Notícias

Crianças e jovens exploram a história do cinema na Cinemateca Brasileira durante o Recreio nas Férias

Participantes assistiram curtas-metragens e conheceram mais sobre como eram feitos os filmes

Publicado em: 28/10/2024 14h58 | Atualizado em: 17/09/2024

Fotografia tirada na Cinemateca Brasileira mostra crianças sentadas em sala de projeção.
Crianças e jovens, de 4 a 14 anos, tiveram a oportunidade de conhecer a Cinemateca Brasileira, localizada na zona sul da cidade, como parte do cronograma de atividades do Programa Recreio nas Férias. Os participantes conheceram um pouco mais sobre a história do cinema e a visita ainda incluiu a exibição de três curtas-metragens brasileiros.

Ao longo da visita, os participantes puderam conhecer sobre como era feito um filme, foram apresentados a películas cinematográficas, os materiais utilizados antes e hoje em dia para sua fabricação, entre outros tópicos. 

Na sala Grande Otelo, as turmas assistiram três curtas-metragens brasileiros: “A Velha A Fiar”, de 1964; “Couro de Gato”, de 1962; e “O Sanduíche”, de 2000. Destes, apenas o terceiro filme foi filmado com cores, os dois primeiros foram assistidos em preto e branco.

Durante o período da 44ª edição do Recreio nas Férias, de 10 a 19 de julho, foram conhecer a cinemateca participantes dos polos: CEU Caminho do Mar, CEU Meninos, CEU Alvarenga e CEU Heliópolis.

Confira algumas fotos:

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Anne Sullivan

Escola bilíngue para surdos celebra 38 anos de protagonismo surdo

Publicado em: 14/05/2026 4h36 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Menina de óculos. Ao fundo, prateleira com livros.

Programa Ver e Aprender entrega mais de 66 mil óculos a estudantes da rede municipal de São Paulo

Publicado em: 14/05/2026 4h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de cabelos cacheados está em pé em frente a uma lousa branca, segurando um marcador azul durante uma aula. Na lousa estão escritos, em letra cursiva azul, os dizeres “Educação transforma!” e as palavras “Respeito”, “Conhecimento”, “Dedicação” e “Futuro”. Parte dos estudantes aparece desfocada em primeiro plano, em um ambiente de sala de aula iluminado e organizado.

Profissionais da Educação terão aumento de 5,4% no piso inicial

Publicado em: 14/05/2026 3h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (1)
Mães Guardiãs

Cuidado que transforma: Mães Guardiãs fortalecem a educação nas escolas municipais 

Publicado em: 13/05/2026 1h51 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.658