Diálogos com a Rede na DRE Butantã

Encontro faz parte da série de visitas que representantes da SME estão fazendo em todas as regiões da cidade

Publicado em: 19/11/2015 13h32 | Atualizado em: 30/11/2020

chalita_dre_butanta.jpg

Durante a manhã do dia 16 de novembro, aconteceu no auditório do Centro Educacional Unificado (CEU) Butantã o encontro “Diálogos com a Rede”. Esta é a segunda vez que acontece essa rodada de visitas, do Secretário Municipal de Educação e sua equipe, em todas as Diretorias Regionais de Educação (DRE) do município; as pautas dessas reuniões abordam a apresentação da devolutiva da primeira rodada de visitas, além das escutas das falas das comunidades de cada região.

Estiveram presentes coordenadores pedagógicos, assistentes, diretores, professores, funcionários do quadro de apoio e administrativo, pais, alunos, supervisores escolares, representantes da Diretoria Regional de Educação dos setores da Diretoria de Orientação Técnico-pedagógica (DOT-P), Programas Especiais de Educação Integral e Diretoria de Planejamento.

Compuseram a mesa o Secretario Municipal de Educação, Gabriel Chalita, a Secretária Adjunta, Emilia Cipriano, o Diretor Regional de Educação do Butantã, André Bafume, a Diretora de Orientação Técnica de Ensino Fundamental e Médio, Fátima Antônio, a Diretora Técnica do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), Helena Novarett, e a Chefe da Assessoria Técnica e de Planejamento, Lourdes de Fátima.

Na abertura do evento apresentaram-se os grupos de danças Maracatu Passaredo, do Centro de Convivência Gracinha, e das dançarinas do projeto Cervantes Solidário. Ambas parcerias estabelecidas entre as escolas da região com entidades da sociedade civil.

Iniciando as falas, o Diretor André Bafume ressaltou que este evento dialoga com as ações que coletivamente a DRE tem construído em seu território, com suas escolas, pois ele e sua equipe se reúnem periodicamente por modalidade com as EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil), CEIs (Centros de Educação Infantil) diretos e conveniados, em uma ação chamada “Diálogos e Debates”. As pautas destas reuniões são criadas pelos próprios representantes das escolas.

Em seguida, a professora Emília Cipriano explicou a metodologia de elaboração do documento “Devolutiva”, destacou as conquistas da Educação Infantil, a construção do currículo do Ensino Fundamental, dos projetos Canta São Paulo e Na Mesma Mesa, da ampliação das AELs (Academias Estudantis de Letras) e elencou alguns dos desafios da Secretaria Municipal de Educação (SME), como a educação integral em tempo integral, o projeto paz nas escolas, a saúde dos professores, questões funcionais e estruturais.

Na parte do encontro onde foi dada a oportunidade de participação da plateia, representantes das EMEIs, das EMEFs, dos CEIs, e das famílias dirigiram-se ao microfone e teceram elogios, sugestões e preocupações sobre temas como contratos de trabalho, módulos, encontros de formação e saúde dos profissionais. Os que trouxeram documentos previamente elaborados em reuniões com os demais representantes do segmento puderam entregá-los nas mãos do Secretário.

Finalizando a manhã, o Secretário Municipal de Educação falou sobre a importância dessas visitas e ressaltou a preocupação da SME com o aceso das crianças às escolas, a qualidade da educação e a gestão democrática.

Veja a galeria de imagens

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação