Notícias

DRE Butantã entrega 40 cadeiras de rodas aos alunos da Rede no ano de 2015

Projeto do CEFAI tem o objetivo de aumentar a inclusão dos estudantes com deficiência e promover o acesso democrático à educação.

Publicado em: 27/11/2015 16h51 | Atualizado em: 30/11/2020

cadeira_de_rodas_dre_butanta.jpg

A DRE Butantã realizou desde o começo deste ano a entrega de 40 cadeiras de rodas, entre elas 3
motorizadas, aos alunos da rede municipal de ensino.

Com o objetivo de atender as necessidades dos estudantes com deficiência, o projeto da Diretoria Regional de Educação do Butantã (DRE-BT) almeja promover o pleno acesso destas crianças e adolescentes à educação e aos serviços públicos. A servidora do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão do Butantã (CEFAI-BT) Maria Celma Cordeiro, conta que só neste ano foram entregues 40 cadeiras, (número maior do que o do ano passado, quando foram entregues 18) e que além das cadeiras os alunos recebem outras formas de apoio material, como mesas reguláveis, andadores, pranchas imantadas e talheres especialmente adaptados.

Rosana de Souza Delfino, mãe de Larissa, de 11 anos, conta que a fisioterapeuta da filha pediu que a cadeira de rodas comum fosse trocada por uma motorizada. Ela procurou então a escola de Larissa, o CEU Butantã, e em alguns meses a filha recebeu a cadeira nova. “Precisávamos mudar a cadeira e a gente conseguiu uma pela escola, foi muito rápido, pedimos nesse ano, estou muito feliz”, explicou Rosana.

noticia_cadeira_de_rodas_dre_butanta.jpg

Há dois caminhos habituais na requisição das cadeiras: o pedido por parte das famílias (como no caso da Larissa), ou por parte das escolas. Neste último ocorre desde cedo um trabalho de sondagem, onde as instituições avaliam as necessidades particulares de cada aluno no seu desenvolvimento escolar. A criança passa então por um exame médico para determinar as especificidades do equipamento que será destinado a ela. O período de espera costuma ser de aproximadamente dois meses e a entrega se dá nas instalações da DRE.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Pensando a ressignificação do Currículo na perspectiva da Educação Integral

Pensando a ressignificação do Currículo na perspectiva da Educação Integral

Publicado em: 18/12/2015 3h31 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral

Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral

Publicado em: 18/12/2015 3h27 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo

Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo

Publicado em: 18/12/2015 3h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Mapeamento das Experiências de Educação Integral em Tempo Integral na RME

Mapeamento das Experiências de Educação Integral em Tempo Integral na RME

Publicado em: 18/12/2015 3h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Compromisso com uma educação pública de qualidade social para todos e todas

Compromisso com uma educação pública de qualidade social para todos e todas

Publicado em: 18/12/2015 3h12 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 1.405 1.406 1.407 1.408 1.409 1.479