DRE Guaianases promove II Seminário de Reflexões Inclusivas

Ação tem como tema “diversidade e multiculturalismo, diálogos pertinentes e ressignificações necessárias”

Publicado em: 15/10/2018 9h13 | Atualizado em: 30/11/2020

reflexoes_740x430.jpg

No dia 6 de outubro, aconteceu o “II Seminário de Reflexões Inclusivas: diversidade e multiculturalismo, diálogos pertinentes e ressignificações necessárias”, promovido pela Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases no Centro Educacional Unificado (CEU) Água Azul.

Os objetivos dessa atividade foram propiciar momentos de reflexão sobre a concepção de inclusão e educação inclusiva e articular as experiências cotidianas com a documentação curricular, fomentando o diálogo acerca da equidade e expandindo a concepção da diversidade para a construção da cultura de paz.

O evento contou com a presença de alunos da Rede UniCEU, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, de Ensino Fundamental II e Médio, Coordenadores Pedagógicos, Assistentes de Diretor de Escola, Diretores de Escola, Supervisores Escolares, Auxiliar Técnico de Educação, Agente de Apoio, Agente Escolar, Assistente Técnico de Educação I.

Foram propostas interações e debates sobre diferentes culturas presentes no território, conceitos de equidade, inclusão e educação inclusiva e currículo inclusivo na cidade de São Paulo.

Os presentes foram acolhidos no foyer, onde houve um café com intervenção cultural, promovida pelo Sarau Existência LGBT, com Gabriela Rodrigues e Vitória Rocha.

Na abertura do evento, que aconteceu no teatro, foi organizada uma Mesa Solene com convidados. O tema estabelecido para os debates foi “Experiências e Ressignificações Inclusivas: Diálogos para Equidade”. A mesa foi composta por Emerson de Oliveira Souza, Guiniver Santos de Souza Ferreira, Léo Paulino Barbosa, Monica Rodriguez Ulo, Roger Rangel Mendes Bueno e teve como mediador Valmir Queiroz Pereira.

Em seguida, Inaiá Araujo realizou uma apresentação cultural – Ubuntu: A Essência Primeira. Logo depois, com mediação de Fábio Junior da Silva Santos, foi dado início aos relatos e práticas e estágios:

Acesso ao currículo: a vivência de uma estagiária – Renata Menezes;

Acesso ao currículo de inglês e parceria docente – Thais Blasio Martins e Cláudia Misteli;

Brincar na natureza: o centro de educação infantil a favor da pedagogia da diversidade natural e da biodiversidade – Priscila Simplicio Vieira;

Da cultura marginal à prática da tolerância – Heloisa Ferreira Alves dos Santos;

Projeto ACALANTOS e brincadeiras na infância: retrospectiva de gerações – Claudecilia Marques Silvério;

Travestis e Transexuais no Mercado de Trabalho: Um histórico de heteronormatividade institucionalizada – Luciana Isabelle Pereira do Carmo.

Para finalizar, houve uma apresentação de dança do grupo Tinkus Jairas Brasil, com Wilfredo Canty Fernandes e Christian Aliaga.

O evento contou com a presença da Diretora Regional de Educação, Lucimeire Cabral de Santana e da Diretora da Divisão Pedagógica (DIPED), Ester Marques de Paula Dionísio.

Clique aqui para acessar o álbum de fotos