Notícias

Dia Olímpico é celebrado na Rede Municipal de Ensino

Lançamento dos programas CEU Olímpico e Impulsiona com abertura da exposição “Brasil e os Jogos Olímpicos”

Publicado em: 23/06/2017 16h33 | Atualizado em: 04/05/2021

Dia_Olimpico_celebrado_Rede_Municipal_Ensino_740_x_430.jpg

Mundialmente, o dia 23 de junho é celebrado como o Dia Olímpico. A comemoração foi criada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1894, em Paris, com o propósito de marcar o renascimento dos Jogos Olímpicos na Era Moderna. Neste ano de 2017, as Secretarias Municipais de Educação e de Esporte e Lazer têm ainda mais motivos para festejar a data. Na próxima terça, 27 de junho, ocorrerá o lançamento dos programas CEU Olímpico e Impulsiona, além da abertura da exposição “Brasil e os Jogos Olímpicos”.

A exposição e os lançamentos dos programas ocorrerão no Centro Educacional Unificado (CEU) Meninos, a partir das 9h, e marcam uma série de ações que serão promovidas pela Secretaria Municipal de Educação com o intuito de incentivar a prática esportiva nas escolas municipais da cidade de São Paulo.

Entre as ações que preveem o aprimoramento da prática esportiva na Rede Municipal de Ensino (RME) estão o Programa CEU Olímpico, que encaminhará alunos que possuem interesse em iniciar alguma modalidade esportiva para a prática sistematizada em turmas de treinamento mais elaborado, ministradas pelos Analistas de Informações Culturais Desportivas – Educação Física nos CEUs, e o Programa Impulsiona. Realizado em parceria com o Instituto Península, essa iniciativa promoverá formação técnica, por meio de oficinas de aprimoramento esportivo e de educação esportiva, aos profissionais envolvidos nos Núcleos de Esportes e Lazer dos CEUs e dos Professores de Educação Física e Coordenadores Pedagógicos da RME.

A previsão é que o Programa CEU Olímpico atenda 120 escolas no segundo semestre, envolvendo 3.800 alunos sob a supervisão de 184 analistas esportivos dos CEUs.

“Ambas as iniciativas respondem à demanda de alunos que procuram locais para treinamento esportivo, incentivo a formação de equipes de competição, além de possibilitar o desenvolvimento do esporte nos CEUs e ampliar as reflexões das possibilidades educacionais esportivas nas escolas”, explica a Diretora da Divisão de Esportes da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral, Maria Alice Zimmermann.

Exposição Linha do tempo: Brasil e os Jogos Olímpicos – Sob a curadoria da pesquisadora do grupo de estudos Olímpicos da Universidade de São Paulo (USP), Katia Rubio, a exposição narra a participação dos atletas brasileiros ao longo da história das Olimpíadas, destacando os personagens mais impactantes e resgatando a memória do esporte olímpico brasileiro. Após o dia 17 de julho a mostra percorrerá outros CEUs.

Outras iniciativas de incentivo ao esporte – Desde 2007, estudantes da RME participam das edições das Olimpíadas Estudantis e das Paraolimpíadas Estudantis. Os eventos envolvem, por edição, cerca de 100 mil alunos em 14 modalidades esportivas e são organizados pela Divisão Esportiva da Coordenadoria dos CEUs (COCEU) e de Educação Integral da RME.

Serviço:

Lançamento dos programas CEU Olímpico e Impulsiona
Data: 27 de junho, 9 horas

Exposição: “Linha do tempo: Brasil e os Jogos Olímpicos”
Data: de 27 a 17 de julho

Local: CEU Meninos
Rua Barbinos, 111 – São João Clímaco – São Paulo

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto de mãe amamentando seu bebê. Ela está sentada em uma almofada vermelha e amarela

SME abre inscrições para campanha CEI Amigo do Peito 2022

Publicado em: 16/05/2022 8h34 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de Gravação De Vídeo Em Libras (1)

SME e TV Cultura produzem 3.330 vídeos inéditos em Libras com ajuda de instrutores surdos

Publicado em: 13/05/2022 4h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Visita Ao Theatro Muinicipal 02
Fotografia mostra seis pessoas em pé e uma sentada. A pessoa sentada é uma mulher, veste camiseta preta e está com os braços cruzados sobre a mesa. Ao seu lado esquerdo, há uma repórter, ela veste a camisa laranja da

Estudantes surdos produzem reportagens em vídeo em Libras pelo Imprensa Jovem no CIEJA Perus I

Publicado em: 13/05/2022 12h03 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

foto de uma sala com bebês, o chão é forrado com placas coloridas de emborrachado e alguns almofadões. Alguns bebês olham para a câmera. Ao fundo, Duas mulheres interagindo com eles

SME faz nova convocação de aprovados em concurso em diversos cargos

Publicado em: 13/05/2022 10h25 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.236