Notícias

Crianças da EMEI Dona Leopoldina expressam suas marcas por meio da grafia

Ação visa revelar formas de comunicação, pensamentos e curiosidades das crianças

Publicado em: 18/04/2019 11h17 | Atualizado em: 30/11/2020

Principalgrafismonaeducinfantil_740x430.jpg

Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dona Leopoldina, zona oeste da capital, crianças expressam suas ideias, pensamentos e curiosidades por meio do grafismo. Sob a mediação da Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Renata Honora, cerca de 30 crianças são estimuladas a conhecerem as marcas gráficas com intuito de ampliar o repertório atrelado ao desenvolvimento e interesses observados no cotidiano das crianças.

A “turma colorida”, nome atribuído pelas próprias crianças com idade entre 4 e 6 anos, estão em constante encontro com as diversas linguagens. As propostas acontecem diariamente no encontro de pequenos grupos. Um período com duração de 40 minutos, onde as crianças são reunidas em grupos de 2 a 5, em contextos organizados com materiais e suportes diversificados.

Os contextos oferecidos no espaço da sala são dispostos em planos diferentes para apoio dos suportes a serem grafados: mesas de alturas e formatos diversos, lousa, cavalete e chão. Os materiais são previamente planejados de acordo com a intenção da grafia. Os suportes são diversificados utilizando papéis com gramaturas diferentes e riscantes em diferentes dimensões de traços, desafiando as crianças a realizarem suas pesquisas gráficas e expressarem suas marcas ao tocarem as superfícies.

Ao término do encontro, as crianças compartilham seus desafios, buscas, materializações das grafias com a professora e amigos. Estes encontros são retomados no dia seguinte, dando continuidade aos trabalhos já iniciados, ou caso a criança tenha concluído, vai a busca de novos suportes e materiais.

Por meio desta ação, as formas de comunicar, expressar suas ideias, pensamentos, curiosidades e indagações podem ser reveladas nos grafismos. Para a Professora Renata, as crianças ao vivenciarem experiências de grafismos, criações, diálogos, apreciações e despertam para novas possibilidades de grafias.

grafismoeducinfantil_740x430.jpg

Sobre a Professora – A professora responsável por esta ação, Renata Cristina Campos Honora, publicou um livro chamado, Fazeres, Descobertas e Construções de Conhecimentos na Escola de Educação Infantil. A publicação é um convite aos educadores a conhecerem a abordagem pedagógica realizada pela professora com enfoque nos fazeres, descobertas e construções de conhecimentos das crianças nas escolas de Educação infantil na rede municipal de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes correndo em aralimpíada

Estudantes da Rede Municipal são destaque nas Paralímpiadas Escolares 2022

Publicado em: 05/12/2022 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.301