Notícias

DRE Guaianases realiza “Encontros Regionais de Educação”

Os encontros foram realizados com foco na elaboração do Plano Regional de Educação

Publicado em: 07/12/2016 11h01 | Atualizado em: 30/11/2020

Entre os meses de agosto e dezembro de 2016, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases realizou no Teatro Cássia Eller, do Centro Educacional Unificado (CEU) Inácio Monteiro, nove Encontros Regionais de Educação. Em consonância com o disposto na Meta 13 do Plano Municipal de Educação (PME) – Lei n° 16.271/15 – a atividade possibilitou o diálogo de vários segmentos das Unidades Educacionais com os diversos setores da comunidade dos distritos de Lajeado, Guaianases e Cidade Tiradentes, com vistas à elaboração do Plano Regional de Educação (PRE).

Os Encontros contaram com a participação de representantes das Unidades Educacionais das Redes Direta e Conveniada, dos Centros Educacionais Unificados (CEUs), de setores públicos, de movimentos sociais e de colegiados da região. Dividindo-se entre Gerais e Temáticos, os encontros se orientaram pelo primado da garantia do processo democrático, pelo respeito mútuo entre os participantes, pela promoção da pluralidade de ideias e ideais e pela diversidade de identidades e expressões que constituem os diferentes segmentos atuantes na educação e na sociedade.

Nos Encontros Temáticos estiveram presentes especialistas das áreas, representantes do setor público, de movimentos sociais e de Unidades Educacionais versando sobre temas contidos no PME. O objetivo foi de realizar o diálogo entre uma narração teórica e/ou estatística do tema e a apresentação de um relato de prática escolar, promovendo, assim, uma reflexão aprofundada sobre questões relevantes na construção de um Plano Regional.

Os temas apresentados foram:
– Educação em Direitos Humanos;
– Educação Integral em Tempo Integral;
– Questões Étnico-Raciais e dos Imigrantes;
– Avaliação Institucional e Educação Especial.

Os Encontros Gerais, por sua vez, foram realizados em sistema de plenárias abertas com apresentação de propostas surgidas a partir das discussões realizadas pelos representantes nos seus locais de trabalho/atuação e correlacionadas aos debates ocorridos nos Encontros Temáticos, bem como às Diretrizes e Metas do PME.

Os Encontros contaram, ainda, com uma equipe de relatoria que sintetizou todo o conteúdo explanado, bem como todas as propostas apresentadas. Como resultado deste trabalho, foi produzido um Relatório Final que será disponibilizado em breve na 2ª edição da Revista Diálogos Pedagógicos, publicação da Divisão Pedagógica Guaianases (DIPED).

Para o Diretor Regional de Educação, Edson Luis Amario, “esse movimento foi apenas o primeiro passo rumo à construção de um Plano Regional de Educação que considere as reais necessidades da região, além de ter sido um intenso exercício de fortalecimento da democracia”.

Clique aqui para acessar o vídeo de retrospectiva dos Encontros Regionais.

Veja aqui uma galeria de fotos do último encontro, realizado em 02 de dezembro de 2016.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Teatro nos CEUs Aniversário de São Paulo

Aniversário de São Paulo é comemorado com peças teatrais nos CEUs

Publicado em: 24/01/2022 6h13 - em Secretaria Municipal de Educação

PMLLLB -Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca -

Conselho Municipal do Plano do Livro toma posse nesta quarta

Publicado em: 24/01/2022 5h43 - em Secretaria Municipal de Educação

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212