/2022 10h46 | Atualizado em: 12/08/2022
Vozes Estudantis em Movimento

Nesta quinta-feira (11), em que é celebrado o  Dia do Estudante, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases promove o 6º Vozes Estudantis em Movimento (VEM), das 9h às 13h, no auditório do Centro Educacional Unificado (CEU) Enedina Alves Marques – Barro Branco. Com o tema ‘A diferença enriquece, o respeito nos une’, o evento retoma o formato presencial, depois do período mais crítico da pandemia de Covid-19 e abre a série de Encontros Regionais de Grêmios Estudantis na cidade de São Paulo.

O encontro propõe a reflexão sobre a importância do protagonismo dos estudantes e contou com a participação dos Grêmios Estudantis das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, da DRE Guaianases.

A programação conta com o pocket show da banda Engrenagem Urbana, formada por integrantes do bairro de Itaquera, que se formou no ano de 2010 e já abriu shows de Criolo, Emicida, Tulipa Ruiz, Arnaldo Antunes e outros.

A Diretora Regional de Educação, Lucimeire Cabral de Santana, da DRE Guaianases, e o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, participaram da abertura oficial.

Evento Dre

Oito jovens estudantes que fizeram parte desde a primeira edição do evento, participam da mesa redonda com o tema “Grêmio: espaço para indicar práticas, discutir problemas, defender ideias e propor soluções”.  

Os estudantes convidados são: Erick Onyekachuku Felix Nkeechi, 2º Ano do Ensino Médio, do Colégio Poliedro; Ana Clara Fernandes Rocha, 2º Ano do Ensino Médio – Desenvolvimento de Sistemas, da ETEC Guaianases; Jamilly Viturino De Souza, 2º Ano do Ensino Médio – Nutrição e dietética, da ETEC de Guaianases; Maria Eduarda De Freitas – 1º Ano do Ensino Médio, da EE Barro Banco II; Selene Araujo De Almeida, 3º Ano do Ensino Médio, da EE Eliza Rachel Macedo de Souza; Wender Jhulio Oliveira Basílio, 2º Semestre – Direito, da Universidade São Judas; Marianne Pessoa De Souza, 3º Ano do Ensino Médio – PEI Luciane do Espírito Santo e Leonardo Da Silva Castro, 1º Ano do Ensino Médio – Ciências Humanas e Sociais. da ETEC Getúlio Vargas. 

O evento teve a cobertura do Projeto Imprensa Jovem com equipes das EMEFs Prof. Mailson Delane e Maurício Goulart.

Ij

Durante o evento, ainda, serão lançados dois concursos: 

  • Logotipo do VEM 22/23 – proposta para que os estudantes criem o símbolo do Vozes Estudantis em Movimento 2022/2023.
  • Microcurtas – os estudantes irão produzir vídeos curtas de 1 minuto. 

A premiação dos concursos será realizada dia 7 de dezembro, ocasião em que promoverão um encontro de estudantes para celebrarem o 74º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O regulamento e as informações detalhadas foram divulgados no evento e serão encaminhados posteriormente às escolas. 

Histórico

O Vozes Estudantis em Movimento foi criado em 2017 com o compromisso de ser um espaço de diálogo com os adolescentes e para incentivar as ações e troca de experiências entre grêmios estudantis. 

Com a premissa de envolver os estudantes e compreender suas perspectivas para a construção de uma educação de qualidade, surgiu o lema “nada sobre nós, sem nós” que culminou em um congresso com os Grêmios Estudantis, Assembleias, Comissões de Mediação de Conflitos e Imprensa Jovem . 

Reveja, abaixo, as notícias das primeiras edições:

DRE Guaianases promove 1º “VEM – Vozes Estudantis em Movimento”

DRE Guaianases promove 2º “VEM – Vozes Estudantis em Movimento”

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo em mosaico colorido em tons de lilás, azul e verde, onde se lê
Uma professora senta em uma roda sorrindo com um grupo de bebês em uma sala de aula.

Resultados de provas objetivas para cargos de ATE e PEI são divulgados

Publicado em: 01/03/2024 4h56 - em Secretaria Municipal de Educação

foto de estudantes sentados em uma escada, vendo explicações sobre o combate à denque. Um adulto está fantasiado de mosquito

Saúde realiza Dia D contra a dengue nas escolas municipais nesta sexta (1º)

Publicado em: 01/03/2024 9h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra a visão aérea do CEMEI Professor Dalmo De Abreu Dallari.
Estante de livros.

SME divulga nome dos autores selecionados para Antologia de Contos e Antologia Poética 

Publicado em: 28/02/2024 1h32 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.428