Notícias

DRE Guaianases promove II Seminário de Reflexões Inclusivas

Ação tem como tema “diversidade e multiculturalismo, diálogos pertinentes e ressignificações necessárias”

Publicado em: 15/10/2018 9h13 | Atualizado em: 30/11/2020

reflexoes_740x430.jpg

No dia 6 de outubro, aconteceu o “II Seminário de Reflexões Inclusivas: diversidade e multiculturalismo, diálogos pertinentes e ressignificações necessárias”, promovido pela Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases no Centro Educacional Unificado (CEU) Água Azul.

Os objetivos dessa atividade foram propiciar momentos de reflexão sobre a concepção de inclusão e educação inclusiva e articular as experiências cotidianas com a documentação curricular, fomentando o diálogo acerca da equidade e expandindo a concepção da diversidade para a construção da cultura de paz.

O evento contou com a presença de alunos da Rede UniCEU, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, de Ensino Fundamental II e Médio, Coordenadores Pedagógicos, Assistentes de Diretor de Escola, Diretores de Escola, Supervisores Escolares, Auxiliar Técnico de Educação, Agente de Apoio, Agente Escolar, Assistente Técnico de Educação I.

Foram propostas interações e debates sobre diferentes culturas presentes no território, conceitos de equidade, inclusão e educação inclusiva e currículo inclusivo na cidade de São Paulo.

Os presentes foram acolhidos no foyer, onde houve um café com intervenção cultural, promovida pelo Sarau Existência LGBT, com Gabriela Rodrigues e Vitória Rocha.

Na abertura do evento, que aconteceu no teatro, foi organizada uma Mesa Solene com convidados. O tema estabelecido para os debates foi “Experiências e Ressignificações Inclusivas: Diálogos para Equidade”. A mesa foi composta por Emerson de Oliveira Souza, Guiniver Santos de Souza Ferreira, Léo Paulino Barbosa, Monica Rodriguez Ulo, Roger Rangel Mendes Bueno e teve como mediador Valmir Queiroz Pereira.

Em seguida, Inaiá Araujo realizou uma apresentação cultural – Ubuntu: A Essência Primeira. Logo depois, com mediação de Fábio Junior da Silva Santos, foi dado início aos relatos e práticas e estágios:

Acesso ao currículo: a vivência de uma estagiária – Renata Menezes;

Acesso ao currículo de inglês e parceria docente – Thais Blasio Martins e Cláudia Misteli;

Brincar na natureza: o centro de educação infantil a favor da pedagogia da diversidade natural e da biodiversidade – Priscila Simplicio Vieira;

Da cultura marginal à prática da tolerância – Heloisa Ferreira Alves dos Santos;

Projeto ACALANTOS e brincadeiras na infância: retrospectiva de gerações – Claudecilia Marques Silvério;

Travestis e Transexuais no Mercado de Trabalho: Um histórico de heteronormatividade institucionalizada – Luciana Isabelle Pereira do Carmo.

Para finalizar, houve uma apresentação de dança do grupo Tinkus Jairas Brasil, com Wilfredo Canty Fernandes e Christian Aliaga.

O evento contou com a presença da Diretora Regional de Educação, Lucimeire Cabral de Santana e da Diretora da Divisão Pedagógica (DIPED), Ester Marques de Paula Dionísio.

Clique aqui para acessar o álbum de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra um artista pintando um mural em grande escala no muro de uma escola da Rede Municipal de Ensino. A obra, em processo de criação, apresenta desenhos, letras e formas geométricas sobre um fundo azul, com áreas em tons de amarelo e laranja. O artista trabalha em frente ao mural utilizando materiais de pintura, enquanto uma escada está apoiada ao lado da parede. Em primeiro plano, estudantes, vistos de costas e sentados no pátio, acompanham a atividade artística. A cena representa a integração entre arte, educação e participação da comunidade escolar

Paredes que Falam leva arte e protagonismo a escolas da Rede Municipal

Publicado em: 10/08/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner em tons de azul e amarelo com o texto

Atendimento da COGEP será realizado temporariamente na Vila Clementino 

Publicado em: 10/08/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia ilustrativa de um espaço preparado para atividades culturais voltadas à primeira infância. No centro do ambiente há um tapete circular colorido, cercado por instrumentos de musicalização, como tambor e baquetas, além de materiais circenses, incluindo claves de malabarismo, bambolês, pratos de equilíbrio, tecidos coloridos e um balde decorado com estrelas. Ao fundo, destaca-se uma pequena tenda de circo nas cores vermelha, amarela e azul, além de colchonetes, estruturas de psicomotricidade e brinquedos distribuídos pelo espaço. A sala é ampla, iluminada por grandes janelas, e representa um ambiente lúdico destinado a experiências de teatro, musicalização, circo e desenvolvimento infantil.

Semana Municipal da Primeira Infância leva atrações culturais aos CEUs 

Publicado em: 07/08/2026 5h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes seguram bandeiras durante cerimônia esportiva em ginásio.

Olimpíadas Estudantis 2026 reúnem mais de 220 mil participações na maior edição da história

Publicado em: 07/08/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (35)

Participantes de Ju-Jitsu do CEU Vila Rubi representam o Brasil no Pan-Americano

Publicado em: 07/08/2026 1h58 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

«1 2 3 1.685