Prefeitura de SP leva estudantes da Rede Municipal para Rolê Agroecológico em hortas da capital

Estudantes dos 6º anos farão vivência para conhecer mais sobre a agricultura familiar, além de aprender sobre alimentação saudável e conceitos de sustentabilidade na prática

Publicado em: 11/09/2023 15h42 | Atualizado em: 11/09/2023

Estudantes e um homem estão em uma horta. Eles estão de pé e o chão está com plantações.
Com objetivo de fomentar o ensino de educação alimentar, nutricional e sustentabilidade, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, promove a partir desta segunda-feira (11) o Rolê Agroecológico na Zona Rural Sul e em hortas urbanas e propriedades urbanas da capital.

O programa funcionará como projeto piloto e vai atender, a princípio, cerca de 550 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de 13 escolas, uma de cada DRE, pertencente à Rede Municipal. O 6º ano foi escolhido para participar da primeira etapa da experiência, uma vez que o currículo destinado a esses alunos inclui uma maior ênfase nos elementos da educação ambiental. A previsão é estender a implementação para toda a Rede Municipal a partir do próximo ano.

O Rolê Agroecológico permitirá que os estudantes conheçam mais sobre como funciona a agricultura familiar, tenham contato direto com os alimentos, passando a ter uma alimentação mais saudável, e aprendam sobre sustentabilidade. O programa, ainda, atende as diretrizes dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do Plano de Ação Climática do Município de São Paulo (PlanClima-SP).

Os roteiros vão ocorrer em 14 endereços diferentes dentro da cidade de São Paulo, cada uma das propriedades tem uma particularidade que poderá ser explorada durante as atividades pedagógicas.

Os agricultores participantes do projeto serão capacitados para receberem os estudantes para a vivência. Ao fortalecer a agricultura familiar, a Prefeitura estimula que seus integrantes criem uma nova fonte de renda ao transformar suas propriedades também em espaços educativos.

“O intuito é que os alunos tenham uma experiência inovadora que os faça olhar para os alimentos que consomem de forma diferente. Além disso, é imprescindível que nossas crianças e adolescentes saibam a importância da agricultura familiar tanto para a economia quanto para o abastecimento de alimentos na cidade”, afirma o secretário Fernando Padula.

Ao final da visita, todos os participantes vão receber um kit feirinha orgânica com cinco itens, sendo legumes, frutas, raízes, temperos ou muda de plantas.

Confira a programação das visitas desta semana:

11/09 – CEU EMEF Perus

12/09 – EMEF Rodrigues Alves

14/09 – EMEF Aclamado

15/09 – EMEF Tarsila do Amaral

19/09 – EMEF Carlos Augusto de Queiroz Rocha

20/09 – EMEF Lino de Matos

21/09 – EMEF Prof. João Carlos da Silva Borges

22/09 – EMEF Pracinhas da FEB

23/09 – EMEF Guimarães Rosa

26/09 – CEU EMEF Jardim Paulistano

27/09 – EMEF Prof Mailson Delane