Notícias

Dezembro Migrante: Construindo Propostas de Combate à Xenofobia

Entre outubro e dezembro 50 educadores participaram de curso que celebra a diversidade dos povos.

Publicado em: 22/12/2023 16h19 | Atualizado em: 22/12/2023
imagem com desenho de um globo terrestre

No mês em que se celebra o Dia Internacional dos Migrantes (18 de dezembro), 50 educadores da Rede Municipal de Educação finalizaram o curso “Dezembro Migrante: Construindo Propostas de Combate à Xenofobia”. A iniciativa, promovida pela Divisão de Currículo, por meio do Núcleo de Educação Étnico Racial – Migrante, foi iniciada em outubro com uma visita ao Museu da Imigração. 

Já no primeiro encontro os participantes puderam conhecer a história do museu, que já foi uma hospedaria de migrantes, e iniciar o planejamento de visitas com suas turmas.

A cidade de São Paulo, que nos últimos anos têm testemunhado um aumento significativo na chegada de migrantes internacionais, recebeu, em 2023, mais de 11 mil alunos migrantes de mais de 100 nacionalidades diferentes. Além disso, mais de 19 mil matrículas foram realizadas para alunos brasileiros cujos responsáveis nasceram em outros países, reforçando a potência da diversidade cultural na Rede Municipal de Ensino.

Carolinne Mendes, responsável pela frente Povos Migrantes do NEER, destacou a importância da visita prévia: “A formação possibilitou que os profissionais da educação pudessem planejar a visita cuidadosamente, começando a sensibilização para os temas que seriam tratados no Museu da Imigração.”

Como atividade de conclusão da formação, os(as) cursistas apresentaram seus percursos, utilizando diversas abordagens para sensibilizar os alunos sobre a temática da migração. Segundo Carolinne, “Percebemos que alguns iniciaram essa sensibilização com o uso de livros literários com o tema da migração que já estavam nas escolas, por exemplo, outros utilizaram vídeos e imagens que sugerimos. Assim, possibilitaram que a visita fizesse sentido. Muitas turmas depois continuaram o estudo a partir dos conteúdos do museu e da preservação de memória, algumas, por exemplo, montaram suas próprias coleções na escola, colocando em prática a ideia de curadoria e sempre com o olhar que tornasse visível a diversidade.”

A diversidade de métodos não apenas sensibilizou os educadores, mas também permitiu a construção de propostas eficazes de combate à xenofobia, fortalecendo a rede educacional como um ambiente acolhedor e plural.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

POEI – Formulários e documentação

POEI – Formulários e documentação

Publicado em: 13/05/2016 2h04 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Coletânea de Textos Legais 2016

Coletânea de Textos Legais 2016

Publicado em: 13/05/2016 12h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Plateia SME - edição 15 de junho

Plateia SME – edição 12 de maio

Publicado em: 13/05/2016 10h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Saiba como participar do Plateia SME e Plateinha

Plateia SME e Plateia SME Convida – edição de 11 de maio

Publicado em: 12/05/2016 6h55 - em CEU e COCEU

CEU Água Azul revela campeões em competição internacional de caratê
1 1.276 1.277 1.278 1.279 1.280 1.498