Notícias
Currículo Integrador da Infância Paulistana
Vídeo mostra diversas experiências de integração das infâncias entre escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental
Publicado em: 28/12/2016 12h06 | Atualizado em: 30/11/2020A Secretaria Municipal de Educação apresenta o vídeo “Currículo Integrador da Infância Paulistana”, realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e fruto de diversas experiências de integração das infâncias presentes nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
Os relatos provocam a ressignificação do lugar da vida das crianças nos diferentes espaços educativos, considerando a beleza, a criatividade, a vivacidade e a curiosidade próprias dos bebês, crianças e adolescentes, que assumem a centralidade dos processos educativos.
O documento “Currículo Integrador da Infância Paulistana” inicia o diálogo sobre concepções e princípios com uma reflexão: “O que nos une?” : “Bebês e crianças (0-12 anos) constituem o eixo que une, congrega e justifica a construção e a consolidação de um currículo integrador que supere modelos curriculares fragmentados e descontínuos e considere bebês e crianças e jovens na sua integralidade (e não como pessoas a quem falta algo).”
Assim, a escuta, participação e autoria são incentivados desde o berçário e vão assumindo outras dimensões ao longo da Educação Infantil e Ensino Fundamental, como por exemplo a participação das crianças e jovens no Grêmio.
Os relatos também convidam a outras reflexões: “Bebês, crianças ou alunos? Quais os desafios de entender a criança ao longo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental? Superando as formas como se têm tratado as crianças de acordo com etapas de desenvolvimento (a criança é uma até os três anos, torna-se outra dos 3 aos 6 anos e outra, ainda, dos 6 aos 12 anos), o Currículo Integrador defende que as potencialidades dos bebês e das crianças se ampliam à medida que vivem experiências que sejam organizadas e apoiadas por educadoras e educadores e ao mesmo tempo sejam desafiadoras das ações das possibilidades das crianças.”
As concepções e princípios que subsidiam as reflexões sobre as diversas infâncias e seus direitos, evidenciados no Currículo Integrador da Infância Paulistana e presentes nesse vídeo, assentam-se na promoção da autoria, do protagonismo, da construção de conhecimento por bebês, crianças, educadores e familiares, do acesso ao conhecimento produzido pela humanidade, do reconhecimento das diversidades, da valorização das diferenças e do compromisso com a igualdade.
No intuito de promover reflexões sobre as práticas pedagógicas com vistas a um processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental que articule os trabalhos desenvolvidos, a Secretaria Municipal de Educação convida para a apreciação desses momentos que trazem a importância da integralidade e dos distintos percursos integradores entre e nas etapas da Educação Básica.
Assista abaixo ao vídeo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação libera novo lote de créditos para material e uniforme para os estudantes das escolas municipalizadas
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo anuncia projeto piloto para reforçar ações de proteção escolar na Rede Municipal de Ensino
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 1 milhão de estudantes retornam para as aulas na Rede Municipal nesta quarta-feira (05)
Secretaria Municipal de Educação
Mais aprovados nos concursos de ATE e PEI são convocados
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga Tabela de Temporalidade de Documentos para a Educação
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação divulga orientações sobre restrição de uso celulares nas unidades educacionais
Relacionadas
![CEU São Mateus realiza o segundo casamento comunitário](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/23996_tb.jpg)
CEU São Mateus realiza o segundo casamento comunitário
Publicado em: 21/12/2015 9h47 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus
![Projetos escolares ocupam os corredores da DRE São Mateus](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/23780_tb.jpg)
Projetos escolares ocupam os corredores da DRE São Mateus
Publicado em: 21/12/2015 9h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus
![Visita às obras do Território CEU São Pedro](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/24016_tb.jpg)
Visita às obras do Território CEU São Pedro
Publicado em: 18/12/2015 6h01 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
![Intersetorialidade na Educação Integral](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/22771_tb.jpg)
Intersetorialidade na Educação Integral
Publicado em: 18/12/2015 3h33 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
![Pensando a ressignificação do Currículo na perspectiva da Educação Integral](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/22774_tb.jpg)
Pensando a ressignificação do Currículo na perspectiva da Educação Integral
Publicado em: 18/12/2015 3h31 - em Diretoria Regional de Educação Butantã