Notícias

Dia da Família agita EMEF Almirante Tamandaré

A escola da Vila Maria abriu suas portas mais uma vez e ofereceu atividades culturais, de saúde e bem-estar à comunidade.

Publicado em: 23/05/2016 15h31 | Atualizado em: 30/11/2020
EMEF_almirante_tamandare_740_x_430.jpg
Familiares em oficina de artesanato.

Matéria redigida pela Equipe Imprensa Jovem Rádio Calafrio.
Poderia ser apenas mais um evento interno para a equipe da Rádio Calafrio e Imprensa Jovem da EMEF Almirante Tamandaré cobrir, se não fosse o fato de ser véspera do Dia das Mães e o Dia da Família na Escola.

Nem mesmo o frio da manhã do sábado, dia 7 de maio, afastou o encontro da comunidade com a escola, que mostrou mais uma vez o porquê desse dia ser tão importante. “É um dia para se ter mais aproximação entre as famílias, alunos e a escola. Fiquei muito contente com o que vi, principalmente com os trabalhos dos alunos e professores junto das famílias”, comenta o diretor da escola, Arli José Fernandes.

Em salas decoradas e acolhedoras, os professores e os estagiários montaram oficinas de: porta recado, chaveiro, porta moedas, carteirinha, porta guardanapo e porta copo, artesanato utilizando coador de café, palito de unha e porta lixa. Além disso, outros espaços como quadras, salas de leitura e informática ofereceram atividades de: vivência indígena (com apresentações musicais e pintura corporal), jogos (xadrez, dama, ping pong etc), atividades físicas como zumba e alongamento e oficina de aromatizantes de citronela. “Pude participar de todas as oficinas com meu filho e é uma integração muito boa, ele ficou muito feliz!”, afirma a vice-diretora, Tania Cavalcanti.

Para a professora do Projeto de Rádio, Ludmilla Mignaco, “um dos grandes desafios da escola pública é tornar-se um espaço democrático, reflexivo e inclusivo. É visível que a cada ano aumenta o número de pessoas no Dia da Família na Escola” . Para a coordenadora pedagógica, Simone Silva, “isso é reflexo de ações pedagógicas que valorizam a diversidade social e cultural de toda comunidade, as famílias sentem o acolhimento por parte da nossa escola”.

Uma das professoras responsáveis pela oficina de porta recado de EVA, Noelise Faustino, “a escola sempre faz desse dia uma grande festa com as famílias, um dia único, a equipe gestora e os professores trabalham muito para construir isso e criar esse clima agradável”.

Ainda de acordo com Ludmilla Mignaco, hoje, “a escola é uma instituição reinventada, emancipadora e cidadã, capaz de dar mais significado aos processos de aprendizagem e à própria vida dos alunos. Toda ação pedagógica da EMEF Almirante Tamandaré está alicerçada no cuidado, na sensibilidade e na construção de uma identidade do aluno com a escola.

Quando falamos em família também não podemos ignorar as mudanças ocorridas nos últimos anos. “Observamos uma mudança na configuração familiar e sentimos a necessidade de nos aproximar dessas famílias e de ouvi-las. O Dia da Família auxilia nesse processo de diálogo”, complementa Daniela N. dos Santos, Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Conheça a Rádio Calafrio.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra fotografia da fachada do CEU São Miguel com o símbolo de libras

CEU São Miguel promove palestra sobre Libras no sábado (10)

Publicado em: 07/05/2025 1h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes e professora em sala de aula.

Estão disponíveis vagas remanescentes para o Educavest, cursinho pré-vestibulinho gratuito oferecido nos CEUs

Publicado em: 07/05/2025 11h47 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia em ângulo fechado de duas mãos costurando um tecido lilás.

CEU Heliópolis oferece cursos gratuitos para a comunidade em maio

Publicado em: 07/05/2025 9h34 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Estudante usando um notebook com atividades de matemática

EMEF Paulo Duarte diversifica ensino de Matemática com jogos e brincadeiras

Publicado em: 06/05/2025 5h17 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Arte com fundo amarelo e roxo, no centro há o logotipo da Semana de Estudo e Leitura, com dois bonecos em cima de um livro aberto.

14ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura começa nesta segunda-feira (5)

Publicado em: 05/05/2025 11h31 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.513