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Conselho Municipal de Educação realiza Seminário Paulo Freire
Em formato de ciclo de palestras, seminário colocou em pauta o Currículo da Cidade de São Paulo
Publicado em: 04/11/2019 17h12 | Atualizado em: 30/11/2020Seminário Paulo Freire: Ciclo de Palestras sobre Currículo é realizado no Conselho Municipal de Educação entre os meses de setembro e outubro. Seminário é assim nomeado em homenagem à vida e ao trabalho do educador, pedagogo e filósofo brasileiro, e contou com importantes especialistas e gestores da área.
O currículo é pauta constante no Conselho Municipal de Educação de São Paulo – CME/SP e durante o Seminário foi tema de debate as suas bases teóricas, a elaboração e implantação do Currículo da Cidade de São Paulo e as atuais perspectivas sobre Currículo, Educação Infantil e Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
1º encontro – 26 de setembro
O primeiro contou com a presença de Marina Graziela Feldmann, Conselheira Presidente da Câmara de Educação Básica do CME e Professora Pesquisadora na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na área de Educação, especialista em Currículo. Feldmann resgatou as origens do Currículo e seus atuais desafios.
Na sua concepção, só existe currículo se há pessoas envolvidas e se ele é vívido. “A construção epistemológica e social do conhecimento, concretizada em espaços educativos e vivenciada em movimentos de tensões e lutas pela ocupação territorial dos saberes. Nesses movimentos se mostram as delimitações dos significados dos campos do conhecimento, seus processos (discursos e métodos) e os sentidos na vida das pessoas envolvidas”, concluiu Feldmann, reforçando a concepção de Projeto Político-Pedagógico e o compromisso social deste documento.
2º encontro – 3 de outubro
Contou com a presença de representantes da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação para a discussão sobre a implementação do Currículo da Cidade de São Paulo. Estiveram presentes o Diretor do Núcleo Técnico de Currículo Prof. Dr. Wagner Barbosa de Lima Palanch, do Diretor da Divisão de Educação Infantil, Prof. Dr. Cristiano Rogério Alcântara e da Diretora da Divisão de Educação de Jovens e Adultos, Profª. Milena Marques Micossi.
Houve a discussão sobre o processo de elaboração do Currículo da Cidade com grupos de trabalho constituídos por assessores contratados e professores da Rede; as premissas, concepções e conceitos norteadores do documento e, por fim, o desafio da implantação.
3º encontro – 24 de outubro
Em seu encontro final o Seminário Paulo Freire trouxe a discussão do Currículo, Educação Infantil e BNCC. Teve a participação da Professora Doutora Zilma de Moraes Ramos de Oliveira, professora Associada da Universidade de São Paulo e especialista em Psicologia do Desenvolvimento Humano, e a Professora Doutora Emília Cipriano, Conselheira do CME e Professora Pesquisadora na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na área de Educação, especialista em Educação Infantil.
As Professoras trouxeram para a discussão as especificidades da Educação Infantil contida na Base Nacional Comum Curricular, o desafio da Supervisão Escolar na análise de projetos de Unidades de Educação Infantil e a perspectiva da Educação Integral para bebês e crianças. Para Cipriano, “uma sociedade que não cuida das suas crianças, não cuida do seu futuro”.
Profª Drª Zilma de Moraes Ramos de Oliveira no Seminário Paulo Freire
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