Notícias

Documentário “O Começo da Vida” é exibido na programação do Spcine

Sessões compõem as ações de política municipal voltada à primeira infância do Programa São Paulo Carinhosa.

Publicado em: 06/05/2016 13h26 | Atualizado em: 30/11/2020
comeco_vida_ceus_740_x_430.jpg

Na última quinta-feira, 5 de maio, ocorreu em oito Centros Educacionais Unificados (CEUs) a exibição de estreia do documentário “O Começo da Vida”, da diretora Estela Renner. O longa está em cartaz nas salas de cinema do Circuito Spcine e compõe as ações de política municipal voltada à primeira infância do Programa São Paulo Carinhosa.

“O Começo da Vida” foi exibido gratuitamente nos CEUs Butantã, Meninos, Jaçanã, Quinta do Sol, São Rafael, Capão Redondo, Parque Veredas e Vila Rubi. Todas as sessões foram seguidas de rodas de conversa. Ana Estela Haddad, Coordenadora do Programa São Paulo Carinhosa, esteve no CEU Parque Veredas, na zona leste, junto com a Secretária Municipal de Educação Adjunta, Emília Cipriano, a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer, e Érica Pisaneschi, do Instituto Alana que representou a diretora do documentário.

“O primeiro conceito que está colocado neste filme é a dignidade humana, o sentido de pertencimento da espécie humana, independente dos contextos mais diferentes que nos encontremos. A sobrevivência, as relações, as descobertas e as múltiplas infâncias fazem parte do contexto da produção”, disse Emília Cipriano.

O filme aborda a importância dos vínculos afetivos nos primeiros anos de vida para o desenvolvimento humano. O objetivo da São Paulo Carinhosa, além de levar esse debate para a população, é ampliar a formação de gestores municipais de saúde, de educação e dos conselheiros tutelares sobre o tema. Além dos CEUs, o longa também será exibido no circuito municipal de cinema.

“Fizemos uma mobilização para que os profissionais de saúde, principalmente os que estão sendo capacitados pela São Paulo Carinhosa para as visitas domiciliares, os profissionais da educação, da assistência social e de todos que estão ligados ao tema da infância assistam ao filme”, destacou Ana Estela.

A coordenadora da São Paulo Carinhosa explicou que também foram convidas famílias, mães e pais adolescentes, que são um público preferencial. “Resolvemos fazer essa mobilização porque sentimos que o filme está muito alinhado com tudo que a gente vem promovendo desde 2013 na São Paulo Carinhosa. A criança faz parte do que é essencial”, declarou.

comeco_vida_ceus_40_x_430_0.jpg

Ações articuladas – A parceria com a produtora do documentário integra uma série de ações articuladas pela São Paulo Carinhosa para a promoção da garantia dos direitos das crianças na primeira infância (de zero a seis anos de idade), que envolvem 14 secretarias municipais, entre as quais Saúde, Educação, Cultura e Direitos Humanos.

No sábado (7), o Cine Direitos Humanos, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, promove uma sessão do documentário com participação de Ana Estela Haddad, Felipe de Paula, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, e Marcos Nisti, produtor do filme. O Cine Direitos Humanos também terá uma sessão no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, no dia 11.

Além das parcerias que a produtora tem feito com governos, empresas e organizações da sociedade civil para a difusão do documentário, há também o Videocamp, uma plataforma global que reúne filmes que apresentam causas socioambientais e disponibiliza orientações para que os usuários promovam exibições públicas de algumas obras.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mulher e uma crianças de costas pintando o muro para copa. Predominam as cores azul, verde e amarelo.

Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades

Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Palco com duas pessoas em uma mesa de madeira e um telão branco de fundo
Arte da Proteção Escolar com o título “Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital”. A imagem mostra uma educadora conversando com adolescentes, acompanhada de símbolos de segurança digital, redes sociais e proteção online.

Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital 

Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor De Educação Infantil com grupo de bebês em unidade educacional

Convocação de 1.139 profissionais fortalece a Rede Municipal de Ensino 

Publicado em: 16/06/2026 6h17 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 5 1.674