Notícias
Crianças investigadoras: projeto com insetos transforma aprendizagem na EMEI Aliomar Baleeiro
Iniciativa fortaleceu atitudes de cooperação, investigação e respeito ao meio ambiente
Publicado em: 13/10/2025 13h45 | Atualizado em: 13/10/2025Na turma 7J da EMEI Aliomar Baleeiro, da Diretoria Regional de Educação (DRE) de São Miguel Paulista, a curiosidade das crianças deu origem ao projeto “Vivências com Insetos”, conduzido pela professora Roberta Araujo. A proposta teve como objetivo estimular a investigação científica desde cedo, aproximando as crianças da natureza e do protagonismo do próprio aprendizado.
A iniciativa começou quando os pequenos, durante as brincadeiras nos espaços externos, passaram a observar formigas, joaninhas e outros insetos. Para organizar suas descobertas, criaram o “cantinho da natureza”, equipado com potes de observação, lupas, imagens e registros. Esse espaço se tornou ponto de encontro para experiências, perguntas e trocas de ideias.
As rodas de conversa revelaram a riqueza da curiosidade infantil: “Para onde as formigas estão indo?” ou até mesmo “O tucano é um inseto?”. A professora mediava as discussões, incentivando as crianças a buscar respostas em revistas, na internet, com colegas, familiares e outros professores. Assim, aprenderam que o conhecimento é construído coletivamente.
Um momento marcante ocorreu quando encontraram um pequeno casulo no pátio da escola. A partir dele, mergulharam no estudo do ciclo de vida das borboletas. Utilizando microscópios, insetos desidratados e exemplares em resina, as crianças puderam explorar de perto as diferentes estruturas dos seres vivos. O encantamento foi geral, e até funcionários da escola, pela primeira vez, experimentaram a observação com microscópios.
O aprendizado não ficou restrito à sala. As crianças dramatizaram histórias inspiradas nas descobertas e montaram um mural coletivo com curiosidades sobre o mundo dos insetos, como o número de patas, antenas e partes do corpo. Nessa fase, foram protagonistas, transformando investigação em produção criativa.
Segundo a professora Roberta, o projeto mostrou que ciências pode ser aprendida de forma lúdica, prazerosa e significativa, valorizando os saberes e experiências que as crianças trazem de seu cotidiano. Além de despertar encantamento, a iniciativa fortaleceu atitudes de cooperação, investigação e respeito ao meio ambiente, deixando um legado para toda a comunidade escolar.






Notícias Mais Recentes
Bom de Prova
Estudante Bom de Prova compartilha dicas de estudos
CEU e COCEU
Outubro reúne apresentações culturais em CEUs de São Paulo
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Estudantes dos 9ºs anos da EMEF Prof. Giuseppe Tavolaro exploram o Teorema de Pitágoras em circuito interativo
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Projeto “Criança Monitora” fortalece empatia e cuidado na EMEI Ministro Aliomar Baleeiro
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Setembro Amarelo e Azul: DRE São Miguel organiza seminário de educação especial
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Professores de Ciências da DRE São Miguel encerram curso com montagem de telescópio
Relacionadas

Crianças investigadoras: projeto com insetos transforma aprendizagem na EMEI Aliomar Baleeiro
Publicado em: 13/10/2025 1h45 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Estudante Bom de Prova compartilha dicas de estudos
Publicado em: 10/10/2025 6h28 - em Bom de Prova

Outubro reúne apresentações culturais em CEUs de São Paulo
Publicado em: 10/10/2025 5h33 - em CEU e COCEU

Estudantes dos 9ºs anos da EMEF Prof. Giuseppe Tavolaro exploram o Teorema de Pitágoras em circuito interativo
Publicado em: 10/10/2025 1h28 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Projeto “Criança Monitora” fortalece empatia e cuidado na EMEI Ministro Aliomar Baleeiro
Publicado em: 09/10/2025 5h51 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel