Notícias
‘Cortejo’ ajuda a acolher crianças indígenas e migrantes de CEI
Ação realizada em unidade da DRE Guaianases proporcionou conhecimento e respeito às culturas existentes no espaço
Publicado em: 29/03/2023 16h03 | Atualizado em: 29/03/2023
Com objetivo de acolher as crianças indígenas e migrantes matriculadas no CEI Zacaria Mauro Faccio Gonçalves, da DRE Guaianases, a unidade promoveu o “Cortejo do Boizinho”. As crianças usaram roupas típicas e ainda fizeram um estandarte, tudo seguindo a temática do Boi Bumbá.
As educadoras Renilde Passos, Sônia Rodrigues e Margarida Leandro, dos agrupamentos Mini Grupo II A, B e C, iniciaram a ação. Os pequenos que frequentam a unidade foram apresentados às manifestações culturais como o coco, bumba meu boi e canções indígenas e venezuelanas.
“O projeto surge com a necessidade de acolher as crianças indígenas e migrantes da Venezuela, dando visibilidade a sua cultura e garantindo o respeito às especificidades de cada indivíduo. Além de garantir os direitos de todas as crianças de conhecer e conviver com as diversidades culturais”, disse Renilde Passos, educadora do CEI.
Também foi utilizado o recurso midiático com projeções, todos os dias, após o café da manhã, eram apresentados vídeos de festividades culturais, destacando importantes personalidades de cada cultura. Ainda, na área externa do CEI acontecia a exposição de objetos como saias, instrumentos tradicionais das culturas, adornos, além de espaços para dançarem e brincadeiras típicas.
Cortejo do Boizinho
Essas culturas também foram exploradas através da literatura, foram apresentados livros e contos, tanto indígenas quanto venezuelanos. “O Boi Bumbá foi o queridinho entre as crianças, eles cantavam o dia todo. Os pais até vieram perguntar onde encontrar a música do Boi, já que as crianças pediam para escutá-la em casa”
As educadoras ainda apresentaram uma peça teatral e fizeram o desfile com o “Cortejo do Boizinho”, que foi adaptado da ação feita pelo grupo Baque CT. Professoras e crianças usaram vestimentas e desfilaram pela unidade carregando o estandarte e dançando músicas típicas.
“Essas ações colaboram para que as interações e experiências envolvendo as tradições, costumes, crenças e valores sejam respeitadas. Também contribui para que as crianças migrantes da Venezuela e de origem indígena sintam-se pertencentes ao espaço escolar, através da representatividade cultural”, conclui a educadora Renilde Passos.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
EMEI Nini Duarte celebra a música no Make Music Day
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Escola municipal utiliza mini estação meteorológica para fortalecer o aprendizado de matemática
Secretaria Municipal de Educação
SME abre processo seletivo para atuação em Classes Hospitalares
Secretaria Municipal de Educação
Parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e SESI promove aulas extras de matemática no contraturno para mais de mil estudantes
Diretoria Regional de Educação Butantã
DRE Butantã inaugura sala de apoio para servidoras lactantes
Diretoria Regional de Educação Itaquera
SME abre inscrições para processo seletivo para os professores interessados em atuarem nas EMEFs dos novos CEUs
Relacionadas

SME abre inscrições para processo seletivo para os professores interessados em atuarem nas EMEFs dos novos CEUs
Publicado em: 30/06/2025 11h44 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Famílias de estudantes da EMEF Deputado Januário Mantelli Neto participam de Leituraço Migrante
Publicado em: 27/06/2025 5h42 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Rede Municipal de São Paulo adere a Prova Nacional Docente como etapa para concursos e processos seletivos
Publicado em: 27/06/2025 5h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes da EMEF Marechal Deodoro participam de mutirão da limpeza na região central de São Paulo
Publicado em: 27/06/2025 3h18 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Prefeitura de SP anuncia repasse de R$ 116 milhões para as unidades educacionais
Publicado em: 27/06/2025 1h21 - em Secretaria Municipal de Educação