Notícias

DRE Guaianases promove 2º “VEM – Vozes Estudantis em Movimento”

Iniciativa dá continuidade às ações de integração entre Unidades Educacionais do território

Publicado em: 16/08/2018 16h03 | Atualizado em: 30/11/2020

DRE_guaianases_2_VEM_740_x_430.jpg

Na sexta-feira, 10 de agosto, em homenagem ao Dia do Estudante, foi realizado o 2º “VEM – Vozes Estudantis em Movimento”, no Centro Educacional Unificado (CEU) Água Azul. O evento foi promovido pela Divisão dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (DICEU) em parceria com as demais equipes da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, com a gestão do CEU e com estudantes.

A segunda edição do VEM deu continuidade às reflexões e debates da primeira. As iniciativas prezam pela perspectiva de espaços democráticos nas Unidades Educacionais. O objetivo do movimento é promover a união entre as escolas do território, além de incentivá-las a fomentar a participação efetiva dos estudantes na educação pública.

Tiveram participação cinco delegados eleitos de cada Unidade (alunos gremistas), um professor responsável e um membro da Comissão de Mediação de Conflitos. Para prestigiar o evento, Ana Carolina Weis, representante da Coordenadoria dos CEUs e da Educação Integral (COCEU), também marcou presença.

Equipes de Imprensa Jovem das EMEFs Caio Sérgio Pompeu de Toledo, Cláudia Bartolomazi, CEU Inácio Monteiro, CEU Jambeiro, Luiz Roberto Mega, Mailson Delane e Maurício Goulart realizaram a cobertura do evento.

Após o credenciamento dos participantes, todos se reuniram no teatro para o pocket show do grupo de hip-hop “Engrenagem Urbana”. Natural do bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo, o conjunto leva, em suas músicas, mensagens reflexivas e retrata a cidade pelos olhos de quem vive na periferia. Logo depois, a Diretora Regional de Educação, Lucimeire Cabral de Santana, fez a abertura oficial do evento, momento em que agradeceu a presença e participação de todos na organização e destacou a importância de se fomentar a construção de espaços democráticos na escola.

Esteve presente o contador de histórias Leandro Medina, que agitou a plateia com a expressividade das histórias e a interação com os estudantes. Posteriormente, foi organizado um bate-papo sobre racismo, bullying, feminicídio e discriminação, na perspectiva dos Direitos Humanos, com Celinha Nascimento (Instituto Vladimir Herzog), Débora Garcia (Escritora e Poetisa), Emmily Moraes da Silva (Aluna – CEU EMEF Inácio Monteiro), Michelle Fernandes (Professora – CEU EMEF Jambeiro) e Samuel Porfirio (Integrante do Grupo Engrenagem Urbana).

A última atividade da manhã foi um momento de conversa com a plenária, em que os participantes puderam fazer considerações e perguntas aos que compuseram o bate-papo.

Durante a tarde, nos espaços do CEU, foram realizadas oficinas de diversos temas: basquete, capoeira, dança de rua, gravura e stencil, jongo, teatro, rugby, reciclagem e turbantes.

Ao término das oficinas, todos reuniram-se novamente no teatro para prestigiar as apresentações culturais da EMEF Helina Coutinho Lourenço Alves: interpretação da música “Maria de Vila Matilde”, de Elza soares, e uma paródia da música “Tempo Perdido”, da banda Legião Urbana.

Para finalizar, os estudantes que fizeram parte da comissão de organização agradeceram a presença de todos e cada um pôde relatar sobre sua experiência e sobre a importância do movimento. A Diretora Regional ainda homenageou a criadora do logotipo do VEM, a estudante Letícia Maria Rodrigues dos Santos, da EMEF Aureliano Leite.

“O VEM tem no próprio nome a essência que motiva o ser humano: o ‘movimento’. Estamos em constante mudança, e assim acontece com nossos jovens, que pensam e agem de acordo com o seu tempo. Refletir o passado, sonhar novos tempos e seguir adiante, construindo sua própria história”, concluiu a Diretora da DICEU, Ana Lucia de Souza.

Clique aqui para acessar o álbum de fotos do evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas crianças pequenas se alimentando em um ambiente escolar

Práticas da Educação Municipal são apresentadas na Semana da Primeira Infância

Publicado em: 05/08/2022 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Ptrf

Confira aqui os valores do PTRF recebidos pelas escolas municipais em 2021

Publicado em: 05/08/2022 5h37 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de estudantes participande de competição de xadrez

Conheça as escolas vencedoras da Final Municipal de Xadrez por Equipes

Publicado em: 04/08/2022 6h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de quatro estudantes em volta da mesa desmontando um computador portátil. Eles usam colete amarelo e estudam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Anne Sullivan .
Fotografia de uma quadra poliesportiva coberta, enfeitada com bandeirinhas coloridas. É noite e iluminação está ligada.

Prefeitura de SP entrega obra de cobertura de quadra poliesportiva em escola da rede municipal

Publicado em: 03/08/2022 10h54 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.259