Notícias
Diversidade étnico-racial por um ensino de várias cores
Professores da EMEF Plínio Salgado participam de formação sobre a temática étnico-racial no Agosto Indígena
Publicado em: 04/09/2018 16h21 | Atualizado em: 30/11/2020Durante o mês de fevereiro de 2017, os profissionais da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Plínio Salgado, da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro (DRE CS), fizeram a seleção de livros a serem estudados durante o projeto “Diversidade étnico-racial por um ensino de várias cores.” Dentre estes livros, segundo as palavras da coordenadora pedagógica Miriam Mendes, os professores “se encantaram com Daniel Munduruku, com o exemplar ‘Coisas de Índio’”. “De forma didática e com linguagem proximal, o estudo inicial deste livro transformou a proposta de seminários e pesquisas do grupo de estudo em produção de materiais que subsidiassem a prática docente em sala de aula”, explica a coordenadora.
Formaram subgrupos para estudarem cada eixo temático do livro e produzissem atividades que valorizassem a cultura indígena sem estereotipá-la. Segundo a coordenadora, o estudo tomou outras proporções. “Cada subgrupo começou a abordar o livro de forma palpável e didática. Trechos do livro foram transformados em recursos pedagógicos”, conta a coordenadora sobre o processo.
Os professores construíram um mapa em maior proporção, semelhante ao constante no livro “Coisas de Índio”, para que os estudantes pudessem entender as informações e desmitificar a ideia de que os povos indígenas estão acabando ou distantes da sociedade.
“Os indígenas podem residir em qualquer lugar, porém alguns povos mantém a disposição e os materiais de suas moradias de forma diferenciada dos não-indígenas. Descobrimos, por exemplo, que cada povo constrói suas moradias pensando em seus rituais e costumes. Algumas aldeias são circulares, outras retangulares e lineares. Ainda que alguns morem em apartamentos ou casas de alvenaria, percebemos que ser indígena é uma questão de identidade e não deve ser julgada pela vestimenta, por uma pintura corporal, pelo estereótipo ou por onde se reside”, diz Miriam Mendes, contando um pouco sobre o processo da formação com os profissionais.
Mais atividades referentes à formação:
- Leitura da crônica “É índio ou não é índio” (Munduruku, 2000) – (de 07 a 11 de agosto) – Roda de conversa, produção de desenhos (sala de leitura e professoras de ensino fundamental I)
- É índio ou não é índio? – Pesquisa mediada por imagens. Tomando percepção da dimensão do olhar inicial dos estudantes sobre a causa indígena (cultura, vestimenta, religião, moradia…) (de 14 a 18/08).
- Tabulação dos dados colhidos na pesquisa em sala de aula (construção de gráficos e tabelas) – Roda de conversa sobre os resultados – (de 21 a 25/08)
- Leituraço (leitura simultânea) – Agosto indígena (16/08)
- Filme: Tainá 3 – Sessão de cinema (de 21 a 25/08)
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
DREs divulgam classificação definitiva de candidatos a eventual contratação temporária
Secretaria Municipal de Educação
SME abre consulta para chamamento público para a implantação, operação e conservação de Bebetecas em 22 CEUs
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 100 agências dos Correios são postos de retirada do Programa Leve Leite da Prefeitura de São Paulo
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo está distribuindo mais de 375 mil cestas básicas para as famílias dos estudantes em situação de vulnerabilidade durante as férias escolares
Educação Infantil
SME promove a sua 10ª Jornada Pedagógica para Educação Infantil Paulistana
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura assina Declaração de Utilidade Pública para implementação de CEU na Vila Nova Cachoeirinha
Relacionadas
![Plateia SME - MORTE ACIDENTAL DE UM ANARQUISTA](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/19340_tb-1.jpg)
Plateia SME cortesias para as peças Personalidades, O Mistério do Sapato Desaparecido, Mudança de Hábito, O Alvo e outros
Publicado em: 04/03/2016 11h20 - em CEU e COCEU
![Plateia SME - MORTE ACIDENTAL DE UM ANARQUISTA](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/19340_tb-1.jpg)
Plateia SME – edição especial – cortesias para “Mudança de Hábito”, “Eu e Ela” e “Personalidade”
Publicado em: 04/03/2016 11h20 - em CEU e COCEU
![Plateia SME - edição de 18 de abril](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/19313_tb-1.jpg)
Plateia SME – cortesias para Visitando O Sr. Green, O Homem Que Virou Cão, O Alvo, O Mistério do Sapato Desaparecido, Amores Urbanos e Pulsões
Publicado em: 04/03/2016 11h20 - em CEU e COCEU
![Plateia SME - MORTE ACIDENTAL DE UM ANARQUISTA](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/19340_tb-1.jpg)
Plateia SME – edição especial – cortesia para o espetáculo Eu e Ela
Publicado em: 04/03/2016 11h18 - em CEU e COCEU
![Plateia SME - edição de 18 de abril](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/19313_tb-1.jpg)
Plateia SME cortesias para Caros Ouvintes;Pulsões; Visitando O Sr. Green; O Home Que Virou Cão; Amores Urbanos; O Alvo e O Mistério do Sapato Desaparecido
Publicado em: 04/03/2016 11h18 - em CEU e COCEU