Notícias

Covid – 19: Estudantes de São Paulo contarão com apoio psicológico à distância

Por meio de site criado em parceria com Instituto Liberta estudantes poderão interagir e contar um pouco como está o período de pandemia

Publicado em: 18/05/2020 11h40 | Atualizado em: 20/01/2021

A Secretaria Municipal da Educação (SME) de São Paulo em parceria com o Instituo Liberta criou um site para atender estudantes adolescentes que queiram dividir suas angústias no período da pandemia, http://naapa.com.br/.

Além do bate-papo coletivo com troca de ideias e informações entre os jovens também terá um atendimento personalizado que será prestado pelos educadores que atuam no Núcleo de Apoio e Acompanhamento (veja abaixo)  entre às 9h e 19h, de segunda a sexta.

O portal possui linguagem descontraída que valoriza as vozes e as culturas produzidas nas periferias da cidade. Seu desenvolvimento ocorreu após o aumento na solicitação de atendimento por crianças e adolescentes em busca de apoio para passar por esse período de distanciamento social.

É importante ressaltar que a ferramenta não será um espaço para a realização de atendimento clínico ou psicoterapêutico, mas de diálogo mediado por psicólogos e psicopedagogos. Casos considerados mais graves poderão ser encaminhados para a área da Saúde, Assistência Social, Conselho Tutelar ou outros entes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do adolescente.

A Secretaria Municipal de Educação também criou um portal que reúne informações das ações adotadas no período da pandemia de Covid – 19 (Coronavírus). O site pode ser acessado neste link.

 

Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem

O NAAPA é formado por um grupo de professores que são psicólogos e psicopedagogos que vieram de diferentes escolas da cidade. Cada uma das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) de São Paulo possuem uma equipe que prestam atendimento nas Escolas Municipais.

Instituto Liberta

O Instituto Liberta nasceu no final de 2016 do desejo de um filantropo, Elie Horn, que como membro do Giving Pledge assumiu o compromisso de doar parte do seu patrimônio pessoal para causas sociais e elegeu como grande missão combater a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. O Liberta tem como missão o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil em todas as suas formas.

Imagem com uma tela de computador e o site do naapa.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.427