Notícias
Crianças da EMEI Dona Leopoldina expressam suas marcas por meio da grafia
Ação visa revelar formas de comunicação, pensamentos e curiosidades das crianças
Publicado em: 18/04/2019 11h17 | Atualizado em: 30/11/2020
Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dona Leopoldina, zona oeste da capital, crianças expressam suas ideias, pensamentos e curiosidades por meio do grafismo. Sob a mediação da Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Renata Honora, cerca de 30 crianças são estimuladas a conhecerem as marcas gráficas com intuito de ampliar o repertório atrelado ao desenvolvimento e interesses observados no cotidiano das crianças.
A “turma colorida”, nome atribuído pelas próprias crianças com idade entre 4 e 6 anos, estão em constante encontro com as diversas linguagens. As propostas acontecem diariamente no encontro de pequenos grupos. Um período com duração de 40 minutos, onde as crianças são reunidas em grupos de 2 a 5, em contextos organizados com materiais e suportes diversificados.
Os contextos oferecidos no espaço da sala são dispostos em planos diferentes para apoio dos suportes a serem grafados: mesas de alturas e formatos diversos, lousa, cavalete e chão. Os materiais são previamente planejados de acordo com a intenção da grafia. Os suportes são diversificados utilizando papéis com gramaturas diferentes e riscantes em diferentes dimensões de traços, desafiando as crianças a realizarem suas pesquisas gráficas e expressarem suas marcas ao tocarem as superfícies.
Ao término do encontro, as crianças compartilham seus desafios, buscas, materializações das grafias com a professora e amigos. Estes encontros são retomados no dia seguinte, dando continuidade aos trabalhos já iniciados, ou caso a criança tenha concluído, vai a busca de novos suportes e materiais.
Por meio desta ação, as formas de comunicar, expressar suas ideias, pensamentos, curiosidades e indagações podem ser reveladas nos grafismos. Para a Professora Renata, as crianças ao vivenciarem experiências de grafismos, criações, diálogos, apreciações e despertam para novas possibilidades de grafias.

Sobre a Professora – A professora responsável por esta ação, Renata Cristina Campos Honora, publicou um livro chamado, Fazeres, Descobertas e Construções de Conhecimentos na Escola de Educação Infantil. A publicação é um convite aos educadores a conhecerem a abordagem pedagógica realizada pela professora com enfoque nos fazeres, descobertas e construções de conhecimentos das crianças nas escolas de Educação infantil na rede municipal de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
CEU Formosa realiza Mostra Cultural com foco na Consciência Negra
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para o Seminário Juntos pela Aprendizagem “Práticas e Possibilidades de atuação do Quadro de Apoio”
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Mostra Cultural “Identidades” mobiliza comunidade da EMEF Cândido Portinari
Secretaria Municipal de Educação
Final do 1° Festival Estudantil de Batalhas de Rima e SLAM celebra cultura hip-hop e protagonismo da juventude
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Estudantes da EMEF Celso Leite inauguram Academia Estudantil de Letras dedicada ao Mestre Ananias na Bela Vista
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Projeto de alimentação saudável movimenta o segundo semestre da EMEI Machado de Assis
Relacionadas
Projeto Cartas na EMEF Almirante Ary Parreiras
Publicado em: 26/12/2016 12h23 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Projeto “Pulando Cordas” na EMEF Mario Schönberg
Publicado em: 26/12/2016 12h22 - em CEU e COCEU
Dia do Autógrafo estimula a leitura e a escrita na EMEF Almirante Ary Parreiras
Publicado em: 26/12/2016 12h18 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Projeto “Stopmotion: criando um curta-metragem” na EMEF Humberto de Campos
Publicado em: 26/12/2016 11h45 - em Diretoria Regional de Educação Penha
DRE Freguesia lança a sétima edição de sua revista
Publicado em: 26/12/2016 11h43 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia