Notícias
Currículo Integrador da Infância Paulistana
Vídeo mostra diversas experiências de integração das infâncias entre escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental
Publicado em: 28/12/2016 12h06 | Atualizado em: 30/11/2020A Secretaria Municipal de Educação apresenta o vídeo “Currículo Integrador da Infância Paulistana”, realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e fruto de diversas experiências de integração das infâncias presentes nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
Os relatos provocam a ressignificação do lugar da vida das crianças nos diferentes espaços educativos, considerando a beleza, a criatividade, a vivacidade e a curiosidade próprias dos bebês, crianças e adolescentes, que assumem a centralidade dos processos educativos.
O documento “Currículo Integrador da Infância Paulistana” inicia o diálogo sobre concepções e princípios com uma reflexão: “O que nos une?” : “Bebês e crianças (0-12 anos) constituem o eixo que une, congrega e justifica a construção e a consolidação de um currículo integrador que supere modelos curriculares fragmentados e descontínuos e considere bebês e crianças e jovens na sua integralidade (e não como pessoas a quem falta algo).”
Assim, a escuta, participação e autoria são incentivados desde o berçário e vão assumindo outras dimensões ao longo da Educação Infantil e Ensino Fundamental, como por exemplo a participação das crianças e jovens no Grêmio.
Os relatos também convidam a outras reflexões: “Bebês, crianças ou alunos? Quais os desafios de entender a criança ao longo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental? Superando as formas como se têm tratado as crianças de acordo com etapas de desenvolvimento (a criança é uma até os três anos, torna-se outra dos 3 aos 6 anos e outra, ainda, dos 6 aos 12 anos), o Currículo Integrador defende que as potencialidades dos bebês e das crianças se ampliam à medida que vivem experiências que sejam organizadas e apoiadas por educadoras e educadores e ao mesmo tempo sejam desafiadoras das ações das possibilidades das crianças.”
As concepções e princípios que subsidiam as reflexões sobre as diversas infâncias e seus direitos, evidenciados no Currículo Integrador da Infância Paulistana e presentes nesse vídeo, assentam-se na promoção da autoria, do protagonismo, da construção de conhecimento por bebês, crianças, educadores e familiares, do acesso ao conhecimento produzido pela humanidade, do reconhecimento das diversidades, da valorização das diferenças e do compromisso com a igualdade.
No intuito de promover reflexões sobre as práticas pedagógicas com vistas a um processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental que articule os trabalhos desenvolvidos, a Secretaria Municipal de Educação convida para a apreciação desses momentos que trazem a importância da integralidade e dos distintos percursos integradores entre e nas etapas da Educação Básica.
Assista abaixo ao vídeo.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Piquenique no Parque Jacuí reúne crianças e famílias em dia de aprendizado e afeto
Secretaria Municipal de Educação
Editoras interessadas podem se inscrever para o Fli Sampa
Secretaria Municipal de Educação
SME abre credenciamento para especialistas em jogos de tabuleiro e mestres de xadrez
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Projeto Brasileirinhos no CEU Aricanduva promove inclusão e desenvolvimento de talentos com coordenação de Daiane dos Santos
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Projeto em 3D da EMEF Dias Gomes une tecnologia, pesquisa e criatividade
Secretaria Municipal de Educação
SME reforça importância de atualização dos dados cadastrais dos estudantes para organização do ano letivo
Relacionadas

Estão abertas as inscrições para o 2º Encontro de Agroecologia e Agricultura Familiar para entidades mantenedoras de unidades parceiras da Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 21/06/2024 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

SME abre inscrições para processo seletivo de Coordenador de Polo de Apoio Presencial da Rede UniCEU
Publicado em: 21/06/2024 2h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Imprensa Jovem e Motoca na Praça serão apresentados no Festival LED – Luz na Educação neste fim de semana no Rio de Janeiro
Publicado em: 20/06/2024 7h04 - em Educomunicação

Unidades Educacionais e CEUs da capital paulista promovem atividades para celebração global do Make Music Day
Publicado em: 20/06/2024 4h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Imprensa Jovem da EMEF Josué de Castro participa de aula de Educomunicação na ECA/USP
Publicado em: 19/06/2024 11h59 - em Educomunicação