Notícias

DRE Guaianases promove 2º “VEM – Vozes Estudantis em Movimento”

Iniciativa dá continuidade às ações de integração entre Unidades Educacionais do território

Publicado em: 16/08/2018 16h03 | Atualizado em: 30/11/2020

DRE_guaianases_2_VEM_740_x_430.jpg

Na sexta-feira, 10 de agosto, em homenagem ao Dia do Estudante, foi realizado o 2º “VEM – Vozes Estudantis em Movimento”, no Centro Educacional Unificado (CEU) Água Azul. O evento foi promovido pela Divisão dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (DICEU) em parceria com as demais equipes da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, com a gestão do CEU e com estudantes.

A segunda edição do VEM deu continuidade às reflexões e debates da primeira. As iniciativas prezam pela perspectiva de espaços democráticos nas Unidades Educacionais. O objetivo do movimento é promover a união entre as escolas do território, além de incentivá-las a fomentar a participação efetiva dos estudantes na educação pública.

Tiveram participação cinco delegados eleitos de cada Unidade (alunos gremistas), um professor responsável e um membro da Comissão de Mediação de Conflitos. Para prestigiar o evento, Ana Carolina Weis, representante da Coordenadoria dos CEUs e da Educação Integral (COCEU), também marcou presença.

Equipes de Imprensa Jovem das EMEFs Caio Sérgio Pompeu de Toledo, Cláudia Bartolomazi, CEU Inácio Monteiro, CEU Jambeiro, Luiz Roberto Mega, Mailson Delane e Maurício Goulart realizaram a cobertura do evento.

Após o credenciamento dos participantes, todos se reuniram no teatro para o pocket show do grupo de hip-hop “Engrenagem Urbana”. Natural do bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo, o conjunto leva, em suas músicas, mensagens reflexivas e retrata a cidade pelos olhos de quem vive na periferia. Logo depois, a Diretora Regional de Educação, Lucimeire Cabral de Santana, fez a abertura oficial do evento, momento em que agradeceu a presença e participação de todos na organização e destacou a importância de se fomentar a construção de espaços democráticos na escola.

Esteve presente o contador de histórias Leandro Medina, que agitou a plateia com a expressividade das histórias e a interação com os estudantes. Posteriormente, foi organizado um bate-papo sobre racismo, bullying, feminicídio e discriminação, na perspectiva dos Direitos Humanos, com Celinha Nascimento (Instituto Vladimir Herzog), Débora Garcia (Escritora e Poetisa), Emmily Moraes da Silva (Aluna – CEU EMEF Inácio Monteiro), Michelle Fernandes (Professora – CEU EMEF Jambeiro) e Samuel Porfirio (Integrante do Grupo Engrenagem Urbana).

A última atividade da manhã foi um momento de conversa com a plenária, em que os participantes puderam fazer considerações e perguntas aos que compuseram o bate-papo.

Durante a tarde, nos espaços do CEU, foram realizadas oficinas de diversos temas: basquete, capoeira, dança de rua, gravura e stencil, jongo, teatro, rugby, reciclagem e turbantes.

Ao término das oficinas, todos reuniram-se novamente no teatro para prestigiar as apresentações culturais da EMEF Helina Coutinho Lourenço Alves: interpretação da música “Maria de Vila Matilde”, de Elza soares, e uma paródia da música “Tempo Perdido”, da banda Legião Urbana.

Para finalizar, os estudantes que fizeram parte da comissão de organização agradeceram a presença de todos e cada um pôde relatar sobre sua experiência e sobre a importância do movimento. A Diretora Regional ainda homenageou a criadora do logotipo do VEM, a estudante Letícia Maria Rodrigues dos Santos, da EMEF Aureliano Leite.

“O VEM tem no próprio nome a essência que motiva o ser humano: o ‘movimento’. Estamos em constante mudança, e assim acontece com nossos jovens, que pensam e agem de acordo com o seu tempo. Refletir o passado, sonhar novos tempos e seguir adiante, construindo sua própria história”, concluiu a Diretora da DICEU, Ana Lucia de Souza.

Clique aqui para acessar o álbum de fotos do evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra três meninos brincando em um brinquedo inflável e sendo molhados por um jato de água.
Estudante é vacinada em escola municipal

Saúde inicia vacinação de adolescentes em escolas da rede pública de SP

Publicado em: 25/11/2021 5h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes e professores em atividade na EMEF Amorim Lima

Estudantes da EMEF Amorim Lima realizam exposição sobre poluição luminosa

Publicado em: 24/11/2021 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de ensino fundamental em sala de aula

SME vai contratar 6.889 professores para diversas funções

Publicado em: 24/11/2021 2h15 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de divulgação da VI Jornada Pedagógica

Profissionais da Educação Infantil participam da VI Jornada Pedagógica

Publicado em: 24/11/2021 11h39 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.210