Notícias

Crianças aprendem mais sobre cultura indígena com brinquedos recicláveis e grafismos

Atividades ocorrem na EMEI Guilherme Rudge; estudantes também assistiram vídeos e ouviram canções ligadas aos povos originários

Publicado em: 23/06/2022 13h09 | Atualizado em: 23/06/2022
Fotografia mostra uma criança como figura central, ela segura um brinquedo feito de papelão e posa sorrindo para foto. Ao lado esquerdo dele há outro menino com um brinquedo feito de garrafa pet. Ap fundo pode-se ver uma mulher e outras duas crianças.

Crianças de 4 a 6 anos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Guilherme Rudge, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, estão participando de uma série de atividades para aprender mais sobre a cultura indígena. 

Dentre as ações propostas pela professora Ednéia Letícia Marguti estão a produção de instrumentos musicais com materiais recicláveis inspirados nos utilizados pelos povos originários, e a pintura de grafismos indígenas nos braços dos amigos.

O projeto ainda está em andamento. A educadora pretende aplicar uma atividade em que as crianças produzam uma peça de argila, imitando o trabalho dos indígenas com a cerâmica.

A ideia das ações surgiu a partir do tema “O estudo e o registro das experiências migratórias que habitam nosso território escolar: por meio do brincar, da arte e da cultura com interação e acolhimento inclusivo” que foi proposto pelo Projeto Especial de Ação (PEA). Inicialmente a professora apresentou um vídeo sobre um poema indígena “A pescaria do curumim” e a música “Paxuá e Paramim”, de Carlinhos Brown. Os alunos puderam observar no clipe a letra da música, imagens da floresta, vestimentas indígenas e os sons dos instrumentos que mais se destacavam. 

Esta introdução despertou curiosidade nas crianças sobre a cultura indígena, principalmente as músicas e danças. Elas assistiram aos vídeos, ouviram canções e puderam brincar na escola com os instrumentos maracá, kabuletê e chocalho indígena. A professora, então, propôs que cada um fizesse o seu com materiais recicláveis, ela fez um de exemplo e disponibilizou todos os materiais para que eles escolhessem qual dos instrumentos iriam reproduzir.

“Cada criança pega o material que vai precisar e eu auxilio aqueles que me procuram, deixando-os livres para criarem. Eles se divertem muito e ficam super concentrados, cada um tentando fazer o seu melhor. Teve crianças que seguiram meu exemplo, outras adaptaram o instrumento como conseguiram fazer”, disse a professora Ednéia Letícia Marguti. Ela também disponibilizou grãos de feijão e arroz para os estudantes colocarem dentro das maracás.

O projeto está sendo construído em etapas que saem um pouco do convencional, um dos pontos destacados pela educadora que facilitou a ampliação do conhecimento dos povos indígenas foi a internet, utilizada para a apresentação dos vídeos de brincadeiras, danças e músicas culturais indígenas.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes do ensino médio em evento da Onu.

Estudantes da Rede Municipal participam de evento da ONU na capital paulista

Publicado em: 04/07/2025 5h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura De Sp Inaugura Ceu Papa Francisco Na Zona Leste

Prefeitura de SP inaugura novo CEU com capacidade para atender quase 7 mil pessoas na Zona Leste

Publicado em: 04/07/2025 12h54 - em Secretaria Municipal de Educação

Wicked Mova

Diretoria Regional de Educação promove experiências culturais para os educandos do MOVA

Publicado em: 03/07/2025 6h27 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Projeto Da Emef Philó Gonçalves é Destaque No Prêmio Porvir

EMEF Philó Gonçalves dos Santos tem projeto vencedor do Prêmio Professor Porvir 2025

Publicado em: 03/07/2025 4h00 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Ceu Inácio Monteiro Promove O Inácio Rock Fest

CEU Inácio Monteiro promove festival de Rock aberto para toda a comunidade

Publicado em: 03/07/2025 10h29 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1 4 5 6 7 8 1.542