Notícias

Crianças do CEI Joaquim Thomé Filho constroem novas formas e espaços de brincar

Ação gerou maior interação entre as crianças e ausência de conflitos durante as atividades

Publicado em: 03/05/2019 18h07 | Atualizado em: 30/11/2020

brincarnoCEI_740X430.jpg

Crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Joaquim Thomé Filho, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã / Tremembé, constroem juntas novas formas e espaços de brincar. O início desta ação aconteceu em fevereiro de 2019 por conta dos conflitos existentes entre as crianças nas disputas pelos brinquedos e espaços para brincar.

Cerca de 24 crianças, entre 0 e 3 anos participam desta ação, que segue até o final do ano letivo. Mediadas
pelas Professoras Michelle Mendonça e Nathália Santos, o projeto reestrutura a prática pedagógica e problematiza estereótipos presentes nos materiais da Educação Infantil.

No início do projeto, a turma abriu mão de todos os brinquedos e com a ajuda das famílias e dos Professores, foi surgindo uma nova forma de ocupar e brincar nos diferentes territórios de aprendizagem da escola.

A partir desta ação, o projeto ganhou um nome, “Re/Construir um lugar: de invenção, investigação e pertencimento”, um trabalho que promove o protagonismo das crianças em contato a arte e a natureza, estimulando-as a terem um olhar criativo e sensível sobre o mundo e sobre si mesmas.

No decorrer das atividades, foram estabelecidas rodas de conversa entre as crianças, possibilitando momentos de criação, interação e brincadeiras.

Neste projeto, grande parte dos brinquedos confeccionados são recolhidos da própria natureza: gravetos, pinhas, pedras, madeira, folhas, sementes, flores, cascas de arvores e palha, além disso, as crianças podem escolher
os espaços e quais brincadeiras criadas pela turma serão vivenciadas.

A Professora Michelle Mendonça observou durante as atividades algumas mudanças significativas, como a ausência de conflitos por causa dos objetos, maior interação entre as crianças durante as brincadeiras, e uma constante ressignificação dos objetos nos mais variáveis contextos.

De acordo com a Professora Nathália, havia a necessidade de estabelecer uma proposta mais sensível e que contemplasse a escuta das crianças, gerando transformação nos espaços, resultando em um ambiente acolhedor e inspirador.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma quadra coberta e estudantes e professores nela.

Prefeitura de SP entrega mais uma cobertura de quadra poliesportiva em escola da Rede Municipal

Publicado em: 01/11/2023 6h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com várias pessoas sentadas em cadeiras com pranchetas e canetas em suas mãos.

SME realiza consulta pública para projeto em parceria com o BID

Publicado em: 01/11/2023 4h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma sala do CEI Ibirapuera com brinquedos, mesa e cadeiras pequenas de madeira, cabana de pano, entre outros.

Prefeitura inaugura Centro de Educação Infantil com 120 vagas na Assembleia Legislativa

Publicado em: 31/10/2023 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra uma senhora com óculos, uma mulher segurando um espelho e um homem ao lado da senhora segurando uma caneta.

Secretaria Municipal de Educação distribui 100 óculos para idosos e estudantes do MOVA  

Publicado em: 31/10/2023 1h41 - em Educação de Jovens e Adultos

Imagem com o fundo cinza e azul onde se lê

Prefeitura de São Paulo vai disponibilizar ônibus gratuito em dias de provas do Enem

Publicado em: 31/10/2023 1h20 - em Secretaria Municipal de Educação

1 92 93 94 95 96 1.489