Notícias
Crianças da EMEI Dona Leopoldina expressam suas marcas por meio da grafia
Ação visa revelar formas de comunicação, pensamentos e curiosidades das crianças
Publicado em: 18/04/2019 11h17 | Atualizado em: 30/11/2020Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dona Leopoldina, zona oeste da capital, crianças expressam suas ideias, pensamentos e curiosidades por meio do grafismo. Sob a mediação da Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Renata Honora, cerca de 30 crianças são estimuladas a conhecerem as marcas gráficas com intuito de ampliar o repertório atrelado ao desenvolvimento e interesses observados no cotidiano das crianças.
A “turma colorida”, nome atribuído pelas próprias crianças com idade entre 4 e 6 anos, estão em constante encontro com as diversas linguagens. As propostas acontecem diariamente no encontro de pequenos grupos. Um período com duração de 40 minutos, onde as crianças são reunidas em grupos de 2 a 5, em contextos organizados com materiais e suportes diversificados.
Os contextos oferecidos no espaço da sala são dispostos em planos diferentes para apoio dos suportes a serem grafados: mesas de alturas e formatos diversos, lousa, cavalete e chão. Os materiais são previamente planejados de acordo com a intenção da grafia. Os suportes são diversificados utilizando papéis com gramaturas diferentes e riscantes em diferentes dimensões de traços, desafiando as crianças a realizarem suas pesquisas gráficas e expressarem suas marcas ao tocarem as superfícies.
Ao término do encontro, as crianças compartilham seus desafios, buscas, materializações das grafias com a professora e amigos. Estes encontros são retomados no dia seguinte, dando continuidade aos trabalhos já iniciados, ou caso a criança tenha concluído, vai a busca de novos suportes e materiais.
Por meio desta ação, as formas de comunicar, expressar suas ideias, pensamentos, curiosidades e indagações podem ser reveladas nos grafismos. Para a Professora Renata, as crianças ao vivenciarem experiências de grafismos, criações, diálogos, apreciações e despertam para novas possibilidades de grafias.
Sobre a Professora – A professora responsável por esta ação, Renata Cristina Campos Honora, publicou um livro chamado, Fazeres, Descobertas e Construções de Conhecimentos na Escola de Educação Infantil. A publicação é um convite aos educadores a conhecerem a abordagem pedagógica realizada pela professora com enfoque nos fazeres, descobertas e construções de conhecimentos das crianças nas escolas de Educação infantil na rede municipal de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede UniCEU: confira a programação do mês de outubro
Secretaria Municipal de Educação
SME e Sociedade Vegetariana Brasileira promovem curso sobre cardápio escolar sustentável
Secretaria Municipal de Educação
SME disponibiliza ingressos para shows de Lenine, Ana Carolina e Diogo Nogueira
Secretaria Municipal de Educação
Congresso da Rede Municipal começa nesta quarta com debates, oficinas e rodas de conversa com referências da Educação
Educação de Jovens e Adultos
Último dia da 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP
Secretaria Municipal de Educação
Módulo II do curso “Suporte Didático em Língua Italiana” está com inscrições abertas
Relacionadas

Rede UniCEU: confira a programação do mês de outubro
Publicado em: 03/10/2023 3h37 - em Secretaria Municipal de Educação

SME e Sociedade Vegetariana Brasileira promovem curso sobre cardápio escolar sustentável
Publicado em: 03/10/2023 3h37 - em Secretaria Municipal de Educação

SME disponibiliza ingressos para shows de Lenine, Ana Carolina e Diogo Nogueira
Publicado em: 03/10/2023 1h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Congresso da Rede Municipal começa nesta quarta com debates, oficinas e rodas de conversa com referências da Educação
Publicado em: 03/10/2023 11h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Último dia da 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP
Publicado em: 29/09/2023 5h54 - em Educação de Jovens e Adultos