Notícias
Diretrizes do documento orientador dos NAAPAs são definidos em plenárias
Debate sobre o atendimento das equipes às unidades educacionais e aos serviços da Rede de Proteção Social
Publicado em: 28/04/2016 17h53 | Atualizado em: 04/05/2021Na quarta, 27 de abril, foi encerrado o primeiro ciclo de plenárias para debate e deliberação das orientações que norteiam o atendimento das equipes dos Núcleos de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA) das Diretorias Regionais de Educação (DRE) às unidades educacionais e aos serviços da Rede de Proteção Social.
As plenárias definiram os textos que orientam quanto aos procedimentos adotados pelos NAAPAs.
Segundo a Assessora Pedagógica das Equipes dos NAAPAs, Biancha Angelucci, no primeiro ciclo, as equipes discutiram e deliberaram sobre os instrumentos e os meios de trabalho. Já no segundo ciclo os debates serão sobre o fluxo do trabalho, ou seja, os possíveis percursos de ação desenvolvidos pelas equipes.
“Salientamos que não se trata de redigir manual, mas de registrar o que já é feito, compartilhar repertórios e apontar diretrizes éticas para a invenção de novas possibilidades. Registro da memória, compartilhamento de possibilidades e posicionamento ético-político; essa é a função dos documentos que vêm sendo produzidos nesta etapa da formação”, ressalta Flávia Shilling, que assessora pedagogicamente as equipes nas discussões.
Para as próximas etapas de construção do documento orientador, serão formados cinco grupos de trabalho, com cerca de dezoito participantes em cada, com representação dos diferentes profissionais que compõem os núcleos nas DREs. Esses grupos serão divididos nos seguintes temas: Portas de entrada, Desenvolvimento da ação, Processo de finalização da ação do Naapa, Registro do Naapa e Avaliação da ação do NAAPA.
Construção Democrática – O documento orientador vem sendo construído coletivamente pelas equipes dos NAAPAs das DREs desde janeiro de 2016. Ele norteará e também traçará diretrizes para o que tange os Processos de Trabalho e Atribuição das Classes Profissionais.
“Para garantir o debate aprofundado e democrático, foi utilizada a metodologia de grupos de trabalho para proposição de alterações, supressões e acréscimos nos textos elaborados. Os apontamentos feitos nos grupos foram levados então para a plenária geral, para serem discutidos texto a texto”, disse Renata Brandstatter, da equipe técnica do NAAPA na SME.
“O exercício democrático realizou-se nas mini-plenárias e plenárias, com o debate de diferentes posições ideológicas e condutas profissionais. O esforço e a elaboração coletiva foram notados na construção das diversas argumentações, réplicas, tréplicas, enfim, o maravilhoso desfrute democrático na construção desta política pública” ressalta Adriana Watanabe, Coordenadora dos NAAPA na SME.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
EMEF Marechal Deodoro organiza exposição imersiva no Butantã Shopping
Secretaria Municipal de Educação
Projeto leva estudantes da Classe Hospital da Associação Cruz Verde ao Museu da Língua Portuguesa
Secretaria Municipal de Educação
Pré-Jornada discute narrativas infantis e intencionalidade na educação infantil
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais celebram o Make Music Day 2025 com estudantes
Secretaria Municipal de Educação
Mais espaço de notícias, vídeos e integração com redes sociais no site da SME
Diretoria Regional de Educação Itaquera
SME organiza ações para o junho migrante em escolas
Relacionadas

NAAPAs são implantados na Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 09/10/2015 4h12 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Curso Aprendizagem da leitura e escrita: além do diagnóstico de dislexia
Publicado em: 09/10/2015 4h02 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Concursos de Remoção 2015 – Vagas Iniciais e Potenciais
Publicado em: 09/10/2015 12h28 - em Secretaria Municipal de Educação

DOT-P EJA promove formação em arte
Publicado em: 09/10/2015 12h12 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

CEI Jardim Colorado convida EMEF para apresentação musical
Publicado em: 09/10/2015 12h10 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus