Notícias

DRE Freguesia/Brasilândia promove Encontro Cultural Novembro Negro FB

Evento teve como objetivo discutir a história e a cultura afro-brasileira

Publicado em: 01/12/2017 12h02 | Atualizado em: 30/11/2020

novembronegro_fb_740x430.jpg

No dia 29 de novembro, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Freguesia/Brasilândia promoveu o “Encontro Cultural Novembro Negro FB”. A atividade integra a programação da IV Mostra Cultural Novembro Negro promovida pela Secretaria Municipal de Educação.

Reafirmando a equidade como princípio básico da política pública e a inclusão no currículo oficial da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena”, a DRE realizou o encontro com a perspectiva de afetar os fazeres pedagógicos, possibilitar falas, desnaturalizar o cristalizado e proporcionar novos pontos de vista.

Foi realizado um bate-papo educativo promovido pelos formadores Roberto Maciel e Tatiane dos Santos, com a presença de Esmeralda Ribeiro, escritora e jornalista, atuante há mais de 20 anos no coletivo Quilombhoje, e Paola Pradini, jornalista e mestra em Ciências da Comunicação, fundadora da consultoria AfroeducAÇÃO.

Como apresentação cultural, a SP Bateria do Amanhã-Mestre Roberto Antônio Lopes marcou presença ao som de instrumentos de origem africana.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulher com cmiseta branca em uma mesa dialoga e faz sinais com a mão

Educação paulistana fortalece integridade e transparência na gestão

Publicado em: 11/09/2026 4h56 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma senhora negra, ela usa óculos, sorri e segura um lápis escrevendo em uma folha. Ela usa blazer preto risca de giz e blusa grafite.

SME abre inscrições para professores que desejam atuar nos CIEJAs em 2027

Publicado em: 11/09/2026 4h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com duas fotografias com cartazes e objetos decorativos.

Escolas municipais definem ações para melhorar atendimento na Educação Infantil 

Publicado em: 10/09/2026 4h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Escritores destacam papel dos professores na formação de leitores

Escritores destacam papel dos professores na formação de leitores

Publicado em: 10/09/2026 3h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de oito adultos em pé posando para câmera.

SME compartilha experiências do PTRF e do SIG-Escola com equipe de Porto Alegre

Publicado em: 09/09/2026 11h45 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.697