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Cuidando de quem cuida: atendimento e atividades para professores no retorno das aulas

O NAAPA preparou ações para acompanhar e apoiar educadores e gestores na volta às aulas e promover a construção de retornos possíveis.

Publicado em: 05/02/2021 15h38 | Atualizado em: 15/02/2021
Imagem com livros e cadernos sobre uma mesa e mãos de adultos escrevendo com caneta em papéis.

As atividades de planejamento para os professores das escolas municipais da cidade de São Paulo iniciaram, de maneira remota, dia 1º de fevereiro com duas semanas voltadas a reuniões de organização pedagógica. Entendendo a importância da volta ao espaço escolar e o que esse retorno demanda no que se refere à complexidade do momento, advindo do sentimento de insegurança, ansiedade e medo causados pela Covid-19, o Núcleo do Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA) promoverá por um período de 100 dias espaço de escuta e diálogo com as equipes docentes e gestoras para desenvolver ações visando o fortalecer o coletivo da escola e construir retornos possíveis.

Para a equipe do NAAPA, a realidade do ensino híbrido, do revezamento e da nova organização da rotina escolar poderão impactar nas experiências de ser e conviver no universo da escola, assim o Núcleo deseja por meio da dialogicidade fortalecer os coletivos colaborativos de cada Unidade Escolar, de modo que cada escola possa proporcionar condições para o desenvolvimento das aprendizagens e desenvolvimento dos estudantes e que sejam, mesmo diante da complexidade do momento, espaços promotores de saúde integral dos estudantes e educadores.

Neste momento, as equipes do NAAPA estão desenvolvendo uma nova etapa do projeto Cuidando De Quem Cuida – Redescobrindo o Espaço Escolar com atividades programadas que visam contribuir com o trabalho de gestores e educadores no reconhecimento das novas formas de relações que serão estabelecidas no espaço da escola. As equipes dos NAAPAs poderão compor, junto aos educadores, espaços de debate, reflexão proposições voltados ao acolhimento das necessidades da comunidade escolar nesse momento de retorno as atividades escolares presenciais.

O trabalho vai atender os profissionais da rede direta e parceira com ações que vão desde a apresentação do plano de ação para os 100 dias aos gestores, passando por diálogo com docentes e formação de grupos de trabalho, apresentação de lives para as equipes da rede parceira, atendimento online e ainda prevenção e enfrentamento à evasão escolar.

A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) disponibiliza vídeo.

Spdm

Conheças os detalhes das ações preparadas pelo NAAPA para apoiar os profissionais da Educação:

Acolhimento e apresentação do plano de ação para os 100 dias – Nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, durante a reunião de organização com as escolas, as equipes do NAAPA apresentaram uma proposta de trabalho a ser realizada com os coletivos da escola, destacando a importância da mobilização dos afetos necessários, promotores de bons encontros, para a recepção dos professores

O espaço da reunião de organização constitui-se como importante lugar para o reconhecimento dos desafios a serem vividos nesta nova etapa, por isso, o projeto se norteia a partir do diálogo, do planejamento, da disponibilidade e da escuta como importantes estratégias de acolhimento, mobilização, empatia e autocuidado, condições prementes para que o retorno às atividades escolares presenciais sejam promotoras de aprendizagem e desenvolvimento.

Diálogo com os docentes da rede direta – De 01 a 12 de fevereiro, as equipes do NAAPA acompanharão de forma presencial e online as equipes escolares das Unidades Educacionais de Ensino Fundamental e Médio, para dialogar com os professores e gestores a fim de fortalecer os profissionais no processo de retomada das atividades presenciais. Dessa forma, para além de contribuir com a ressignificação das dinâmicas que envolvem o encontro e o estar junto, mantendo a distância, buscam apoiar as equipes escolares no desenvolvimento de estratégias para contornar o sentimento de perda e solidão advindos da falta do abraço e do contato físico tão presentes na nossa cultura.

A presença do NAAPA nas escolas terá, também, como objetivo o levantamento das dificuldades apresentadas pelo corpo docente nesta nova relação com o ambiente educacional, para organizar um Grupo de Trabalho (GT) a fim de discutir e refletir sobre esses temas. Os encontros presenciais terão duração entre 1h30 e 3h.

Formação de Grupo de Trabalho (GT) com os professores da rede direta – Os encontros com os GTs têm como objetivo refletir acerca dos novos desafios, buscando estratégias coletivas para ressignificação do espaço educacional e de superação das dificuldades que permearem as novas configurações das atividades escolares. Os encontros terão periodicidade quinzenal e acontecerão durante os horários coletivos da escola. Os grupos serão formados no encontro de acolhimento inicial a partir da solicitação do professor.

Apresentação de 6 lives para a rede parceira – As lives serão organizadas pelas equipes do NAAPA e terão como objetivo pensar o novo espaço da escola, redescobrindo-o e ressignificando-o a partir das demandas dos bebês e crianças considerando as peculiaridades e desafios comuns aos educadores da educação infantil. As lives terão duração estimada de 90 minutos.

Grupos on-line para atendimento ao professor – As equipes do NAAPA organizarão grupos de atendimento on-line para o professor que desejar conversar, problematizar e refletir sobre os desafios e dificuldades impostos pelo novo contexto escolar. Não se trata de espaço dedicado ao atendimento clínico ou psicoterápico, mas do reconhecimento do valor escuta e da mobilização coletiva. O diálogo com os profissionais do NAAPA deverá ser agendado pelos professores que assim o desejarem, por meio do link disponibilizado pelas equipes do NAAPA. O atendimento ocorrerá no período de fevereiro a junho com encontros mensais.

Grupos online para atendimento aos gestores da EMEF e EMEFM – Considerando os desafios impostos ao trabalho dos gestores ao longo de toda a pandemia e as repercussões desse processo na organização do novo momento da rotina escolar, os profissionais do NAAPA realizarão grupos de trabalho especialmente dedicados aos gestores escolares que desejarem partilhar com os gestores das demais Unidades Educacionais de sua região possibilidades de atuação que fortaleçam as práticas coletivas colaborativas que potencializem o trabalho dos educadores no espaço educacional. Estão previstos encontros online mensais, com duração de 1h30, nos meses de fevereiro a junho.

Prevenção e enfrentamento à evasão escolar – As equipes irão acompanhar de forma sistemática, com as Unidades Escolares, o retorno de grupos de estudantes, que, em razão de um conjunto de condicionantes psicossociais, constituem grupos mais vulneráveis em relação ao retorno às atividades escolares presenciais, tendo a aprendizagem e o desenvolvimento comprometidos. Desse modo, com o apoio das diferentes divisões da COPED, com a colaboração da COCEU, por meio das comissões de mediação de conflito e dos diferentes setores da SME/DRE, as equipes do NAAPA pretendem contribuir com ações de prevenção e enfrentamento da evasão escolar.

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