Notícias
DRE Guaianases promove 2ª Jornada da Academia Estudantil de Letramento Matemático com participação de professores e estudantes
Evento será nesta quinta-feira (21) no CEU Água Azul com relatos de práticas que unem o ensino da matemática e das relações étnico-raciais
Publicado em: 20/09/2023 12h05 | Atualizado em: 20/09/2023
A Diretoria Regional de Educação – DRE Guaianases vai promover nesta quinta-feira (21) a 2ª Jornada da Academia Estudantil de Letramento Matemático (AELMA) no CEU Água Azul, das 8h às 17h30. O evento contará com a participação de professores e estudantes do território. A programação inclui apresentações culturais, exposições, oficinas e relatos de práticas que unem o ensino da matemática e das relações étnico-raciais.
O objetivo é promover troca de experiências, integração e protagonismo estudantil. Os relatos de práticas incluem: jogos de origem africana e indígena, poemas, produção de pipas etc. Também serão expostos banners com os projetos desenvolvidos pelas unidades educacionais. As apresentações culturais serão de flauta, carimbo, cantigas africanas e muito mais.
Academia Estudantil de Letramento Matemático (AELMA)
Foi criada em agosto de 2022 com encontros mensais dos docentes para sugerir e debater propostas pedagógicas diferenciadas no ensino da matemática baseadas nas orientações do Currículo da Cidade de educação antirracista, povos indígenas e migrantes.
Tudo de forma lúdica para estimular a participação dos alunos na produção de conhecimento dentro dos eixos estruturantes do Currículo da Cidade de Matemática.
As atividades incluem jogos, teatro, música, sarau, poesia, pesquisas, leitura de texto e muito mais. O objetivo é aproximar estudantes e docentes da matemática de maneira descomplicada e interdisciplinar. Atualmente 28 unidades e 64 professores participam da iniciativa.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
EMEI Pestalozzi promove reunião pedagógica inspiradora sobre inovação e compromisso na Educação Infantil
Diretoria Regional de Educação Guaianases
DRE Guaianases promove 9º VEM – Vozes Estudantis em Movimento
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
CEU Alvarenga oferece aulas de Zumba gratuitas para a comunidade
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Dia da Família do CEI Maria José Vasconcelos Mankel é celebrado com visita ao Pico do Jaraguá
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Nova EMEI Gilberto Dimenstein abre portas no Jardim Nazareth com espaços modernos e sustentáveis
Secretaria Municipal de Educação
Conceição Evaristo divide vivências com educadores e estudantes no Fli Sampa
Relacionadas

EMEI Pestalozzi promove reunião pedagógica inspiradora sobre inovação e compromisso na Educação Infantil
Publicado em: 25/08/2025 11h51 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

DRE Guaianases promove 9º VEM – Vozes Estudantis em Movimento
Publicado em: 25/08/2025 11h25 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

CEU Alvarenga oferece aulas de Zumba gratuitas para a comunidade
Publicado em: 25/08/2025 10h58 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Dia da Família do CEI Maria José Vasconcelos Mankel é celebrado com visita ao Pico do Jaraguá
Publicado em: 22/08/2025 6h46 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Nova EMEI Gilberto Dimenstein abre portas no Jardim Nazareth com espaços modernos e sustentáveis
Publicado em: 22/08/2025 1h34 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel