Notícias

Crianças do CEI Jd. Shangri-lá descobrem as cores, formas e texturas do milho

Trabalho realizado a partir do recebimento do milho “in natura” encaminhado pela Coordenadoria de Alimentação Escolar

Publicado em: 16/08/2018 9h35 | Atualizado em: 30/11/2020

CEI_jd_shangrila_milho_1_740_x_430.jpg

       A Coordenadoria de Alimentação Escolar encaminhou às Unidades Educacionais, no mês de junho deste ano, o milho verde “in natura”.

     A palavra milho significa “o sustento da vida”. Segundo o historiador Sergio Buarque de Holanda, o milho é o principal alimento da população paulista, sendo chamada por ele de “civilização do milho”. Apesar disso, a urbanização fez com que acontecesse o distanciamento da produção e plantio de diversos alimentos, fazendo com que as suas origens se tornassem desconhecidas por parte de muitas crianças.

      Aproveitando o envio deste alimento, o Centro de Educação Infantil (CEI) Jd. Shangri-lá Núcleo III, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, que já desenvolve um trabalho pedagógico voltado para a imersão das crianças na exploração e valorização de diferentes culturas, ofereceu a elas a oportunidade de manusearem as espigas, conhecendo-as e descobrindo suas cores, formas e texturas.

     Neste trabalho de exploração e descobertas, as crianças foram as protagonistas, responsáveis por descascar as espigas, encaminhar para o preparo na cozinha e, finalmente, fazer a degustação após o cozimento. A diretora Benedita Mello disse que muitas crianças desconheciam o alimento em sua forma mais natural, chamando-o de “banana”. O resultado desse trabalho foi uma grande aceitação do milho cozido.

    Foi uma experiência que todas as crianças do CEI vivenciaram e, com isso, puderam trocar experiências com os colegas. Ainda de acordo com a diretora, os diálogos entre as crianças mostraram o quanto significativo foi a experiência.

CEI_jd_shangrila_milho_2_740_x_430.jpg

     Essa mesma Unidade possui uma horta e tem desenvolvido trabalhos com as crianças e as famílias. Os familiares contribuem com o cultivo e organização da horta. As crianças também participam de todo o processo de plantio, desde o cultivo do terreno até a realização da colheita. A horta possui muitas hortaliças, legumes e árvores frutíferas, entre elas, uma bananeira. A diretora relatou que colocou dois cachos de bananas verdes colhidos na horta para amadurecerem no corredor da Unidade, possibilitando a toda comunidade escolar acompanhar o amadurecimento da fruta.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra professor e alunos em uma escadaria durante aula aberta. Ao fundo, um muro grafitado com palavras e cores

Professor da Rede Municipal é finalista em prêmio internacional de Educação

Publicado em: 20/10/2021 4h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma professora em momento de aula com estudantes que estão sentadas em suas cadeias. Ao fundo, tem uma lousa verde onde se-lê

SME abre processo seletivo para professores do CIEJA 2022

Publicado em: 20/10/2021 12h36 - em Educação de Jovens e Adultos

Imagem com fundo azul claro no quadrante esquerdo na parte superior segue o texto
Foto de um trem de brinquedo de madeira. A primeira e a última parte são vagões ao centro, uma parte é a letra A em vermelho, outra a letra E em verde e outra a letra L em amarelo é

Academias Estudantis de Letras realizam mostra cultural online

Publicado em: 20/10/2021 8h00 - em Academia Estudantil de Letras

Imagem de um braço e uma mão segurando uma vacina para aplicar.

SME participa da Campanha Municipal de Multivacinação

Publicado em: 19/10/2021 2h42 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 1.200