Notícias

Curso de mindfulness é oferecido para educadores da DRE Santo Amaro

Formação trabalha habilidades socioemocionais, controle das funções executivas, regulação emocional e manejo do estresse

Publicado em: 23/04/2018 15h01 | Atualizado em: 30/11/2020

mindfulness_740_x_430.jpg

O Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – Mente Aberta da Universidade Federal de São Paulo, em parceria com a Divisão dos CEUs e da Educação Integral (DICEU) e o Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, está oferecendo o primeiro Programa de Promoção da Saúde baseado em Mindfulness para educadores – MBHP-educa. Participam da formação 30 professores de unidades do território da DRE Santo Amaro. O curso começou no dia 10 de março, termina no dia 12 de maio e está sendo realizado no Centro Mente Aberta – Campus Santo Amaro.

As habilidades aprendidas através do mindfulness, como habilidades socioemocionais, controle das funções executivas, regulação emocional e manejo do estresse, são considerados elementos importantes a serem trabalhados nas instituições de ensino com o intuito de reduzir a incidência dos transtornos mentais e burnout (sindrome do esgotamento profissional) em educadores, além de aprimorar as competências socioemocionais no contexto escolar.

Os programa MBHP-educa foi desenvolvido pela equipe de pesquisadores Dr. Marcelo Marcos Piva Demarzo, Dra Daniela Rodrigues de Oliveira e Dr. Alex Mourão Terzi e pelos instrutores José Carlos Fuscella e Valéria Polizzi do Centro Brasileiro Mente Aberta da UNIFESP. O Dr. Alex é professor do Institudo Federal Sudeste de Mians Gerais, campus São João del Rei e o Dr. Marcelo Demarzo é o coordenador do Centro Mente Aberta – UNIFESP. Além da participação dos criadores do programa, o programa MBHP-educa também conta com a partcipação da instrutora Odisséia Martins (Mente Aberta – UNIFESP) e da pesquisadora Dra Vânia D’Almeida (Departamento de Psicobiologia da UNIFESP). Esse programa é exclusivamente destinado para a promoção da saúde do educador.

Um curso de curta duração sobre Neurociências e Aprendizagem Socioemocional, cujo objetivo era refletir sobre alguns aspectos, entre muitos, que potencializam e promovem o aprendizado, foi realizado a 12 educadores durante os dias 6 a 8 de abril. O curso foi desenvolvido pela Drª Daniela Oliveira, pesquisadora convidada do departamento de Patologia da UNIFESP e pesquisadora do Centro Mente Aberta, e contou com a participação da Marianna Cecyn e de duas alunas de iniciação científica Thariny Oliveira e MariCarmen Sandri.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Sala de aula onde os estudantes estão sentados de costas para a foto. Na frente deles há uma tela mostrando uma vídeo chamada. Eles veem diversos quadrados pequenos com as pessoas que estão participando da ligação.

Prefeituras de SP e Copenhague buscam solução que diminua a temperatura das salas de aula paulistanas

Publicado em: 08/05/2025 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes em sala de aula.

SME publica plano de reposição de conteúdo para estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 08/05/2025 2h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Trem de madeira com as letras AEL.

SME promove curso para Gestão, Articulação e Acompanhamento do projeto AEL

Publicado em: 08/05/2025 1h58 - em Academia Estudantil de Letras

Foto Fachada Ceu Jaçanã

Estão abertas as inscrições para cursos de empreendedorismo no CEU Jaçanã

Publicado em: 08/05/2025 1h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Alfabetização Selo Ouro

Alunos faltam menos às aulas nas escolas públicas da Prefeitura de SP

Publicado em: 08/05/2025 10h42 - em Secretaria Municipal de Educação

1 18 19 20 21 22 1.533