Notícias

DRE Guaianases promove II Seminário de Reflexões Inclusivas

Ação tem como tema “diversidade e multiculturalismo, diálogos pertinentes e ressignificações necessárias”

Publicado em: 15/10/2018 9h13 | Atualizado em: 30/11/2020

reflexoes_740x430.jpg

No dia 6 de outubro, aconteceu o “II Seminário de Reflexões Inclusivas: diversidade e multiculturalismo, diálogos pertinentes e ressignificações necessárias”, promovido pela Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases no Centro Educacional Unificado (CEU) Água Azul.

Os objetivos dessa atividade foram propiciar momentos de reflexão sobre a concepção de inclusão e educação inclusiva e articular as experiências cotidianas com a documentação curricular, fomentando o diálogo acerca da equidade e expandindo a concepção da diversidade para a construção da cultura de paz.

O evento contou com a presença de alunos da Rede UniCEU, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, de Ensino Fundamental II e Médio, Coordenadores Pedagógicos, Assistentes de Diretor de Escola, Diretores de Escola, Supervisores Escolares, Auxiliar Técnico de Educação, Agente de Apoio, Agente Escolar, Assistente Técnico de Educação I.

Foram propostas interações e debates sobre diferentes culturas presentes no território, conceitos de equidade, inclusão e educação inclusiva e currículo inclusivo na cidade de São Paulo.

Os presentes foram acolhidos no foyer, onde houve um café com intervenção cultural, promovida pelo Sarau Existência LGBT, com Gabriela Rodrigues e Vitória Rocha.

Na abertura do evento, que aconteceu no teatro, foi organizada uma Mesa Solene com convidados. O tema estabelecido para os debates foi “Experiências e Ressignificações Inclusivas: Diálogos para Equidade”. A mesa foi composta por Emerson de Oliveira Souza, Guiniver Santos de Souza Ferreira, Léo Paulino Barbosa, Monica Rodriguez Ulo, Roger Rangel Mendes Bueno e teve como mediador Valmir Queiroz Pereira.

Em seguida, Inaiá Araujo realizou uma apresentação cultural – Ubuntu: A Essência Primeira. Logo depois, com mediação de Fábio Junior da Silva Santos, foi dado início aos relatos e práticas e estágios:

Acesso ao currículo: a vivência de uma estagiária – Renata Menezes;

Acesso ao currículo de inglês e parceria docente – Thais Blasio Martins e Cláudia Misteli;

Brincar na natureza: o centro de educação infantil a favor da pedagogia da diversidade natural e da biodiversidade – Priscila Simplicio Vieira;

Da cultura marginal à prática da tolerância – Heloisa Ferreira Alves dos Santos;

Projeto ACALANTOS e brincadeiras na infância: retrospectiva de gerações – Claudecilia Marques Silvério;

Travestis e Transexuais no Mercado de Trabalho: Um histórico de heteronormatividade institucionalizada – Luciana Isabelle Pereira do Carmo.

Para finalizar, houve uma apresentação de dança do grupo Tinkus Jairas Brasil, com Wilfredo Canty Fernandes e Christian Aliaga.

O evento contou com a presença da Diretora Regional de Educação, Lucimeire Cabral de Santana e da Diretora da Divisão Pedagógica (DIPED), Ester Marques de Paula Dionísio.

Clique aqui para acessar o álbum de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de jovens em frente ao computador.

CEU São Mateus vai receber campeonatos de Free Fire e EA Sports FC 24

Publicado em: 21/02/2024 10h39 - em Secretaria Municipal de Educação

CEU Casa Blanca recebe o Festival Skate&Cores

CEU Casa Blanca recebe o Festival Skate&Cores

Publicado em: 21/02/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de uma roda de contação de história com a professora e os estudantes em ambiente escolar.
Foto de um homem negro sorrindo de braços cruzados na frente de uma lousa com equações matemáticas.

SME divulga resultado da escolha de vagas feitas em formato informatizado

Publicado em: 20/02/2024 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher negra mexendo nos lápis e canetas com livros na mesa

Polos da UniCEU estão com inscrições abertas para curso de Pedagogia

Publicado em: 20/02/2024 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.425