Notícias
Curso de mindfulness é oferecido para educadores da DRE Santo Amaro
Formação trabalha habilidades socioemocionais, controle das funções executivas, regulação emocional e manejo do estresse
Publicado em: 23/04/2018 15h01 | Atualizado em: 30/11/2020O Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – Mente Aberta da Universidade Federal de São Paulo, em parceria com a Divisão dos CEUs e da Educação Integral (DICEU) e o Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, está oferecendo o primeiro Programa de Promoção da Saúde baseado em Mindfulness para educadores – MBHP-educa. Participam da formação 30 professores de unidades do território da DRE Santo Amaro. O curso começou no dia 10 de março, termina no dia 12 de maio e está sendo realizado no Centro Mente Aberta – Campus Santo Amaro.
As habilidades aprendidas através do mindfulness, como habilidades socioemocionais, controle das funções executivas, regulação emocional e manejo do estresse, são considerados elementos importantes a serem trabalhados nas instituições de ensino com o intuito de reduzir a incidência dos transtornos mentais e burnout (sindrome do esgotamento profissional) em educadores, além de aprimorar as competências socioemocionais no contexto escolar.
Os programa MBHP-educa foi desenvolvido pela equipe de pesquisadores Dr. Marcelo Marcos Piva Demarzo, Dra Daniela Rodrigues de Oliveira e Dr. Alex Mourão Terzi e pelos instrutores José Carlos Fuscella e Valéria Polizzi do Centro Brasileiro Mente Aberta da UNIFESP. O Dr. Alex é professor do Institudo Federal Sudeste de Mians Gerais, campus São João del Rei e o Dr. Marcelo Demarzo é o coordenador do Centro Mente Aberta – UNIFESP. Além da participação dos criadores do programa, o programa MBHP-educa também conta com a partcipação da instrutora Odisséia Martins (Mente Aberta – UNIFESP) e da pesquisadora Dra Vânia D’Almeida (Departamento de Psicobiologia da UNIFESP). Esse programa é exclusivamente destinado para a promoção da saúde do educador.
Um curso de curta duração sobre Neurociências e Aprendizagem Socioemocional, cujo objetivo era refletir sobre alguns aspectos, entre muitos, que potencializam e promovem o aprendizado, foi realizado a 12 educadores durante os dias 6 a 8 de abril. O curso foi desenvolvido pela Drª Daniela Oliveira, pesquisadora convidada do departamento de Patologia da UNIFESP e pesquisadora do Centro Mente Aberta, e contou com a participação da Marianna Cecyn e de duas alunas de iniciação científica Thariny Oliveira e MariCarmen Sandri.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
DRE Campo Limpo realiza Caminhada da Paz e Feira do Migrante 2025
Secretaria Municipal de Educação
Prorrogadas as inscrições para o Prêmio “Professor em Destaque” até 29 de setembro
Secretaria Municipal de Educação
Programação de palestras do FEBReS começa no dia 22 de setembro nos CEUs
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Bike Literária leva livros, afeto e ocupação poética pelas ruas da cidade com escolas da DRE Ipiranga
Secretaria Municipal de Educação
SME lança curso inédito que une Educomunicação e Educação Inclusiva
Secretaria Municipal de Educação
Setembro Verde: CEUs recebem programação cultural que reforça conscientização e protagonismo de pessoas com deficiência
Relacionadas

Segundo dia do Seminário Latino-Americano sobre Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
Publicado em: 01/12/2016 3h21 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Primeiro dia do Seminário Latino-Americano sobre Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
Publicado em: 01/12/2016 3h21 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Questionário de avaliação – Inovações para a Qualidade da Educação: da Gestão à Sala de Aula
Publicado em: 01/12/2016 11h03 - em Secretaria Municipal de Educação

Estagiários da CODAE exibem trabalhos de intervenção educacional
Publicado em: 30/11/2016 5h51 - em Alimentação Escolar

Escolas municipais participam do projeto “Aprendizagem Criativa: Mão na Massa”
Publicado em: 30/11/2016 5h48 - em Educação Infantil