Notícias

Crianças da EMEI Dona Leopoldina expressam suas marcas por meio da grafia

Ação visa revelar formas de comunicação, pensamentos e curiosidades das crianças

Publicado em: 18/04/2019 11h17 | Atualizado em: 30/11/2020

Principalgrafismonaeducinfantil_740x430.jpg

Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dona Leopoldina, zona oeste da capital, crianças expressam suas ideias, pensamentos e curiosidades por meio do grafismo. Sob a mediação da Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Renata Honora, cerca de 30 crianças são estimuladas a conhecerem as marcas gráficas com intuito de ampliar o repertório atrelado ao desenvolvimento e interesses observados no cotidiano das crianças.

A “turma colorida”, nome atribuído pelas próprias crianças com idade entre 4 e 6 anos, estão em constante encontro com as diversas linguagens. As propostas acontecem diariamente no encontro de pequenos grupos. Um período com duração de 40 minutos, onde as crianças são reunidas em grupos de 2 a 5, em contextos organizados com materiais e suportes diversificados.

Os contextos oferecidos no espaço da sala são dispostos em planos diferentes para apoio dos suportes a serem grafados: mesas de alturas e formatos diversos, lousa, cavalete e chão. Os materiais são previamente planejados de acordo com a intenção da grafia. Os suportes são diversificados utilizando papéis com gramaturas diferentes e riscantes em diferentes dimensões de traços, desafiando as crianças a realizarem suas pesquisas gráficas e expressarem suas marcas ao tocarem as superfícies.

Ao término do encontro, as crianças compartilham seus desafios, buscas, materializações das grafias com a professora e amigos. Estes encontros são retomados no dia seguinte, dando continuidade aos trabalhos já iniciados, ou caso a criança tenha concluído, vai a busca de novos suportes e materiais.

Por meio desta ação, as formas de comunicar, expressar suas ideias, pensamentos, curiosidades e indagações podem ser reveladas nos grafismos. Para a Professora Renata, as crianças ao vivenciarem experiências de grafismos, criações, diálogos, apreciações e despertam para novas possibilidades de grafias.

grafismoeducinfantil_740x430.jpg

Sobre a Professora – A professora responsável por esta ação, Renata Cristina Campos Honora, publicou um livro chamado, Fazeres, Descobertas e Construções de Conhecimentos na Escola de Educação Infantil. A publicação é um convite aos educadores a conhecerem a abordagem pedagógica realizada pela professora com enfoque nos fazeres, descobertas e construções de conhecimentos das crianças nas escolas de Educação infantil na rede municipal de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

alunos fazem perguntas para a cônsul-geral Valentine Mangez

Cônsul-geral da Bélgica visita CELP no Polo de Formação Água Azul

Publicado em: 29/05/2025 3h33 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Prédios E Quadra Ceu

SME abre processo seletivo de diretores e coordenadores pedagógicos para as EMEFs dos novos CEUs

Publicado em: 28/05/2025 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Secretária Executiva Pedagógica, Maria Sílvia Bacila

“Nós queremos caminhar junto com esses diretores”, afirma secretária executiva pedagógica

Publicado em: 28/05/2025 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma mulher e uma adolescente sorriem para a câmera. Ambas vestem camisetas pretas com o logotipo da AEL e utilizam medalhas no pescoço — uma com fita dourada e a outra com fita azul. Ao fundo, há um banner da AEL com o nome

Academia Estudantil de Letras completa 20 anos com homenagem na Câmara Municipal

Publicado em: 27/05/2025 11h20 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com um estúdio de radio com duas pessoas entrevistando um homem com um terno preto e camisa branca

Secretário detalha critérios sobre formação intensiva para 25 diretores

Publicado em: 26/05/2025 6h38 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 1.522