Notícias

Crianças do CEI Joaquim Thomé Filho constroem novas formas e espaços de brincar

Ação gerou maior interação entre as crianças e ausência de conflitos durante as atividades

Publicado em: 03/05/2019 18h07 | Atualizado em: 30/11/2020

brincarnoCEI_740X430.jpg

Crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Joaquim Thomé Filho, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã / Tremembé, constroem juntas novas formas e espaços de brincar. O início desta ação aconteceu em fevereiro de 2019 por conta dos conflitos existentes entre as crianças nas disputas pelos brinquedos e espaços para brincar.

Cerca de 24 crianças, entre 0 e 3 anos participam desta ação, que segue até o final do ano letivo. Mediadas
pelas Professoras Michelle Mendonça e Nathália Santos, o projeto reestrutura a prática pedagógica e problematiza estereótipos presentes nos materiais da Educação Infantil.

No início do projeto, a turma abriu mão de todos os brinquedos e com a ajuda das famílias e dos Professores, foi surgindo uma nova forma de ocupar e brincar nos diferentes territórios de aprendizagem da escola.

A partir desta ação, o projeto ganhou um nome, “Re/Construir um lugar: de invenção, investigação e pertencimento”, um trabalho que promove o protagonismo das crianças em contato a arte e a natureza, estimulando-as a terem um olhar criativo e sensível sobre o mundo e sobre si mesmas.

No decorrer das atividades, foram estabelecidas rodas de conversa entre as crianças, possibilitando momentos de criação, interação e brincadeiras.

Neste projeto, grande parte dos brinquedos confeccionados são recolhidos da própria natureza: gravetos, pinhas, pedras, madeira, folhas, sementes, flores, cascas de arvores e palha, além disso, as crianças podem escolher
os espaços e quais brincadeiras criadas pela turma serão vivenciadas.

A Professora Michelle Mendonça observou durante as atividades algumas mudanças significativas, como a ausência de conflitos por causa dos objetos, maior interação entre as crianças durante as brincadeiras, e uma constante ressignificação dos objetos nos mais variáveis contextos.

De acordo com a Professora Nathália, havia a necessidade de estabelecer uma proposta mais sensível e que contemplasse a escuta das crianças, gerando transformação nos espaços, resultando em um ambiente acolhedor e inspirador.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Crianças estão sentadas no chão, elas assistem um homem que está de pé na frente delas tocando saxofone.

Professoras da EMEI Cidade Ademar III desenvolvem projeto de música com estudantes

Publicado em: 13/09/2023 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Minifloresta Ceu Capão Redondo

CEU Capão Redondo ganha minifloresta com o apoio do projeto Formigas de Embaúba

Publicado em: 12/09/2023 4h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes e um homem estão em uma horta. Eles estão de pé e o chão está com plantações.

Prefeitura de SP leva estudantes da Rede Municipal para Rolê Agroecológico em hortas da capital

Publicado em: 11/09/2023 3h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Estágio Butanta

SME promove segundo mutirão de contratação de estagiários

Publicado em: 11/09/2023 2h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com seis fotos, uma embiaxo na horizontal e outras cinco em cima. A de baixo mostra quatro bonecos encostados na parede. As de cima mostram meninas abraçadas com as bonecas da foto de baixo.

CEI cria bonecos para trabalhar diversidade com as crianças

Publicado em: 11/09/2023 1h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 111 112 113 114 115 1.490