Notícias
Crianças de CEI fazem autorretratos com tampinha, garrafas, botões e elementos da natureza
Projeto do CEI Jardim Shangri-lá ajudou a desenvolver o autoconhecimento dos estudantes a partir da arte
Publicado em: 01/03/2023 16h09 | Atualizado em: 01/03/2023
Ao observar que as crianças apreciam materiais diversificados e usam sua imaginação e criatividade para construir narrativas, o Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Shangri-lá desenvolveu, com as turmas do Minigrupo I C e II B, um projeto onde elas fizeram autorretratos com materiais que fazem parte do cotidiano.
A ação faz parte do projeto “Autorretrato: como me vejo?”, que possibilita, entre outras habilidades, o conhecimento de sua identidade. Cada criança retratou sua imagem da maneira que se enxerga, usando objetos presentes na rotina, como tampinha, garrafas, caixas, botões, massinha, cds, entre outros. Ainda foram ofertados elementos da natureza, como folhas, galhos, pedras, terra e argila.
Antes de chegar na etapa dos retratos as professoras apresentaram, aos pequenos, artistas como Hanoch Piven, que criava rostos com itens do dia a dia; Frans Krajcberg, que utilizava em suas obras materiais da natureza; e Joan Miró, que criou sua própria linguagem artística. Em seguida, mostraram alguns dos objetos que seriam utilizados, para explorar a imaginação da turma. Então, cada um recebeu sua foto para reproduzir, primeiramente em um desenho comum e depois com colagem dos objetos, montando um rosto.
Além do autorretrato, as crianças desenharam o rosto dos colegas, através de um plástico transparente que foi colocado na frente da face. Também exploraram moldar esculturas com argila, pintura e ornamentação dos galhos e colagem dos materiais que cada um escolheu para fazer um rosto, que podia ser o próprio, o do colega, ou um imaginário.
“A reação das crianças foi a melhor possível, eles têm um encantamento, uma leveza e a gente pode perceber que as atividades auxiliam na construção e reconhecimento da própria imagem, sua identidade, além do reconhecimento do outro. Elas também puderam apreciar outras possibilidades de criação”, disse Benedita Machado de Mello, diretora do CEI.
O projeto possibilitou aos pequenos uma exploração sensorial, da imaginação e proporcionou a expressão de suas emoções. Também foi observado pelas professoras regentes da ação que essas crianças aprenderam a solucionar problemas e desenvolveram a autoestima, já que percebiam as habilidades que estavam adquirindo aos poucos, ganhando confiança para realizarem atividades sozinhas.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 25 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino visitaram museus da capital paulista em 2024 com abordagem focada na Educação Antirracista
Diretoria Regional de Educação Guaianases
CEUs recebem sessões de cinema ao ar livre com exibição de Divertida Mente 2
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Escolas Municipais promovem Feira do Empreendedorismo com expositores e ações de capacitação profissional
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
CEU Casa Blanca oferece aulas de Swordplay aos domingos
Diretoria Regional de Educação São Miguel
DRE São Miguel promove evento para homenagear os estudantes destaque da OBMEP de 2024
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal participam de esquenta da 14ª Mostra Ecofalante de Cinema nos CEUs
Relacionadas

Autoavaliação institucional participativa
Publicado em: 20/04/2016 3h32 - em Educação Infantil

Jornada pela Democracia nos CEUs da DRE Pirituba
Publicado em: 20/04/2016 12h32 - em CEU e COCEU

Qualidade social e avaliação da Educação Infantil
Publicado em: 20/04/2016 10h55 - em CEU e COCEU

EMEF Alípio Corrêa Neto recebe o escritor Ilan Brenman
Publicado em: 20/04/2016 9h14 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Seminário Brincar para Todos
Publicado em: 19/04/2016 3h41 - em Diretoria Regional de Educação Butantã