Notícias

Curso de mindfulness é oferecido para educadores da DRE Santo Amaro

Formação trabalha habilidades socioemocionais, controle das funções executivas, regulação emocional e manejo do estresse

Publicado em: 23/04/2018 15h01 | Atualizado em: 30/11/2020

mindfulness_740_x_430.jpg

O Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – Mente Aberta da Universidade Federal de São Paulo, em parceria com a Divisão dos CEUs e da Educação Integral (DICEU) e o Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, está oferecendo o primeiro Programa de Promoção da Saúde baseado em Mindfulness para educadores – MBHP-educa. Participam da formação 30 professores de unidades do território da DRE Santo Amaro. O curso começou no dia 10 de março, termina no dia 12 de maio e está sendo realizado no Centro Mente Aberta – Campus Santo Amaro.

As habilidades aprendidas através do mindfulness, como habilidades socioemocionais, controle das funções executivas, regulação emocional e manejo do estresse, são considerados elementos importantes a serem trabalhados nas instituições de ensino com o intuito de reduzir a incidência dos transtornos mentais e burnout (sindrome do esgotamento profissional) em educadores, além de aprimorar as competências socioemocionais no contexto escolar.

Os programa MBHP-educa foi desenvolvido pela equipe de pesquisadores Dr. Marcelo Marcos Piva Demarzo, Dra Daniela Rodrigues de Oliveira e Dr. Alex Mourão Terzi e pelos instrutores José Carlos Fuscella e Valéria Polizzi do Centro Brasileiro Mente Aberta da UNIFESP. O Dr. Alex é professor do Institudo Federal Sudeste de Mians Gerais, campus São João del Rei e o Dr. Marcelo Demarzo é o coordenador do Centro Mente Aberta – UNIFESP. Além da participação dos criadores do programa, o programa MBHP-educa também conta com a partcipação da instrutora Odisséia Martins (Mente Aberta – UNIFESP) e da pesquisadora Dra Vânia D’Almeida (Departamento de Psicobiologia da UNIFESP). Esse programa é exclusivamente destinado para a promoção da saúde do educador.

Um curso de curta duração sobre Neurociências e Aprendizagem Socioemocional, cujo objetivo era refletir sobre alguns aspectos, entre muitos, que potencializam e promovem o aprendizado, foi realizado a 12 educadores durante os dias 6 a 8 de abril. O curso foi desenvolvido pela Drª Daniela Oliveira, pesquisadora convidada do departamento de Patologia da UNIFESP e pesquisadora do Centro Mente Aberta, e contou com a participação da Marianna Cecyn e de duas alunas de iniciação científica Thariny Oliveira e MariCarmen Sandri.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos reconhecerá 12 projetos
Educadores da RME ganham título de Especialistas em Educação Especial

Educadores da RME ganham título de Especialistas em Educação Especial

Publicado em: 04/12/2015 6h34 - em Educação Especial

Secretários municipais visitam a EMEBS Helen Keller

Secretários municipais visitam a EMEBS Helen Keller

Publicado em: 04/12/2015 5h14 - em Educação Especial

Encerramento do projeto “Escola sem fronteira”

Encerramento do projeto “Escola sem fronteira”

Publicado em: 04/12/2015 2h20 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Legislação – Escolas Privadas

Legislação – Escolas Privadas

Publicado em: 04/12/2015 10h48 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 1.405 1.406 1.407 1.408 1.409 1.465