Notícias
Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas
Formação oferecida pela SME visa aproximar educadores da Rede Municipal de espaços culturais e fomentar ações pedagógicas inclusivas e transformadoras
Publicado em: 06/06/2025 17h11 | Atualizado em: 06/06/2025
A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão de Currículo, oferece o curso “Multiculturalismo e Combate à Discriminação: Diálogos Pedagógicos entre Escola e Museu”, que promove e diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas, voltado para educadores da Rede Municipal de Ensino. A formação busca fortalecer práticas pedagógicas antirracistas, alinhadas aos princípios do Currículo da Cidade, ações incluem visita guiada ao Museu Judaico de São Paulo.
Com carga horária total de 20 horas, sendo 6 presenciais e 14 a distância, o curso propõe reflexões a partir da experiência educativa do Museu Judaico de São Paulo, promovendo o enfrentamento de preconceitos, racismo estrutural, antissemitismo e outras formas de discriminação presentes na sociedade e nos espaços escolares. O público-alvo são educadores que atuam, prioritariamente, nas unidades educacionais participantes do Programa São Paulo Integral (SPI).
Na última semana, o grupo de mais de 80 educadores participou de uma visita guiada ao Museu Judaico de São Paulo, como parte da formação. A iniciativa reconhece o potencial pedagógico dos espaços culturais da cidade como aliados no processo de ensino e aprendizagem. Os participantes são instigados a elaborar propostas de ação pedagógica a partir das experiências proporcionadas ao longo da formação, que conta com visita mediada à exposição do Museu, elaboração de sequência didática, atividades em grupo, leituras, vídeos e análise de imagens.
Objetivos do curso
Entre os objetivos do curso, destacam-se: reconhecer as potencialidades educativas do Museu Judaico e dos territórios do saber; aproximar o planejamento pedagógico das escolas aos espaços culturais da cidade; fortalecer práticas que promovam a cultura de paz e o combate a estereótipos, preconceitos, racismo e xenofobia; refletir sobre identidade judaica, imigração e pluralismo cultural; e produzir um plano de ação que dialogue com a realidade das unidades escolares.
As atividades serão distribuídas entre um encontro presencial e módulos assíncronos, abordando temas como educação integral e cidades educadoras, justiça restaurativa no contexto escolar; pedagogia antirracista e diversidade; identidade judaica, imigração e pluralismo cultural; e experiências de vida, elaboração e sentido.
Acesse a lauda do curso.
Conheça o Museu Judaico de São Paulo.
Acesse a página da Educação Integral.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Penha
Estudantes da EMEF Guilherme de Almeida celebram agosto com o “Leituraço Indígena”
Diretoria Regional de Educação São Mateus
EMEI Pestalozzi promove reunião pedagógica inspiradora sobre inovação e compromisso na Educação Infantil
Diretoria Regional de Educação Guaianases
DRE Guaianases promove 9º VEM – Vozes Estudantis em Movimento
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
CEU Alvarenga oferece aulas de Zumba gratuitas para a comunidade
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Dia da Família do CEI Maria José Vasconcelos Mankel é celebrado com visita ao Pico do Jaraguá
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Nova EMEI Gilberto Dimenstein abre portas no Jardim Nazareth com espaços modernos e sustentáveis
Relacionadas

Tutores Presenciais – Especialização em Gestão em Enfermagem – UNIFESP/UAB
Publicado em: 10/03/2015 2h59 - em CEU e COCEU

Tutores a distância – Especialização em Gestão em Enfermagem – UNIFESP/UAB
Publicado em: 09/03/2015 4h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Biblioteca da SME organiza exposição sobre o aniversário da cidade de São Paulo
Publicado em: 30/01/2015 2h34 - em Acervo

Aperfeiçoamento em Acessibilidade na Atividade Física Escolar – UFJF
Publicado em: 23/01/2015 3h12 - em Secretaria Municipal de Educação

Inscrições para Aperfeiçoamento em Educação Científica – UFMG/UAB
Publicado em: 16/01/2015 11h20 - em CEU e COCEU