Notícias
Curso de mindfulness é oferecido para educadores da DRE Santo Amaro
Formação trabalha habilidades socioemocionais, controle das funções executivas, regulação emocional e manejo do estresse
Publicado em: 23/04/2018 15h01 | Atualizado em: 30/11/2020
O Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – Mente Aberta da Universidade Federal de São Paulo, em parceria com a Divisão dos CEUs e da Educação Integral (DICEU) e o Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, está oferecendo o primeiro Programa de Promoção da Saúde baseado em Mindfulness para educadores – MBHP-educa. Participam da formação 30 professores de unidades do território da DRE Santo Amaro. O curso começou no dia 10 de março, termina no dia 12 de maio e está sendo realizado no Centro Mente Aberta – Campus Santo Amaro.
As habilidades aprendidas através do mindfulness, como habilidades socioemocionais, controle das funções executivas, regulação emocional e manejo do estresse, são considerados elementos importantes a serem trabalhados nas instituições de ensino com o intuito de reduzir a incidência dos transtornos mentais e burnout (sindrome do esgotamento profissional) em educadores, além de aprimorar as competências socioemocionais no contexto escolar.
Os programa MBHP-educa foi desenvolvido pela equipe de pesquisadores Dr. Marcelo Marcos Piva Demarzo, Dra Daniela Rodrigues de Oliveira e Dr. Alex Mourão Terzi e pelos instrutores José Carlos Fuscella e Valéria Polizzi do Centro Brasileiro Mente Aberta da UNIFESP. O Dr. Alex é professor do Institudo Federal Sudeste de Mians Gerais, campus São João del Rei e o Dr. Marcelo Demarzo é o coordenador do Centro Mente Aberta – UNIFESP. Além da participação dos criadores do programa, o programa MBHP-educa também conta com a partcipação da instrutora Odisséia Martins (Mente Aberta – UNIFESP) e da pesquisadora Dra Vânia D’Almeida (Departamento de Psicobiologia da UNIFESP). Esse programa é exclusivamente destinado para a promoção da saúde do educador.
Um curso de curta duração sobre Neurociências e Aprendizagem Socioemocional, cujo objetivo era refletir sobre alguns aspectos, entre muitos, que potencializam e promovem o aprendizado, foi realizado a 12 educadores durante os dias 6 a 8 de abril. O curso foi desenvolvido pela Drª Daniela Oliveira, pesquisadora convidada do departamento de Patologia da UNIFESP e pesquisadora do Centro Mente Aberta, e contou com a participação da Marianna Cecyn e de duas alunas de iniciação científica Thariny Oliveira e MariCarmen Sandri.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Ano letivo na Rede Municipal da capital paulista começa no dia 04 de fevereiro conforme calendário escolar
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Classificação Prévia dos Inscritos para Exercício Transitório de Cargos Vagos e Disponíveis de Supervisor Escolar DRE Ipiranga / 2026
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes e professora são vencedores em quatro categorias do 15º Prêmio CET de Educação de Trânsito
Secretaria Municipal de Educação
Processo seletivo para atuação de professores nos CELPs segue aberto até sexta-feira (05)
Secretaria Municipal de Educação
SME lança a publicação “Grêmio em Foco” para orientar e potencializar as ações de protagonismo estudantil
Secretaria Municipal de Educação
6º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis reúne estudantes e educadores para diálogo, apresentação e premiação
Relacionadas
Aulas inaugurais da UAB
Publicado em: 14/08/2014 10h29 - em CEU e COCEU