Notícias
Crianças de CEI fazem autorretratos com tampinha, garrafas, botões e elementos da natureza
Projeto do CEI Jardim Shangri-lá ajudou a desenvolver o autoconhecimento dos estudantes a partir da arte
Publicado em: 01/03/2023 16h09 | Atualizado em: 01/03/2023
Ao observar que as crianças apreciam materiais diversificados e usam sua imaginação e criatividade para construir narrativas, o Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Shangri-lá desenvolveu, com as turmas do Minigrupo I C e II B, um projeto onde elas fizeram autorretratos com materiais que fazem parte do cotidiano.
A ação faz parte do projeto “Autorretrato: como me vejo?”, que possibilita, entre outras habilidades, o conhecimento de sua identidade. Cada criança retratou sua imagem da maneira que se enxerga, usando objetos presentes na rotina, como tampinha, garrafas, caixas, botões, massinha, cds, entre outros. Ainda foram ofertados elementos da natureza, como folhas, galhos, pedras, terra e argila.
Antes de chegar na etapa dos retratos as professoras apresentaram, aos pequenos, artistas como Hanoch Piven, que criava rostos com itens do dia a dia; Frans Krajcberg, que utilizava em suas obras materiais da natureza; e Joan Miró, que criou sua própria linguagem artística. Em seguida, mostraram alguns dos objetos que seriam utilizados, para explorar a imaginação da turma. Então, cada um recebeu sua foto para reproduzir, primeiramente em um desenho comum e depois com colagem dos objetos, montando um rosto.
Além do autorretrato, as crianças desenharam o rosto dos colegas, através de um plástico transparente que foi colocado na frente da face. Também exploraram moldar esculturas com argila, pintura e ornamentação dos galhos e colagem dos materiais que cada um escolheu para fazer um rosto, que podia ser o próprio, o do colega, ou um imaginário.
“A reação das crianças foi a melhor possível, eles têm um encantamento, uma leveza e a gente pode perceber que as atividades auxiliam na construção e reconhecimento da própria imagem, sua identidade, além do reconhecimento do outro. Elas também puderam apreciar outras possibilidades de criação”, disse Benedita Machado de Mello, diretora do CEI.
O projeto possibilitou aos pequenos uma exploração sensorial, da imaginação e proporcionou a expressão de suas emoções. Também foi observado pelas professoras regentes da ação que essas crianças aprenderam a solucionar problemas e desenvolveram a autoestima, já que percebiam as habilidades que estavam adquirindo aos poucos, ganhando confiança para realizarem atividades sozinhas.
Notícias Mais Recentes
Educomunicação
5º Episódio do PodConversar “Adolescências em Pauta” discute relação entre meio ambiente e saúde
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Professoras realizam peça de teatro e encantam crianças na EMEI Machado de Assis
Diretoria Regional de Educação Penha
Festa AELzinha da EMEI Marciano Vasques Pereira reúne famílias em um dia de cultura e aprendizado
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEI Gabriel Prestes celebra memórias e afetos na exposição “Do Coisário ao Relicário” no Parque Augusta
Secretaria Municipal de Educação
Cerimônia do Prêmio Educador em Destaque emociona com homenagens para educadores e servidores inspiradores
Secretaria Municipal de Educação
Cidadania digital é o tema do 12º Seminário e Mostra de Tecnologias que reunirá cerca de 2 mil estudantes e professores
Relacionadas
Conheça o Plano Municipal de Educação de São Paulo
Publicado em: 19/04/2016 2h54 - em PME
Clube de Leitura na EMEF Lourival Brandão
Publicado em: 19/04/2016 2h03 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Orientações digitalizadas
Publicado em: 19/04/2016 1h17 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
DIPED da DRE Guaianases realiza o “I Encontro da Ação Formativa para o Ciclo de Alfabetização”
Publicado em: 19/04/2016 11h10 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
CEU Navegantes recebe a peça “O Taxidermista”
Publicado em: 19/04/2016 11h08 - em CEU e COCEU