Notícias
Crianças da EMEI Dona Leopoldina expressam suas marcas por meio da grafia
Ação visa revelar formas de comunicação, pensamentos e curiosidades das crianças
Publicado em: 18/04/2019 11h17 | Atualizado em: 30/11/2020Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dona Leopoldina, zona oeste da capital, crianças expressam suas ideias, pensamentos e curiosidades por meio do grafismo. Sob a mediação da Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Renata Honora, cerca de 30 crianças são estimuladas a conhecerem as marcas gráficas com intuito de ampliar o repertório atrelado ao desenvolvimento e interesses observados no cotidiano das crianças.
A “turma colorida”, nome atribuído pelas próprias crianças com idade entre 4 e 6 anos, estão em constante encontro com as diversas linguagens. As propostas acontecem diariamente no encontro de pequenos grupos. Um período com duração de 40 minutos, onde as crianças são reunidas em grupos de 2 a 5, em contextos organizados com materiais e suportes diversificados.
Os contextos oferecidos no espaço da sala são dispostos em planos diferentes para apoio dos suportes a serem grafados: mesas de alturas e formatos diversos, lousa, cavalete e chão. Os materiais são previamente planejados de acordo com a intenção da grafia. Os suportes são diversificados utilizando papéis com gramaturas diferentes e riscantes em diferentes dimensões de traços, desafiando as crianças a realizarem suas pesquisas gráficas e expressarem suas marcas ao tocarem as superfícies.
Ao término do encontro, as crianças compartilham seus desafios, buscas, materializações das grafias com a professora e amigos. Estes encontros são retomados no dia seguinte, dando continuidade aos trabalhos já iniciados, ou caso a criança tenha concluído, vai a busca de novos suportes e materiais.
Por meio desta ação, as formas de comunicar, expressar suas ideias, pensamentos, curiosidades e indagações podem ser reveladas nos grafismos. Para a Professora Renata, as crianças ao vivenciarem experiências de grafismos, criações, diálogos, apreciações e despertam para novas possibilidades de grafias.
Sobre a Professora – A professora responsável por esta ação, Renata Cristina Campos Honora, publicou um livro chamado, Fazeres, Descobertas e Construções de Conhecimentos na Escola de Educação Infantil. A publicação é um convite aos educadores a conhecerem a abordagem pedagógica realizada pela professora com enfoque nos fazeres, descobertas e construções de conhecimentos das crianças nas escolas de Educação infantil na rede municipal de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes gremistas participam do encontro “Empoderamento feminino: meninas no poder”
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP paga nesta quinta-feira (28) mais DE R$ 212 milhões em prêmio aos servidores da Educação
CEU e COCEU
Aos nove anos, estudante de escola municipal é Campeã Paulista de Xadrez - Sub 10 Feminino
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)
Educação em Direitos Humanos
Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”
Secretaria Municipal de Educação
Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear
Relacionadas
Dia Internacional da Mulher no CEU Inácio Monteiro
Publicado em: 14/03/2016 3h43 - em CEU e COCEU
Prefeito e Secretários visitam o Projeto Manhãs Olímpicas
Publicado em: 14/03/2016 1h10 - em Secretaria Municipal de Educação
SME convoca mais candidatos aprovados no concurso de Auxiliar Técnico de Educação
Publicado em: 14/03/2016 11h06 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I são convocados
Publicado em: 14/03/2016 11h01 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Reunião Orçamentária 2016 na DRE Butantã
Publicado em: 14/03/2016 8h54 - em Diretoria Regional de Educação Butantã