Notícias

DRE Guaianases promove “Seminário do Ciclo Autoral: Caminhos para a Autoria e Protagonismo”

Ação teve como objetivo ampliar o repertório cultural dos estudantes do 7º ao 9º ano

Publicado em: 31/08/2017 16h01 | Atualizado em: 30/11/2020

seminario_protagonismo_dreg_740_x_430.jpg

No dia 21 de agosto, no Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases promoveu o “Seminário do Ciclo Autoral”, organizado pela Divisão Pedagógica (DIPED). O evento contou com a participação de alunos e professores do Ciclo Autoral.

A ação partiu da necessidade de promover a interação entre educandos do 7º ao 9º ano, etapa em que eles produzem os Trabalhos Colaborativos de Autoria (TCAs) com base nos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental. Os TCAs são desenvolvidos a partir de projetos curriculares comprometidos com a intervenção social e com a formação de cidadãos mais críticos, participativos e autônomos.

O evento aconteceu nos períodos da manhã e da tarde. No início, houve o credenciamento e a recepção dos participantes. A abertura do Seminário foi feita com uma apresentação de alunos da oficina de dança do CEU Jambeiro.

Em seguida, foram exibidos vídeos relatando o andamento das discussões sobre os TCAs nas escolas. Alunos e professores mostraram o que está sendo construído e quais são os temas mais discutidos.

Logo depois, a Profª Camila Fernandes C. Vavassore trouxe ao palco o grupo de dança da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Madre Joana Angélica de Jesus, que fez uma apresentação de “Carimbó”.

Posteriormente, alunos e professores da EMEF João Ribeiro de Barros, EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Mello e EMEF Antonio Pereira Ignácio apresentaram relatos de prática sobre os TCAs, que envolvem discussões sobre temas como: gênero, violência doméstica, diferenças étnico-raciais, doenças terminais e práticas esportivas.

Após as apresentações, o microfone foi aberto ao público para perguntas e considerações.

Para o encerramento, o Seminário contou com a participação do poeta Rodrigo Ciríaco, formado em História pela Universidade de São Paulo (USP), educador, escritor e idealizador do projeto “Literatura (é) Possível”, que desde 2006 desenvolve ações de incentivo à leitura, produção escrita e difusão literária em escolas públicas.

O poeta contou sobre sua vivência e envolvimento com alunos na educação pública, que são inspirações para suas obras. Em diversos momentos, Ciríaco fez questão de destacar a importância do protagonismo e da participação ativa dos estudantes no ambiente escolar.

Clique aqui para ver o álbum de fotos no Flickr da DRE Guaianases.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Emef Cecííla Projeto Bairro Da Gente

Estudantes da EMEF Cecília Moraes de Vasconcelos participam de projeto que valoriza a identidade dos bairros de São Paulo

Publicado em: 26/06/2025 3h50 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Fotografia mostra pessoas em um auditório durante o 1º Fórum sobre Racismo da DRE Butantã. A frente uma mulher negra segura o microfone e conversa com a platéria.

Fórum sobre Racismo da DRE Butantã reforça compromisso com a luta antirracista

Publicado em: 26/06/2025 1h58 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Emef Philó Gonçalves Dos Santos Desenvolve Projeto Que Une Natureza E Cultura

Projeto da EMEF Profª Philó Gonçalves une educação ambiental e cultura

Publicado em: 25/06/2025 5h08 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Kit Material E Uniforme

Pesquisa aponta expansão de 67% de pontos de lojas credenciadas para venda de kit escolar e uniforme

Publicado em: 25/06/2025 1h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Formadora Vanessa apresentando informações sobre SLAM

Diretorias Regionais promovem formação de SLAM no contexto escolar

Publicado em: 25/06/2025 11h02 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1 11 12 13 14 15 1.544