Notícias

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Unidade propõe vivência que estimula o conhecimento de nova cultura

Publicado em: 27/03/2024 9h00 | Atualizado em: 26/03/2024

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.
As crianças da turma do Minigrupo I do CEI Conjunto José Bonifácio, da DRE Itaquera, tiveram uma vivência de exploração do tear, guiados pela educadora Luana Teles. Ela fez a leitura de um livro nessa temática e depois montou um espaço para que eles pudessem explorar e conhecer as formas de tecelagem.

As bonecas e bonecos negros e migrantes distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para as escolas de educação infantil também foram utilizadas nessa ação.

Desde o início do ano a professora traz esse tipo de exploração para os pequenos. “Essa professora faz crochê, tecelagem e pintura. Gosta de trazer esses contextos para a rotina das crianças”, contou Angela Carvalho, coordenadora pedagógica da unidade. 

Para a vivência, primeiro a professora fez a leitura do livro “Tecelagem: uma história ilustrada”, de Goya Lopes, que conta a história da prática manual, mostrando a variedade existente no continente africano.

Em seguida, ela montou telas com palitos de picolé e disponibilizou diversos materiais para as crianças como linhas, toalhas feitas à mão, telas, fitas e os bonecos da educação antirracista. 

A vivência foi organizada de forma que o espaço ficasse convidativo para as crianças, com materiais de livre acesso e manuseio, para que elas pudessem explorar livremente e interagir umas com as outras. Os pequenos são estimulados a conhecer novas culturas por meio do brincar.

“É importante porque traz uma cultura diferente para eles terem contato e explorarem. Eu percebi que eles gostam bastante desse tipo de vivência que sai da rotina deles e desperta o interesse”, disse Angela.

Outras turmas da unidade também realizam atividades semelhantes e as ações irão continuar ao longo do ano, de acordo com o resultado demonstrado pelas crianças. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estratégias Pedagógicas Inclusivas - deficiência visual

Estratégias Pedagógicas Inclusivas – deficiência visual

Publicado em: 08/10/2015 11h55 - em Educação Especial

SME abre inscrições para unidades e instituições interessadas em participar do Recreio nas Férias 2016

SME abre inscrições para unidades e instituições interessadas em participar do Recreio nas Férias 2016

Publicado em: 08/10/2015 10h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Acesse aqui os Projetos Políticos Pedagógicos das Unidades Escolares da SME

Acesse aqui os Projetos Políticos Pedagógicos das Unidades Escolares da SME

Publicado em: 08/10/2015 10h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Um sábado de cor

Um sábado de cor, brincadeiras e sonhos no Glicério

Publicado em: 08/10/2015 10h02 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Concursos de Remoção 2015 – Vagas Iniciais e Potenciais

Concursos de Remoção 2015 – Indicação de unidades

Publicado em: 08/10/2015 9h41 - em Secretaria Municipal de Educação

1 1.452 1.453 1.454 1.455 1.456 1.462