Notícias
DRE Guaianases promove 2ª Jornada da Academia Estudantil de Letramento Matemático com participação de professores e estudantes
Evento será nesta quinta-feira (21) no CEU Água Azul com relatos de práticas que unem o ensino da matemática e das relações étnico-raciais
Publicado em: 20/09/2023 12h05 | Atualizado em: 20/09/2023
A Diretoria Regional de Educação – DRE Guaianases vai promover nesta quinta-feira (21) a 2ª Jornada da Academia Estudantil de Letramento Matemático (AELMA) no CEU Água Azul, das 8h às 17h30. O evento contará com a participação de professores e estudantes do território. A programação inclui apresentações culturais, exposições, oficinas e relatos de práticas que unem o ensino da matemática e das relações étnico-raciais.
O objetivo é promover troca de experiências, integração e protagonismo estudantil. Os relatos de práticas incluem: jogos de origem africana e indígena, poemas, produção de pipas etc. Também serão expostos banners com os projetos desenvolvidos pelas unidades educacionais. As apresentações culturais serão de flauta, carimbo, cantigas africanas e muito mais.
Academia Estudantil de Letramento Matemático (AELMA)
Foi criada em agosto de 2022 com encontros mensais dos docentes para sugerir e debater propostas pedagógicas diferenciadas no ensino da matemática baseadas nas orientações do Currículo da Cidade de educação antirracista, povos indígenas e migrantes.
Tudo de forma lúdica para estimular a participação dos alunos na produção de conhecimento dentro dos eixos estruturantes do Currículo da Cidade de Matemática.
As atividades incluem jogos, teatro, música, sarau, poesia, pesquisas, leitura de texto e muito mais. O objetivo é aproximar estudantes e docentes da matemática de maneira descomplicada e interdisciplinar. Atualmente 28 unidades e 64 professores participam da iniciativa.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Escola bilíngue para surdos celebra 38 anos de protagonismo surdo
Secretaria Municipal de Educação
Programa Ver e Aprender entrega mais de 66 mil óculos a estudantes da rede municipal de São Paulo
Secretaria Municipal de Educação
Profissionais da Educação terão aumento de 5,4% no piso inicial
Educomunicação
Formação em Educomunicação reúne representantes das DREs em espaços culturais e educacionais
Secretaria Municipal de Educação
Cuidado que transforma: Mães Guardiãs fortalecem a educação nas escolas municipais
Diretoria Regional de Educação Butantã
Programa promove oficinas sobre inteligência artificial, habilidades socioemocionais e diversidade
Relacionadas
Escola bilíngue para surdos celebra 38 anos de protagonismo surdo
Publicado em: 14/05/2026 4h36 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Programa Ver e Aprender entrega mais de 66 mil óculos a estudantes da rede municipal de São Paulo
Publicado em: 14/05/2026 4h06 - em Secretaria Municipal de Educação
Profissionais da Educação terão aumento de 5,4% no piso inicial
Publicado em: 14/05/2026 3h08 - em Secretaria Municipal de Educação
Formação em Educomunicação reúne representantes das DREs em espaços culturais e educacionais
Publicado em: 14/05/2026 12h48 - em Educomunicação
Cuidado que transforma: Mães Guardiãs fortalecem a educação nas escolas municipais
Publicado em: 13/05/2026 1h51 - em Secretaria Municipal de Educação