Notícias

Desafio do MIT coloca o Imprensa Jovem entre os 30 projetos mais inovadores do país

Reconhecimento ao trabalho realizado há mais de uma década na Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 09/03/2018 17h01 | Atualizado em: 04/05/2021

MIT_30_projetos_IJ_740_x_430.jpg

A proposta Agência de Notícias Imprensa Jovem, idealizada pelo professor e Coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME), Carlos Lima, foi classificada entre as 30 finalistas do Desafio Aprendizagem Criativa Brasil, iniciativa do MIT Media Lab e da Fundação Lemann que fomenta a implementação de soluções inovadoras para ajudar a tornar a educação brasileira mais significativa, colaborativa e lúdica.

Segundo os organizadores, o desafio foi muito concorrido e recebeu propostas diversas de todo o país. Das 213 propostas submetidas, 30 passaram para a fase final, e apenas 8 foram selecionadas para a fellowship e receberão apoio para a sua implementação. O processo de seleção envolveu 28 avaliadores independentes e mais uma equipe da Lemann e do MIT. As propostas foram avaliadas a partir de critérios de relevância, viabilidade, potencial de impacto, diversidade geográfica, diversidade temática, e inovação.

Conheça os projetos finalistas

Sobre o Imprensa Jovem – O Imprensa Jovem, ao longo de mais de uma década, tem mostrado seu protagonismo no desenvolvimento nas aprendizagens dos estudantes. São mais de 250 agências de notícias com a participação de cerca de 5 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

O coordenador do Núcleo de Educomunicacao salienta o potencial pedagógico do projeto na Educação básica. “O Imprensa Jovem está presente em todas as modalidades de Ensino: na Educação Infantil, Ensino Fundamental ao Ensino Médio, na formação de educadores indígenas guaranis e na Educação Bilíngue Surda. O estudante ganha espaço para uma expressão comunicativa e criativa”, observa Carlos.

As redes sociais facilitam a propagação das notícias elaboradas pelo programa e tornam as agências de notícias da Imprensa Jovem aliadas na comunicação da escola com a comunidade. A Imprensa Jovem adota tecnologias livres, celulares e internet como meio de propagação das informações desenvolvidas pelos estudantes. Isso possibilita que cada escola equipada com laboratório de informática no país possa crie sua própria agência de notícias.

“O desafio agora para a Imprensa Jovem é integrar o currículo promovendo alfabetização midiática, contribuindo para articulação das mídias nos processos educativos e ampliando os canais de diálogos, participação e colaboração na comunidade escolar”, conta o Coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME. 

Propostas selecionadas – Entre as 30 propostas finalistas figuram mais iniciativas de professores da Rede Municipal de Ensino, como a “Iniciação à Robótica e Programação: ‘Possibilidades pedagógicas a explorar em uma perspectiva de aprendizagem criativa’”, de Kátia Souza e Rui Zanchetta Fernandes Correa, da EMEFM Derville Alegretti e “Robótica com sucata, promovendo sustentabilidade”, de Débora Denise Dias Garofalo, da EMEF Almirante Ary Parreiras. Já o projeto “Escola de Aventureiros”, de Gislaine Batista Munhoz, da EMEF Rivadávia Marques Júnior, foi uma das 8 selecionadas para o fellowship.

Aplicativo Imprensa Jovem – Para conhecer, acessar conteúdos para implementar o projeto Imprensa Jovem e cadastrar sua agência de notícias, acesse o aplicativo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ensino Médio Foto

Ensino Médio na Rede Municipal de São Paulo está com inscrições abertas

Publicado em: 12/08/2022 5h47 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora com crianças de educação Infantil
Ilustração com retrato de Marina Colasant

Marina Colasanti será homenageada pela Academia Estudantil de Letras

Publicado em: 12/08/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner de divulgação do V Seminário Agosto Indígena - 2022 - Indígenas na cidade, São Paulo Terra Indígena. Fotografia estilizada de crianças indígenas brincando em uma árvore. Ao fundo, imagem estilizada de pontos turísticos da cidade de São Paulo.

SME promove seminário ‘Agosto Indígena’ no Theatro Municipal de SP nesta segunda (15)

Publicado em: 11/08/2022 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Quatro estudantes estão sentadas em suas carteiras, há um livro na frente deles. Uma menina aparece à frente da fotografia, os outros estão desfocados mais ao fundo.

Dia do Estudante: Veja sete curiosidades da Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/08/2022 1h23 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.262