Notícias

Dia Mundial do Livro é comemorado com bibliotecas virtuais e acervos online

Iniciativa contribui para o acesso à cultura e educação do Brasil e do mundo

Publicado em: 23/04/2020 13h32 | Atualizado em: 30/11/2020
Imagem apresenta um livro aberto e vários outros elementos a sua volta (sol, arco íris, nuvens e um globo centralizado. No centro, os dizeres: Dia Mundial do Livro, logo abaixo, a data 23 de abril.

Nesta quinta-feira (23) é comemorado o Dia Mundial do Livro e a Secretaria Municipal de Educação (SME) separou 15 bibliotecas virtuais e acervos online para você acessar sem sair de casa, obras literárias de autores nacionais e internacionais

A data foi instituída oficialmente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1995, na cidade de Paris, com intuito de despertar a atenção das pessoas para a importância do hábito da leitura, além de homenagear três escritores da literatura internacional: William Shakespeare, Inca Garcilaso de la Veja e Miguel de Cervantes, que faleceram em 23 de abril de 1626.

Confira:

  1. Domínio Público

Lançado em novembro de 2004, o portal propõe o compartilhamento de conhecimentos, colocando à disposição de todos os usuários, uma biblioteca virtual que se constitui como referência para professores, estudantes, pesquisadores e para a população em geral.

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

 

  1. Centro de Referência Paulo Freire (CRPF)

Por meio do projeto “Memórias do Patrono da Educação Brasileira”, o CRPF disponibilizou de forma gratuita: fotografias, vídeos, áudios e textos do Educador. São 30 mil páginas de texto, mais de 500 fotos, 100 vídeos e áudio de cerca de 2 mil páginas de livros.

http://www.acervo.paulofreire.org/

 

  1. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Criada em 2005 e aberta ao público em 2013 na Universidade de São Paulo, a Biblioteca tem apoiado iniciativas de estudos, desenvolvendo quatro campos do saber: 1) Estudos Brasileiros; 2) História do Livro e da Leitura; 3) Tecnologia do Conhecimento e Humanidades Digitais; e 4) Preservação, conservação e restauração do livro e do papel. Parte do acervo físico está disponível em formato digital.

http://www.brasiliana.usp.br/

 

  1. Biblioteca Nacional (BN)

Com mais de 200 anos de história, é a mais antiga instituição cultural brasileira. Possui um acervo de aproximadamente 9 milhões de itens e, por isso, foi considerada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como uma das principais bibliotecas nacionais do mundo.

A BN assegura o registro e a guarda da produção intelectual nacional, além de possibilitar o controle, a elaboração e a divulgação da Bibliografia Brasileira corrente, bem como a defesa e a preservação da língua e da cultura nacionais. Possui um acervo digital com mais de dois milhões de documentos de acesso livre

http://bndigital.bn.gov.br/

 

  1. Arquivo Público do Estado de São Paulo

É responsável pela formulação de políticas públicas de gestão documental para o Governo do Estado, e possui um rico acervo formado de documentação sobre a história de São Paulo. Qualquer cidadão pode consultar gratuitamente este acervo, na sede do Arquivo Público ou pela internet. Já são mais de 400 mil imagens de documentos digitalizados e disponíveis para consulta no site.

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/

 

  1. Biblioteca Digital Mundial

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.

http://www.wdl.org/pt/

 

  1. Coleção Aplauso

Neste site, você encontra biografias de artistas, cineastas e dramaturgos além de roteiros de cinema, peças de teatro e a história de diversas emissoras de TV. Todo acervo digital pode ser acessado gratuitamente.

Você viaja pela história do cinema, da televisão e do teatro brasileiro na companhia de seus principais protagonistas. Uma ação para estudantes, pesquisadores e interessados na história da na cultura brasileira.

http://aplauso.imprensaoficial.com.br/

 

  1. Biblioteca Digital Camões

É um repositório da cultura em língua portuguesa, tendo como principal critério a publicação de obras integrais, para leitura gratuita, sem necessidade de registos ou subscrição.

http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes.html

 

  1. Biblioteca Digital da Escola de Música da UFRJ

Possui obras raras dos séculos XVI ao XVIII, manuscritos, autógrafos de alguns dos principais compositores brasileiros, documentos históricos, periódicos e iconografia.

http://www.docpro.com.br/escolademusica/bibliotecadigital.html

 

  1. Biblioteca digital de obras raras, especiais e documentação histórica da USP

Lançada em 2013, é constituída de material bibliográfico diversificado – livros, folhetos, revistas, jornais dentre outras tipologias do século XV a XX.

http://obrasraras.sibi.usp.br/

 

  1. Biblioteca Digital da Unesp

A Biblioteca oferece acesso às coleções de música, mapas, livros, jornais e documentos que contam a história do estado, além de manter uma parceria com a Biblioteca Nacional, o Arquivo Público do Estado de São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade.

https://bibdig.biblioteca.unesp.br/

 

  1. Biblioteca Virtual Infantil – Universidade Federal de Juiz de Fora

Desenvolvida para incentivar e motivar os estudantes à leitura, em especial as crianças e jovens que ainda não criaram e enraizaram o hábito de ler, a Biblioteca Virtual Infantil, além disponibilizar livros de diversos assuntos, permite que os alunos interajam entre si e suas próprias histórias na construção dos textos.

http://www.ufjf.br/bibliotecavirtualinfantil/

 

  1. Bibliotecas Virtuais Temáticas do IBICT

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCT) mantém um portal de bibliotecas digitais que tratam sobre os seguintes temas: artes cênicas, estudos culturais, inovação tecnológica, literatura, matemática, mulher, saúde mental e saúde reprodutiva.

http://prossiga.ibict.br/bibliotecas/

 

  1. Biblioteca Pública de Nova York – Estados Unidos

Este site é um banco de dados vivo com novos materiais adicionados todos os dias, apresentando impressões, fotografias, mapas, manuscritos, streaming de vídeo e muito mais.

https://digitalcollections.nypl.org/

 

  1. Biblioteca Europeia (Europeana)

A coleção da Biblioteca possui mais de 170 milhões de itens que incluem artefatos de todas as épocas da civilização escrita. Mantem o arquivo nacional de publicações impressas e digitais, adicionando cerca de três milhões de novos itens à nossa coleção a cada ano.

https://www.bl.uk/

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212